O autismo pode ser confundido com privação de estimulo?
7
respostas
O autismo pode ser confundido com privação de estimulo?

O diagnóstico do autismo é muito delicado, precisa ser feito por profissionais especializados e ser muito criterioso, concordo com os colegas e acrescento que a deficiência visual também é um fator que traz sintomas muito parecidos com o autismo, um tratamento com uma equipe multiprofissional nesses casos é o melhor caminho.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

Tanto poderá ser confundido quanto diagnosticado sem os devidos critérios. É muito importante que a avaliação do espectro autista seja acompanhada por profissionais de vários seguimentos,como: fono, psiquiatra, neurologista, psicólogo, etc. Quanto melhor avaliado, menor será o risco de erro e maior a possibilidade de uma boa intervenção.

De acordo com as respostas dos colegas!!!
Forte abraço!!!
Forte abraço!!!

A definição diagnóstica de um quadro de Autismo é difícil e deve ser feito de modo criterioso por profissionais qualificados. O paciente deve ser acompanhado por uma equipe multidisiplicar para que se faça uma boa intervenção terapêutica. Muitas vezes, crianças que passam por privação de estímulos, recebem diagnósticos inadequados, como deficiência auditiva, autismo clássico, entre outros transtornos, Estes diagnósticos podem causar prejuízos ao desenvolvimento infantil, oferecendo encaminhamentos e condutas terapêuticas equivocados.

Precisamos tomar cuidado com o boom que vem se formando em torno de determinados temas ao longo do ano, pela tentativa de dar visibilidade e correta tratativa a algumas doenças e necessidades que passaram muito tempo sem a devida atenção e respeito. Por isso, sim: se não for feita uma cuidadosa investigação, podemos muitas vezes, estar procurando pêlos em ovos e casos como o que citou, podem estar sendo considerados incorretamente como autismo.

Olá, os critérios para o diagnóstico do autismo devem ser bem rigorosos, para que se evite uma intervenção equivocada.Deve-se contar com o olhar de vários profissionais já experientes na área clinica. A criança que se encontra no grupo de risco ela dá sinais muito cedo, e isto deve ser observado pelo pediatra.Abraço

Pode sim, é importante uma boa avaliação profissional, e principalmente que a família seja muito bem orientada. Uma vez que a possibilidade de falta de estímulos está cogitada, aconselho a procura de profissionais da educação e da saúde para que a família tenha a devida orientação.
Especialistas






Perguntas relacionadas
- Qual é a diferença entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA)?
- Tenho 34 anos e comecei a tomar risperidona 1 mg às 20h há 3 semanas como parte do tratamento relacionado ao autismo. Desde então, tenho experimentado um possível efeito colateral: cefaleia hípnica. Desde o início do uso, em 19 ocasiões acordei durante a noite com uma dor de cabeça intensa (quase insuportável)…
- Olá, sou professora auxiliar de um autista no grau alto de 15 anos, ele é alfabetizado, problema é que ele se recusa a fazer qualquer tipo de tarefa. Ele adora pintar então dou tarefas com imagens para ele pintar na tentativa dele se entusiasmar, mas mesmo assim ele age com agressividade. Como eu posso…
- É verdade que existe no Transtorno do Espectro Autista (TEA) uma diferença importante entre genética e hereditariedade?
- É possível evitar o autismo através da FIV?
- Existe diferenças entre os gêneros na manifestação do Transtorno do Espectro Autista?
- Quais são as causas do Autismo (Transtorno do Espectro Autista – TEA)?
- É necessário fazer uma avaliação neuropsicológica pra chegar ao diagnóstico de autismo?
- Sempre fui muito timido, tenho muita dificuldade em manter uma conversa, manter contato visual e etc. Isso pode se enquadrar como autismo leve?
- Minha filha de 20 anos tá. Namorando e desci ou que o namorado e autista ,eu como mãe tô quase louco com medo dela se casar e ter filhos altos não vai ter estrutura de cuidar ? Tem esse risco?min responda por favor!
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 356 perguntas sobre Autismo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.