O bipolar tem uma mente privilegiada? É mais talentoso que os outros?

7 respostas
O bipolar tem uma mente privilegiada? É mais talentoso que os outros?
Não, não tem, isso é um mito. As pessoas acometidas pelo transtorno bipolar podem ser limitadas ou brilhantes tanto quanto qualquer outro ser humano. Não são nem mais e nem menos que ninguém por ter o transtorno.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Isto não é verdade! De fato existem bipolares inteligentes e com uma mente brilhante quando bem cuidados, mas acontece que isto não é regra e nem exceção. Abraço!!
Não, isso não é verdade. Existe uma cultura da população que prega que o paciente com T. Bipolar é mais inteligente ou criativo. Porém, a edpidemiologia mostra que o T. Bipolar pode afetar pessoas pouco ou muito inteligentes.
Infelizmente não podemos dizer que o fato de o transtorno o faz ter uma mente privilegiada, porém você pode ter por outros motivos. Pode ser interessante você discutir isso com seu terapeuta.
Mas não é necessariamente o transtorno que leva o sujeito a ter uma mente mais ou menos privilegiada.
Att
Sayonara Machado.
Não, o que acontece é que muitas pessoas que tem o Transtorno de Humor Bipolar na fase maníaca acabam por ter uma sensação de Grandiosidade, com a sensação de onipotencia e autoconfiança mais exacerbada, o que aliado a grande agitação e energia que também são acometidos os pacientes, (as vezes os fazendo dormir muito menos do que seu normal) que por sua vez acabam achando que são mais produtivos, o que não corresponde a realidade, visto que sua impulsividade nesta fase pode fazer o paciente fazer muitos comportamentos que se arrependerá depois pelas suas consequências negativas.
O transtorno bipolar na sua fase de mania e euforia, pode fazer o paciente acreditar que tem um potencial mais elevado, o que pode ser apenas ilusão provocada pela doença.

Como o medicamento certo e a Psicoterapia, vai se sentir num padrão de normalidade.

Abraços
Não é verdade que pessoas com transtorno bipolar seja mais criativo ou inteligente. Mas na fase de mania o sujeito bipolar tende a exercer um número maior de atividades. O que gere este sentimento de ter mais habilidades. Mas é importante que o sujeito com este diagnóstico realize um acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
Att,
Luzlaine Carvalho

Especialistas

José Umbelino Gonçalves Neto

José Umbelino Gonçalves Neto

Psicólogo

Fortaleza

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Francisca Ferreira de Souza Vieira

Francisca Ferreira de Souza Vieira

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.