O diagnóstico preciso de TDAH é com uma consulta com psicólogo o psiquiatra?

17 respostas
O diagnóstico preciso de TDAH é com uma consulta com psicólogo o psiquiatra?
Olá. Aconselho que busque um psiquiatra ou neurologista, pois são profissionais que poderão, se houver necessidade, solicitar exames e avaliação neuropsicológica. O psicólogo clínico nesse caso específico pode estabelecer a hipótese diagnóstica, mas para que o diagnóstico seja fechado de forma precisa considero importante a realização de exames e avaliação neuropsicológica. Espero ter ajudado. Caso hajam maiores dúvidas, estou à disposição!

Olá!
Se você busca um diagnóstico, é recomendando v buscar um neuropsicologo, que é um profissional que faz avaliação e consegue te fornecer um laudo.

Espero ter ajudado.
Olá!Tanto psicólogos quanto psiquiatras podem ajudar no diagnóstico do TDAH, cada um com sua abordagem única. Os psicólogos mergulham fundo em avaliações detalhadas, enquanto os psiquiatras, como médicos especializados em saúde mental, consideram todo o quadro clínico. Juntos, eles formam uma equipe incrível para oferecer suporte completo. Encontrar profissionais de confiança é crucial, pois eles podem fazer toda a diferença no manejo do TDAH.
Eu sugiro uma avaliação com psicólogo visto uma avaliação mais profunda e resultados a partir da psicoterapia. A TDAH está relacionada a traumas emocionais, requer psicoterapia.
O diagnóstico de TDAH é feito pelo psiquiatra e/ou neurologista. Esse psiquiatra também pode ser psicólogo ou psicanalista, mas o diagnóstico exige a formação em psiquiatria.
Para um diagnóstico preciso, a psicologia utiliza de testes psicométricos que pode distinguir os sintomas emocionais (alguns muito próximos aos de TDAH), de uma questão fisiológica. Procure psicólogo que utilize psicometria ou neuropsicólogo.
O diagnóstico preciso do TDAH geralmente envolve uma avaliação multidisciplinar. Tanto psicólogos quanto psiquiatras podem estar envolvidos no processo diagnóstico, mas com atuações diferentes e importantes para o paciente.
O psicólogo pode conduzir avaliações psicológicas e neuropsicológicas para avaliar o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental através de entrevistas clínicas, questionários padronizados e testes neuropsicológicos. Já o psiquiatra é um médico especializado em saúde mental que pode avaliar os sintomas do TDAH do ponto de vista médico.
Em muitos casos, um trabalho colaborativo entre psicólogos e psiquiatras é utilizada para garantir um diagnóstico e um plano de tratamento abrangente. O diagnóstico do TDAH é baseado em critérios específicos definidos em manuais diagnósticos, como o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) ou a CID-10 (Classificação Internacional de Doenças). Espero ter ajudado!
Bom dia! A primeira pergunta a ser respondida é: por que você suspeita e /ou precisa ter um diagnóstico de TDAH? É porque está disfuncional na escola, trabalho ou relacionamentos e saber do diagnóstico ajudaria na providência de uso de medicações no manejo do TDAH? Segundo, é melhor que esta avalição seja feita por um neuropsicólogo e também por um médico. Cuide para que um Laudo não seja uma sentença de limitações e nem desculpas para não fazer algo, afinal conhecer nossas dificuldades é o primeiro passo para poder desenvolver os potenciais que temos e não ficar dando ênfase ao que não funciona. Neste sentido, independente de ter TDAH, ou outro transtorno que seja, é necessário acolher o que temos e valorizar nossos potenciais. Isto é feito em tratamento psicológico.
Para o dignóstico em TDAH, considere a ida a um psicólogo, em um primeiro momento, uma vez que o mesmo poderá dispor de indicações e recomendações necessários ao acompanhamento. Através do tratamento psicológico dentro da psicanálise, percebe-se que existem casos particulares em que há a suspetia de TDAH, quando na verdade existem toda uma gama de fatores que geram os sintomas de TDAH. Assim, tratando das cuasas dos sintomas os mesmo podem ser resolvidos. De qualquer forma, a ajuda de um profissional é sempre recomendada.
O diagnóstico preciso do TDAH geralmente envolve uma avaliação completa realizada por um profissional de saúde mental, ( Psiquiatra ou Psicólogo).
A psicanalista pode ser útil como parte de tratamento para ajudar o paciente a lidar com os aspectos emocionais e psicológicos relacionados ao TDAH.
Entender os motivos que levaram uma pessoa a desenvolver o TDAH é o caminho para buscar mudança no comportamento dela. Caso tenha interesse, eu posso te ajudar!
A avaliação multidisciplinar é muito importante para um diagnóstico preciso e bem estruturado.
O diagnóstico preciso de TDAH geralmente é feito por um psiquiatra ou por um psicólogo especializado em avaliação neuropsicológica. Ambos os profissionais estão qualificados para avaliar os sintomas do TDAH, considerar o histórico médico e familiar do paciente e aplicar testes específicos para confirmar o diagnóstico. Em alguns casos, pode ser necessária a colaboração de outros profissionais de saúde, como pediatras, neurologistas ou terapeutas ocupacionais, para garantir um diagnóstico completo e preciso. É importante procurar ajuda profissional qualificada ao suspeitar de TDAH, para garantir um tratamento adequado e eficaz.
O diagnóstico preciso do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode ser realizado por psicólogos, neurologistas ou psiquiatras. Contudo, psicólogos com especialização em neuropsicologia frequentemente são os mais recomendados para confirmar tal diagnóstico devido à sua expertise específica. Como psicólogo especializado em neuropsicologia, conduzo essa avaliação em aproximadamente 2 a 3 sessões. A primeira sessão é dedicada à análise do histórico clínico e comportamental do paciente. Na segunda sessão, aplicamos testes psicométricos e escalas para uma avaliação precisa. E, na terceira sessão, apresentamos um laudo detalhado com o diagnóstico e as orientações necessárias para o tratamento. Este processo de avaliação pode ser realizado tanto de forma presencial quanto online, seguindo as normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia, utilizando instrumentos validados para tal fim. Caso tenha interesse em realizar sua avaliação, basta entrar em contato para agendar um horário.
O diagnóstico preciso de TDAH geralmente envolve uma avaliação multidisciplinar. Tanto psicólogos quanto psiquiatras podem estar envolvidos no processo diagnóstico, cada um com sua abordagem e contribuição específicas.

Os psicólogos podem realizar avaliações psicológicas e neuropsicológicas detalhadas, utilizando entrevistas clínicas, questionários e testes neuropsicológicos para avaliar o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental do paciente.

Por outro lado, os psiquiatras, como médicos especializados em saúde mental, podem realizar uma avaliação clínica abrangente, considerando a história médica do paciente e possíveis comorbidades. Eles também estão qualificados para prescrever medicamentos, se necessário, e monitorar a eficácia do tratamento.

É importante ressaltar que encontrar profissionais de confiança é crucial, pois eles podem fazer toda a diferença no manejo do TDAH. A colaboração entre psicólogos e psiquiatras pode oferecer um suporte completo e eficaz para o paciente. Espero que essa informação seja útil para você!
Sim, o diagnóstico preciso do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) geralmente envolve a avaliação de um psicólogo ou psiquiatra. Esses profissionais são capacitados para realizar avaliações detalhadas, que incluem entrevistas clínicas e, muitas vezes, questionários ou testes psicológicos específicos.

Processo de Diagnóstico
Avaliação Clínica: O psiquiatra ou psicólogo realizará uma entrevista detalhada para entender os sintomas, histórico médico e comportamental. Eles também podem pedir informações adicionais de familiares, professores ou outros profissionais que conheçam o paciente.

Critérios Diagnósticos: Para diagnosticar TDAH, os profissionais se baseiam nos critérios estabelecidos pelo DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) ou pela CID (Classificação Internacional de Doenças). Esses critérios incluem aspectos como a persistência de sintomas de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interferem no funcionamento ou no desenvolvimento.

Testes e Avaliações: Psicólogos podem aplicar testes neuropsicológicos para avaliar mais profundamente a atenção, a função executiva, e outros domínios cognitivos. Estes testes ajudam a distinguir TDAH de outros possíveis transtornos e avaliar o impacto dos sintomas na vida diária do paciente.

Exclusão de Outras Condições: É importante também descartar outras condições médicas ou psicológicas que possam mimetizar os sintomas do TDAH ou estar contribuindo para o quadro clínico, como transtornos de aprendizagem, ansiedade, depressão ou problemas de visão e audição.

Importância do Diagnóstico Profissional
Um diagnóstico preciso é essencial porque o TDAH pode afetar significativamente a educação, o trabalho, e as relações sociais de uma pessoa. Além disso, o tratamento apropriado pode envolver medicamentos, terapias comportamentais e modificações no estilo de vida, que devem ser supervisionados por profissionais.

Considerações Finais
Se você ou alguém que você conhece está mostrando sinais de TDAH, é aconselhável procurar um psicólogo ou psiquiatra para uma avaliação. Eles poderão oferecer um diagnóstico preciso e, se necessário, um plano de tratamento personalizado. É importante abordar o TDAH de maneira holística, considerando não apenas os tratamentos médicos, mas também o apoio educacional e emocional necessário.
O diagnóstico preciso de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, na qual tanto o psicólogo quanto o psiquiatra desempenham papéis importantes.

Função do Psicólogo
O psicólogo pode ser o primeiro profissional a identificar os sintomas do TDAH, especialmente se a pessoa ou os pais procurarem ajuda para dificuldades de atenção, comportamento ou rendimento escolar. O psicólogo pode realizar avaliações psicológicas detalhadas, que incluem entrevistas, questionários, e testes neuropsicológicos para avaliar funções cognitivas, como atenção, memória e impulsividade. Essas avaliações ajudam a entender melhor os sintomas e a excluir outras condições que podem se manifestar de maneira semelhante ao TDAH.

Função do Psiquiatra
O psiquiatra, por sua vez, é o profissional habilitado a realizar o diagnóstico médico de TDAH e prescrever medicamentos, se necessário. Durante a consulta, o psiquiatra realizará uma avaliação clínica completa, que pode incluir a história médica do paciente, relatos de familiares ou professores, e a análise dos sintomas ao longo do tempo. O psiquiatra também está apto a avaliar se os sintomas do TDAH estão relacionados a outras condições psiquiátricas, como ansiedade, depressão ou transtornos de aprendizagem, que podem coexistir com o TDAH.

Abordagem Multidisciplinar
Um diagnóstico preciso de TDAH muitas vezes requer a colaboração entre psicólogos, psiquiatras e, em alguns casos, outros profissionais da saúde, como neurologistas ou terapeutas ocupacionais. Essa abordagem multidisciplinar assegura uma avaliação mais abrangente e personalizada, levando em conta todas as possíveis variáveis que podem influenciar o quadro clínico.

Conclusão
Embora o psicólogo desempenhe um papel crucial na avaliação dos sintomas e no apoio terapêutico, o diagnóstico médico de TDAH é geralmente confirmado por um psiquiatra, que pode prescrever o tratamento farmacológico, se necessário. Portanto, idealmente, o processo diagnóstico deve envolver ambos os profissionais para garantir um entendimento completo e um tratamento eficaz do transtorno.

Valentina
Psicanalista, Neurocientista e Terapeuta Sexual e de Relacionamentos Amorosos

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!