O corpo humano pode sofrer algum problema sistêmico por conta de uma inflamação localizada? Me refiro

3 respostas
O corpo humano pode sofrer algum problema sistêmico por conta de uma inflamação localizada? Me refiro a por exemplo, uma inflamação/infecção na garganta pode causar problemas em outros órgãos/partes do corpo?
Se for infecção bacteriana sim, se for inflamação não.

Sim, o corpo sempre terá alterações sistêmicas, o que varia é o grau desta reação, que pode mais leve ou mais severa. Por exemplo, as infecções bacterianas que dão amigdalite (infecção de garganta), usualmente geram reações inflamatórias sistêmicas muito intensas, por isso os paciente ficam mais prostrados, com febre, sudorese, mal estar e tudo mais.
Espero ter ajudado.
Na visão holística, metafísica e da medicina tradicional chinesa, toda inflamação/dor desencadeia desequilíbrios em outras partes do corpo e nas emoções e é resultado de sentimentos, pensamentos e atitudes que deixam a região mais vulnerável.

Uma dor de garganta pode ter sido influenciada por falta de verbalizar sentimentos, expressar criatividade, não falar tudo que se quer (sua verdade), não ter dito 'não' quando queria ou resistência a mudanças, por exemplo. Esses comportamentos e sentimentos constantes podem desencadear problemas crônicos ou inflamações de repetição e até mesmo disfunções em outros órgãos da região, como a tireóide, ou que sejam parte de um mesmo canal de energia (meridiano), como estômago, intestino delgado e grosso.