O carbolitium é usado como o que,com qual finalidade para a pessoa que não é bipolar?

5 respostas
O carbolitium é usado como o que,com qual finalidade para a pessoa que não é bipolar?
Oi, o carbolitium é um estabilizador do humor, que no transtorno bipolar é muito usado e seguro evitando as oscilações de humor seja para euforia seja para depressão. Muitas vezes associamos com medicação antidepressiva, o importante é usar de forma regular com acompanhamento psiquiátrico e exames de dosagem no sangue após o início e controle de hormônios da tireóide

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O carbolitium (carbonato de lítio) também é usado como :
1- potencializador de antidepressivos em pacientes com depressão,
2- para reduzir risco de suicídio em vários transtornos mentais
3- para tratamento de impulsividade em vários transtornos mentais (como por exemplo transtorno de personalidade borderline)
4- como estabilizador do humor no transtorno esquizoafetivo e transtorno ciclotímico
Quando o psiquiatra julga que um estabilizador de humor pode ser útil em casos de impulsividade e em transtornos de compulsão, o que pode acontecer em inúmeros transtornos (inclusive de personalidade, eixo 2) e doenças além do TAB, porém, existem outros estabilizadores, ele não é o único.
O litio é uma das poucas medicações anti-suicidas. Também é um excelente estabilizador de humor, potencializa a ação de antidepressivos e ajuda em quadros de oscilação de humor em pacientes com Transtorno de personalidade.
Ola,
o litio é uma das medicações mais antigas da medicina.
Sua principal indicação é para o tratamento do transtorno bipolar, tanto nas fases agudas como na manutenção e prevenção de novos episódios.
O lítio possui propriedades antidepressivas, anti-impulsivas e anti-suicídio.
Assim, ele pode ser utilizado em depressão unipolar ( como adjuvante aos antidepressivos), em quadros de agitação psicomotora e transtornos do impulso e, ainda, em pacientes com alto risco de suicídio.
Vale lembrar que toda medicação possui efeitos benéficos e pode possuir efeitos colaterais. Assim, deve ser introduzido somente sob supervisão médica.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 312 perguntas sobre Carbolitium
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.