O diagnóstico de asperger pode ser feito por psicólogos?
5
respostas
O diagnóstico de asperger pode ser feito por psicólogos?
Olá! Ao procurar um psicólogo ou psiquiatra para fazer esse tipo de diagnóstico, antes de marcar a consulta, pergunte se o profissional tem "condições" de fazê-lo. Nem todo profissional está preparado para essa demanda. Dessa forma será mais objetivo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Nem todo psicólogo tem esse tipo de conhecimento ou faz avaliações. É importante se informar primeiro antes de agendar. Geralmente o próprio médico, neste caso o neurologista, indica o profissional para diagnóstico diferencial. Eu indicaria o neuropsicólogo para esse tipo de avaliação, pois é o profissional habilitado e capacitado para fazer uma avaliação completa que será muito útil não só para o diagnóstico mas também para direcionar o trabalho a ser feito posteriormente, como a reabilitação, por exemplo. O fonoaudiólogo possivelmente também será inserido nesse processo, mas o médico deverá fazer os encaminhamentos.
A Síndrome de Asperger se enquadra entres os Transtornos Globais do Desenvolvimento. É muito semelhante ao Transtorno de Espectro Autista e seu diagnóstico deve ser feito em equipe. Usualmente participam do diagnóstico um pediatra, o psiquiatra e o psicólogo.
A confirmação do diagnóstico é feita por um médico. Entretanto, outros profissionais da área da saúde mental podem levantar evidências e remetê-las à apreciação médica.
Ressalto o que outros colegas já o fizeram: é de extrema importância que o profissional contratado para avaliar tenha experiência e especialização na área.
Ressalto o que outros colegas já o fizeram: é de extrema importância que o profissional contratado para avaliar tenha experiência e especialização na área.
O psicólogo pode levantar a hipótese diagnóstica que terá que ser confirmada por um psiquiatra ou neurologista. Recomendo que procure um psicólogo especializado em neuropsicologia, esse profissional tem instrumentos de avaliação apropriados para essa hipótese diagnóstica.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Qual a diferença entre a Síndrome de Savant e a Síndrome de Asperger?
- Gostaria de saber qual a diferença entre asperger e autismo?
- Desejaria saber por que a Síndrome de asperger é considerada como autismo leve?
- Gostaria de saber se existem diferenças entre a Síndrome de asperger e o autismo?
- É possível uma pessoa com TEA possuir tanto a hiper, quanto a hipossensibilidae?
- Quais as chances de um filho de um adulto com Asperger e TdAh nascer com TEA de nível moderado ou grave? É uma probabilidade maior que em geral ou igual? Há algum exame (genético ou não) que auxilie esclarecer essa questão? (Mãe neurotípica)
- Pessoas com asperger em especial podem ter pouca empatia? Eu sei que é "mito" a informação que TODAS as pessoas com asperger não tem empatia ou pouca, mas há realmente pessoas nessa síndrome que podem ter baixa empatia e ainda, não saberem expressa-las?
- É possível uma criança TEA com pessoas conhecidas se comunicar muito bem e com crianças em público não? Em casa pergunta, responde, dentre outras formas de se comunicar.
- Uma criança com síndrome de Asperger pode ser bem comunicativa até com estranhos?
- É possível ter autismo de nível de suporte 2 e borderline também?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Síndrome de asperger
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.