O aripiprazol e/ou a olanzapina podem causar retenção urinária? Devo suspender os remédios por esse
2
respostas
O aripiprazol e/ou a olanzapina podem causar retenção urinária? Devo suspender os remédios por esse motivo?
Normalmente não causam este efeito, porém não é impossível que possam ter este efeito colateral. Se estiver tendo retenção urinária (i.e., dificuldade de eliminar urina), procure um urologista o mais rápido possível para pesquisar outras causas, mais prováveis. Se estas não forem encontradas, fale com seu psiquiatra sobre a possibilidade de mudar ou diminuir a medicação que toma. Não suspenda nenhuma medicação sem orientação de seu psiquiatra, pois os riscos são grandes.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?Olá!
Tanto o aripiprazol quanto a olanzapina podem, em casos raros, causar retenção urinária como efeito colateral. Esse efeito está relacionado à interferência de que esses medicamentos podem ter no sistema nervoso autônomo, alternativo o estímulo para o esvaziamento adequado da bexiga.
O que você deve fazer:
Não suspenda o medicamento por conta própria. Uma interrupção abrupta pode levar a sintomas de abstinência ou piora do quadro que está sendo tratado.
Informe seu médico imediatamente. Ele poderá avaliar a gravidade do sintoma e, se necessário, ajustar a dose, trocar o medicamento ou recomendar estratégias para lidar com a retenção urinária.
Monitore os sintomas. Observe se a dificuldade para urinar está piorando, se há desconforto significativo ou sinais de infecção urinária (como dor ao urinar, febre ou urina turva), e comunique esses detalhes ao médico.
Alternativas possíveis:
O médico pode considerar trocar a medicação por outra com menor probabilidade de causar esse efeito colateral, se for confirmado que a retenção urinária está relacionada ao uso de aripiprazol ou olanzapina.
Cuidados adicionais:
Se houver dificuldades extraordinárias para urinar ou sensação de bexiga cheia mesmo após tentar evacuar, procure atendimento médico imediatamente, pois a retenção urinária prolongada pode causar complicações.
O acompanhamento médico é essencial para ajustar o tratamento de forma segura e eficaz.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.