O desmame do zolpidem é muito demorado ? Sinto que estou com minha memória muito prejudicada e muito

2 respostas
O desmame do zolpidem é muito demorado ? Sinto que estou com minha memória muito prejudicada e muito dependente dele . Se não tomo, não durmo .
Depende da dose que você toma, há quanto tempo usa, da frequência com que toma e da sensibilidade de cada pessoa à habituação (ou seja, a ficar "viciado" ao uso): há pessoas que "desmamam" mais facilmente, outras demoram mais. Depende também da disciplina em relação à orientação que o médico dá de diminuir das doses ou de parar de tomar: há pessoas que seguem rigorosamente a orientação médica e aquelas que, apesar dela, mantêm as doses ou até as aumentam, por não tolerar uma noite de insônia. Estas medicações realmente podem piorar a memória e aumentar os riscos de quedas, em algumas pessoas, sobretudo nas mais idosas e se recomenda, na maioria dos casos, que seu uso não seja prolongado. O "desmame" deve ser feito sob orientação especializada e há várias técnicas para fazê-lo, além de simplesmente tirar a droga: substituição provisória por outra medicação e técnicas cognitivas podem usadas para facilitar a retirada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Renata Carvalho de Souza
Psiquiatra
São Paulo
Boa tarde,
é importante entender o porquê desse uso, e o que é essa insônia.
A insônia deve ser investigada, e tratada a sua causa. O zolpidem é indicado apenas por períodos curtos, não é uma medicação para uso prolongado ( ideal é no máximo de 3 meses). Sugiro procurar um especialista em sono.
Atenciosamente,
Renata Carvalho.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 553 perguntas sobre Zolpidem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.