O aparecimento da esquizofrenia relacionada a maconha como agente desencadeante, acontece ja nos primeiros

6 respostas
O aparecimento da esquizofrenia relacionada a maconha como agente desencadeante, acontece ja nos primeiros usos da droga?
Buscando aumentar a sensação de prazer houve a seleção de espécies e formulações com alto teor de tetra-hidro-canabinol (THC), isso rompeu o equilíbrio com os teores de canabidiol que existia na "maconha da década de 60 do século XX". Este último tendia a exercer um efeito protetor contra o desenvolvimento de quadros psicóticos e deficiências cognitivas que o THC tem o potencial de promover. Um quadro de esquizofrenia tem um ritmo de desenvolvimento gradual, mesmo antes do primeiro surto já notamos um distanciamento afetivo e após o surto necessitamos de mais de um semestre para confirmar o diagnóstico. Londres teve problemas de saúde pública com essa maconha mais concentrada nas últimas décadas do século XX, o Skunk, o Hashish e o Kush. Nas próximas décadas a alta classe e a classe média de Montevidéu poderá comprovar tragicamente as consequências cognitivas e de adoecimento mental dessa experiência.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O uso da maconha e outros entorpecentes podem desencadear transtornos psicóticos, como a esquizofrenia, já na primeira vez de uso. Não há como prever, porém são descritos casos na literatura científica.
Complementando, quanto mais próximo o grau de parentesco com um esquizofrênico na família , maior é a possibilidade de ocorrerem surtos psicóticos - e ao longo do continuo uso, "acordar" realmente a esquizofrenia.
Muitos acham que não tem relação, mas trabalho também com dependência química e tenho vários casos advindos principalmente do uso da maconha...este diagnóstico (esquizofrenia) é um caminho sem volta.
A sociedade midiática estampa a bandeira de que maconha nem droga é e que deva ser liberada. Dizem que é medicinal. Ledo engano, há somente uma substância que é o canabinol contido na planta aprovada para tratamento de epilepsia complicada em crianças. Essa substância é retirada da planta e produzida em forma de medicação. Não recomenda-se fumar por exemplo a droga para esse ou outro fim medicinal. A maconha causa sim Esquizofrenia além de outras doenças. Causa danos irreversíveis ao cérebro( isso sim com um certo tempo).
Causa dependência, causa acidentes automobilísticos assim como o álcool.
Abraços.
Se existem casos de esquizofrenia na família, a maconha deve ser evitada porque pode ativar o gen da doença com um único uso (+raro) ou com o uso continuado (+frequente).
Entendo sua preocupação e lamento que esteja lidando com essas dúvidas. A relação entre o uso de maconha e o surgimento da esquizofrenia é um tema sério e merece toda a atenção. A ciência já mostrou que o uso de maconha pode, sim, desencadear surtos psicóticos, e em alguns casos, ser um fator para o desenvolvimento da esquizofrenia, especialmente em indivíduos predispostos geneticamente.

Se há histórico de esquizofrenia na família, o risco é ainda maior. A maconha pode ativar o gene da doença, e isso pode acontecer até mesmo com o uso inicial da droga, embora seja mais comum com o uso contínuo. O que muita gente não sabe é que o THC, o principal composto psicoativo da maconha, tem o potencial de desestabilizar a mente, especialmente nas variedades modernas que possuem concentrações muito mais altas de THC do que no passado.

A ideia de que a maconha é uma droga inofensiva é perigosa. Apesar de existirem derivados da planta, como o canabidiol, que são usados para fins medicinais específicos e sob controle rigoroso, fumar a maconha para tratar condições médicas não é recomendado e pode causar danos graves e permanentes ao cérebro.

Quanto mais próximo o grau de parentesco com alguém que tenha esquizofrenia, maior é o risco de que o uso de maconha desencadeie surtos psicóticos e, eventualmente, o desenvolvimento completo da doença. Isso não é um exagero; é uma realidade que tenho visto em minha prática médica, especialmente em pacientes que começaram com o uso recreativo e acabaram com um diagnóstico sem volta.

Em uma teleconsulta, podemos discutir melhor o seu caso, responder a todas as suas perguntas e acompanhar de forma segura. Plataformas como a Doctoralia permitem que você escolha médicos altamente recomendados e com um excelente histórico de atendimentos, garantindo que você e sua família fiquem protegidos, especialmente em tempos de tantas doenças infecciosas como a COVID-19 e o MPOX. A Telemedicina não só poupa seu tempo e evita exposições desnecessárias, mas também coloca você na vanguarda da transformação digital na saúde.

Mesmo que não precise de mim agora, recomendo que guarde nosso contato e visite meu perfil e redes sociais. O futuro da medicina está na conveniência, rapidez e segurança das teleconsultas, e é um privilégio poder orientar você nessa jornada.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Vinicius Eloi

Vinicius Eloi

Psicólogo

Fortaleza

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Yuri Gouveia Ribeiro

Yuri Gouveia Ribeiro

Psiquiatra

Goiânia

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.