O cerebelo tem a capacidade de se regenerar depois de um avc hemorrágico? A pessoa atingida pode voltar

2 respostas
O cerebelo tem a capacidade de se regenerar depois de um avc hemorrágico? A pessoa atingida pode voltar a andar?
Realmente, o sistema nervoso central não tem a mesma capacidade de regeneração como tem o tecido da pele, por exemplo. Ainda assim, após a absorção de um hematoma no cerebelo, ou resolução do edema inicial, fica uma área de cicatriz (ou malácia). A recuperação da função dependerá da extensão da lesão, área acometida, idade do paciente (quanto mais jovem, maiores a chances de plasticidade) e principalmente de um intenso e continuo trabalho de reabilitação. Lembrando sempre que devemos estimular, mas respeitar as limitações também resultantes de cada problema. Os ganhos, a melhora obtida, até o grau de recuperação final varia de paciente para paciente, cada qual no seu tempo. Para maiores esclarecimentos, consulte um especialista de sua confiança.

Olá,
O cerebelo não possui a capacidade de se regenerar. No caso específico do AVC hemorrágico às vezes acontece de que quando o sangue é reabsorvido pelo corpo o paciente recupere alguma função.
O AVC hemorrágico é grave.
Em relação a sua pergunta se a pessoa pode voltar a andar depende da área do AVC, tamanho, se ele proporcionaria um grau de lesão nos outros neurônios pelo edema que acompanha o AVC hemorrágicos.
O paciente com AVC em cerebelo tem dificuldade de marcha muito importante.
A resposta é que só o tempo e com a evolução e também fisioterapia é que se poderia ter alguma idéia de voltar a andar.