O chá de quebra pedra pode dissolver as pedras na vesícula? Quando que é necessário fazer a cirurgia

1 respostas
O chá de quebra pedra pode dissolver as pedras na vesícula? Quando que é necessário fazer a cirurgia?
Quebra pedra é o nome popular para plantas do gênero Phyllanthus que tem aplicação medicinal diferente conforme espécie, sendo usado para calculose renal, icterícia e hepatite B. O chá de quebra pedra é usado para litíase renal ou pedras nos rins, as quais tem etiologia, constituição e localização diferente daquelas localizadas na vesícula biliar. Atualmente a colecistectomia é o tratamento oficial e padrão ouro para litíase biliar sintomática. A litíase renal tem tratamentos conforme localização do cálculo no aparelho urinário, sendo possível cirurgia, medicamentos, litotripsia,procedimentos de remoção por videolaparoscopia e passagem de cateter no ureter. Conforme evolução e localização dos cálculos no aparelho urinário, formulações com nutrientes e vitaminas podem ajudar a evitar a formação de novos cálculos e ajudar na redução e expulsão dos existentes. A literatura médica diz que Oitenta por cento dos cálculos renais são expelidos pelo corpo sem intervenção cirúrgica. A ingestão de água é muito importante na prevenção da litíase renal assim como o tipo de alimentação. Oxalato de cálcio é o constituinte mais comum do cálculo renal.Na vesícula biliar e fígado, a ação de nutrientes e vitaminas, bem como dieta saudável podem prevenir a formação de cálculos biliares. Em relação ao cálculo biliar, o tipo, tamanho e estrutura, bem como espessura e textura da parede da vesícula biliar devem ser considerados no tratamento. O risco de complicações da litíase biliar também deve ser mensurado pela clínica do paciente e a partir de outros elementos como perfil e comorbidades do paciente. O cálculo biliar é formado geralmente por bilirrubina, colesterol e sais biliares. É possível usar nutrientes e fitoterápicos baseado em medicina chinesa, medicina indiana, homeopatia e ortomolecular para tratamento de cálculos na vesícula biliar. Entretanto estas medicinas alternativas não são adequadas para medicina de emergência e complicações de litíase renal e litíase biliar. Isto não significa que não tenha valor e utilidade, sendo encontrado evidências científicas e longa tradição de uso em países orientais. A questão é que muitos estudos científicos ocidentais se concentram nas complicações destas doenças ou tipos de tratamentos intervencionistas, sendo pouco enfatizado estudos de prevenção. A dieta ocidental pobre em fibras e baseada em fast-food adoece mais as pessoas e nem sempre tem o enfoque na prática médica. Assim, o seguro não é auto medicação ou seguir receitas de leigos bem intencionados. O melhor tratamento será decidido pelo médico junto com o paciente a partir da análise da sua situação clínica, medindo riscos e benefícios. A medicina tradicional com seus protocolos pode ser associada com medicinas alternativas e trazer mais alívio, acolhimento, resultado e segurança ao paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Gabriela Cavalli

Gabriela Cavalli

Endoscopista, Cirurgião do aparelho digestivo

Florianópolis

Leônidas Ferro Filho

Leônidas Ferro Filho

Cirurgião geral, Médico clínico geral

São Paulo

Luciana Cidrão Frota

Luciana Cidrão Frota

Gastroenterologista, Endoscopista, Médico clínico geral

Fortaleza

Luis Gustavo Rodovalho

Luis Gustavo Rodovalho

Cirurgião do aparelho digestivo

Ituiutaba

Leandro Teodoro Crippa

Leandro Teodoro Crippa

Cirurgião geral

São Paulo

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1577 perguntas sobre Cálculos na vesícula biliar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.