O dependente de maconha pode ser tratado com medicação pra desintoxicar o organismo?

12 respostas
O dependente de maconha pode ser tratado com medicação pra desintoxicar o organismo?
Olá. O abuso no uso de qualquer substância nociva à saúde pode ser tratada com desintoxicação mediada por um psiquiatra e por um psicólogo.
O uso abusivo de substância prejudica a vida de maneira funcional e desequilibra os relacionamentos, por isso se faz necessário o tratamento multidisciplinar e até internação

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A dependência química pode ser tratada via medicação se como um tratamento associado a psicoterapia cognitivo comportamental. É necessário um trabalho com psicólogo inicialmente e, caso necessário, ela fará a indicação para psiquiatra que avaliará a necessidade.

Espero ter esclarecido.
Olá! esse controle medicamentoso servirá apenas para ajudar em sua abstinência e sob controle e acompanhamento médico. O ideal seria sem qualquer medicamento com um bom trabalho de um bom Psicólogo Psicoterapeuta cognitivo comportamental e hipnoterapia. com sessões regulares de no mínimo duas por semana, para ajudar no processo. Paz e Bem!
Tratamento em equipe pluridisciplinar é a melhor saída. Psicoterapia individual e em grupo é fundamental. O uso de medicamentos neste caso pode ajudar no controle de sintomas ansiosos e depressivos, se estes existirem. Abraço!
Olá! Como toda droga a maconha é viciante, apesar de ser em menor grau do que outras drogas, como por exemplo o álcool. Quanto a desintoxicação tem-se necessidade de uma avaliação realizada por um médico para orientar se há a necessidade de uso de medicamentos para contornar a fase de abstinência. Mas todo esse caminho deverá ser percorrido não sozinho, mas em parceria com um psicólogo que poderá avaliar as razões que o levaram a dependência não apenas física mas também psicológica. Espero ter auxiliado para sanar sua dúvida. Um abraço.
A medicação visa lidar e diminuir a ansiedade que gera o uso. A maconha não é uma droga que causa abstinência intensa, o usuário tem que ter uma consciência maior do que qualquer medicação. Cabe então o acompanhamento com um psiquiatra e também um psicólogo. Um medicando os sintomas físicos e o outro tentando entender e refletir do porque eles ocorrem. O sintoma, no caso o vício está ali dizendo algo, é muito importante a terapia.
Inicialmente, antes de pensar em uma desintoxicação medicamentosa, é necessário definir em que tipo de uso a pessoa se enquadra. Quais sintomas tem apresentado, para depois estabelecer um diagnóstico e verificar qual o tratamento indicado. Muitas das vezes, se trata de uma experimentação, um uso esporádico, não necessitando de um intervenção farmacológica. No meu entendimento, o ideal é procurar um médico e um psicólogo e o paciente, para juntos , definirem o melhor tratamento.
abraços
Não existe um trabalho de "desintoxicação" para usuário de drogas que cure o
mesmo. Acho importante desmistificar o uso desse termo,pois gera no adicto a ideia que se ele toma remédios ou se interna numa clínicapor 3, 6 ou 1 anoenunca mais vai sentir desejo de usar drogas.Isso é incoerente geralmente não acontece nesse contexto na maioria dos casos.Cada paciente tem um perfil psicológico,como adicto,que vai demandar busca de ajuda multidisciplinar. Alguns terão bons resultados via grupos de autoajuda como Narcóticos anônimos, outros frequentando cultos de igrejas evangélicas e outras crenças, alguns buscam internação em clínicas.Para algunsserámuito difícilchegar aabstinência por muitos anos e penso que seja importante buscar sempre possibilidades novas quando alguns nãoalcançam êxito.Pensar o tratamento de forma mágica e rápida não ajuda o adicto a parar de usar drogas.O atendimento psicológico cognitivo comportamental e EMDR pode dar suporte para vc encontar o seu caminho de êxito.
Olá!
Existem diversas formas de desintoxicação. Não sugeriria a alguém que tem uma dependência de alguma substância usar outra droga, mesmo que para desintoxicar.
Na minha opinião, existem algumas coisas importantes nessa situação para olharmos:
1) O que te faz ser dependente da maconha? O que te faz querer usar? Onde isso entra na sua vida?
2) Qualquer vício, consumo, tem uma causa emocional... qual é a sua?
3) Busque formas naturais para desintoxicar (sucos, frutas, chás, respiração, meditação, exercícios, várias combinações dessas, etc.)
4) Não ter mais contato com o que é tóxico, no seu caso, a maconha!
5) Força psicológica - tenha força de vontade e encontre motivos para não cair na tentação quando ela aparecer!
6) Procure um psicólogo que possa te auxiliar nesse processo todo!
Boa sorte!
A desintoxicação de substâncias químicas são realizadas por medicamentos. Mas por traz deste vício há problemas psicológicos que será de total importância um acompanhamento de psicólogo. Assim o tratamento será completo.

Obrigada .!
O vício é uma compulsão e toda compulsão tem um fator psicológico muito forte, o remédio ajuda eliminar o vício químico, mas a pessoa também tem o vício psicológico por isso tem que fazer psicoterapia junto.
Desintoxicação é a sua meta, entendi. As medicações também são tóxicas em uma certa perspectiva.... as dependências são tóxicas para a mente.... então, convido você a escutar seu corpo e sua própria mensagem, de uma forma mais delicada, criativa, ampla, e talvez você não precise colocar uma outra substância na sua vida

Especialistas

Mariana Pereira Kohn

Mariana Pereira Kohn

Psicólogo

Itapira

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 33 perguntas sobre Abuso de substâncias
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.