O Depakene ataca o fígado? Tomo ele a muito tempo mas o médico tirou e agora receitou de novo por ca

2 respostas
O Depakene ataca o fígado? Tomo ele a muito tempo mas o médico tirou e agora receitou de novo por causa da ciclotimia mas na volta tomo ele antes dava queimação agora fica a boca amarga gratidão!!!
O Depakene* (ácido valproico) é metabolizado no fígado, como a maioria das medicações. Em raros casos, pode levar a processos inflamatórios hepáticos e, para tanto, todas as pessoas que o usam devem fazer exames periódicos de enzimas hepáticas. Desta forma, pode ser usado com segurança. Sintoma de "queimação" geralmente não denota problemas no fígado, mas gastrite e/ou esofagite, o que pode ocorrer por uma irritação causada pela medicação ou por algum motivo independente do remédio. Quanto à relação de sensação de boca amarga com problemas de fígado também é questionável, pois este sintoma pode ter muitas origens, desde problemas na boca até, novamente, alterações em estômago. O melhor é falar com seu médico, que possivelmente vai fazer uma série de perguntas, talvez um exame físico e talvez peça exames laboratoriais ou endoscopia. Com base nestes dados, possivelmente o uso de alguma medicação deve possibilitar que continue com o ácido valproico normalmente. não havendo necessidade de suspendê-lo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O depakene pode provocar aumento de enzimas hepáticas, mas em geral se o uso da medicação está sendo feito de forma controlada e com exames periódicos, não causa maiores problemas. Vale notar que o amargo na boca não é sintoma de problema no fígado e sim de ressecamento da mucosa da boca que pode acontecer, sim, de forma temporária, enquanto estiver retomando o uso da medicação.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 580 perguntas sobre Depakene
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.