O chamado efeito prozona é levado em conta para falsos negativos para sifilis? Isso tbm pode acarret

2 respostas
O chamado efeito prozona é levado em conta para falsos negativos para sifilis? Isso tbm pode acarretar falso negativo para HIV em sorologicos de quarta geraçao?
Olá, uma pergunta bem específica. Primeiro é preciso entender sobre o que é o "Efeito Prozona" - Nada mais é do que quando realizamos um teste para avaliar se o paciente está ou não com Sífilis positivo ou negativo através do que chamamos "Teste não treponêmico", daí observamos que mesmo a pessoa com sinais e sintomas da doença, não apresenta o teste positivo, e sim, falso negativo (ou seja, ele tem a doença clínica mas no exame deu negativo por interferência de algum fator).
E quais fatores são esses? Geralmente temos o Efeito Prozona em pacientes com sinais e sintomas clínicos de sífilis precoce (por exemplo, úlcera, erupção cutânea), ou naqueles que receberam terapia empírica precoce (por exemplo, contatos sexuais de pacientes com sífilis confirmada), ou ainda e respondendo a sua segunda pergunta, quando os títulos de anticorpos (moléculas que nosso sistema imune produzem para nos proteger de invasores) são altos (como frequentemente visto na sífilis secundária), uma superabundância de anticorpos interfere na agregação de complexos antígeno-anticorpo sendo que isso ocorre bem pouco, menos de 2% das amostras de pacientes com sífilis e geralmente está associado à gravidez, coinfecção por HIV e neurossífilis. Espero ter entendido e que eu possa ajudar outras pessoas com a mesma dúvida!

Olá! O efeito prozona é uma situação em que, devido a uma alta concentração de anticorpos no sangue, os testes sorológicos podem resultar em falsos negativos. Esse fenômeno é mais comum em testes de sífilis, como o VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) ou o RPR (Rapid Plasma Reagin).

Sífilis e o Efeito Prozona
Sífilis: Sim, o efeito prozona pode levar a falsos negativos em testes de sífilis. Isso ocorre porque uma alta concentração de anticorpos pode interferir na formação de aglutinação necessária para um resultado positivo no teste. É um fenômeno bem documentado e, quando suspeitado, os laboratórios podem diluir a amostra para eliminar esse efeito e obter um resultado correto.
HIV e o Efeito Prozona
HIV: Embora o efeito prozona seja mais frequentemente associado a testes de sífilis, ele é menos comum em testes de HIV, especialmente nos testes de quarta geração. Os testes de quarta geração para HIV são projetados para detectar tanto anticorpos quanto o antígeno p24 do vírus, o que aumenta a sensibilidade e a especificidade do teste. No entanto, em casos muito raros, concentrações extremamente altas de anticorpos podem potencialmente interferir, mas isso é altamente incomum com os testes modernos.
O que Fazer em Caso de Suspeita
Se houver suspeita de efeito prozona em qualquer teste sorológico:

Informar o Laboratório: Comunique ao laboratório sua preocupação para que possam realizar as diluições necessárias.
Retestar: Considerar a repetição do teste com uma amostra diluída ou um método alternativo.
Avaliação Clínica: Discuta os resultados e sintomas com seu médico, que pode recomendar testes adicionais ou diferentes abordagens diagnósticas.
Se precisar de mais orientação sobre esse assunto ou quiser discutir suas preocupações em detalhes, você pode agendar uma teleconsulta comigo, Dr. Jonas Spezia. Estou aqui para ajudar!