O ataque de pânico pode ser o reflexo de algo no inconsciente?

10 respostas
O ataque de pânico pode ser o reflexo de algo no inconsciente?
Dra. Sayonara Machado
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Sim, pode. É através de um processo de análise, terapia, que isso pode ser revelado. Busque ajuda psicológica. O ataque de pânico é um transtorno agressivo, mas, pode ser reduzidos os seus efeitos uma fez que o paciente tem conhecimento do que ocorre é como deve se comportar.

Att
Dra. Sayonara Machado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Sandro César Silvério da Costa
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
Para que você possa se esclarecer melhor sobre a causa do ataque de pânico decorrente de um trauma inconsciente assista um vídeo chamado: O ENGRAMA. Ele te auxiliará com eficácia.
 Fernanda Soares Gonçalves
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Sim, em termos de psicanálise, o pânico corresponde a histeria de angústia, uma energia não localizada e sem objeto de incidência. Essa energia é inconsciente e advém do processo de recalque do sujeito, quando ele incorpora a lei e passa a ser um sujeito desejante. sua energia libidinal se desvia e fica sem destino no corpo, causando os sintomas do pãnico
Prof. Fábio José Pereira da Silva
Psiquiatra, Especialista em medicina preventiva, Especialista em administração em saúde
São Paulo
O ataque de pânico ocorre quando o organismo interpreta um estímulo não ameaçador como estímulo ameaçador e desencadeia uma série de reações no organismo, ligadas a luta ou fuga.
Os ataques de pânico são considerados esperados quando conhecemos o estímulo desencadeante e são chamados inesperados quando não conhecemos o estímulo desencadeante. Isso quer dizer que os estímulos desencadeantes de ataques de pânico inesperados não são conhecidos, fogem a nossa consciência. Podemos então interpretá-los como algo inconsciente.

Respeitosamente,
Dr. Rafael Bravim
Psicólogo
Vitória
O Pânico está muito mais relacionado com um histórico de controle coercitivo do que a algo que esteja latente no inconsciente. Existe vários artigos que você pode encontrar na internet que demonstram e exemplificam isto. Sugiro a leitura do caso Raul, realizado por um dos melhores terapeutas comportamentais do Brasil (Hélio José Guilhardi). O autor consegue ser bastante didático e, talvez, consiga compreender melhor o que seja o Transtorno de Pânico. Nome do artigo: ''Um caso de transtorno de Pânico tratado pela terapia por Contingências de Reforçamento''.
São variadas as formas de tratamento para o transtorno do pânico acima citado, tratando-se de um conjunto de sintomas manifestados. Procure ajuda desde que esteja lhe causando prejuizos. Pois assim você entrará em contato consigo mesmo, experenciando e vivenciando cada episódio do pânico para que as crises se espaçam até voce se sentir melhor.

Monica Araújo
 Paula Freitas de Souza
Psicólogo
Rio de Janeiro
Acredita-se que os fatores que dão origem ao Transtorno do Pânico são três: genéticos, biológicos e psicossocial. O transtorno pode surgir após situações traumáticas vividas como a Morte de uma pessoa próxima, mudanças muito radicais, pessoas que sofreram abuso sexual na infância ou qualquer experiência traumática. O cérebro pode utilizar como mecanismo de defesa o recalcamento de lembranças dolorosas.
Dra. Andréa Gabilan
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá!
O ataque de pânico pode ter sim relação com o incosciente. Mas o ataque de pânico é algo que qualquer um pode ter. Pode ser por algo ameaçador ou não. Quando o nível de ansiedade e stress está muito alto o pânico.pode se instalar.
Procure ajuda psicológica!
O ataque de pânico é uma transtorno ansioso e pode ser desencadeado por um gatilho que pode ser o estresse por exemplo. Pense na possibilidade de fazer psicoterapia para que essa ansiedade possa ser manejada. Espero ter ajudado!
Olá. Tudo bem? São muitas as causas do Transtorno de Pânico. Dessa forma, olhar para a história de vida de quem está passando por este momento, compreender seu contexto, suas dúvidas, angústias, possibilidade que se tenha mais elementos para compreender os sintomas manifestados, e pensar em novas estratégias de ação. A busca por um profissional de Psicologia contribui para que esse trabalho seja conduzido da melhor maneira possível. Espero ter ajudado! Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Terapia sistêmica - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Simone Mendonça Pereira

Simone Mendonça Pereira

Psicólogo

Rio de Janeiro

Lara Almeida

Lara Almeida

Psicólogo

São José dos Campos

Rodrigo de Lima

Rodrigo de Lima

Psicólogo

Ourinhos

Daniella Collado Rosini Rodrigues

Daniella Collado Rosini Rodrigues

Psicólogo

São Paulo

Déborah Santos

Déborah Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 117 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.