o anticoncepcional pode causar sintomas de depressão e alteração de humor?
9
respostas
o anticoncepcional pode causar sintomas de depressão e alteração de humor?
Na clinica como psicóloga nunca ouvi esse relato especifico, mas converse com seu ginecologista e se for possível um psicologo para avaliar essa alteração de humor.
Att
Sayonara Machado
Att
Sayonara Machado
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Não é comum mas é possível, o corpo tenta sempre compensar esses efeitos colaterais.
Dificilmente, acredito que como uma colega já citou, seria pela alteração hormonal.
Vale a pena avaliar com seu ginecologista, talvez trocar o anticoncepcional para não ter mais estes sintomas.
Abraços
Vale a pena avaliar com seu ginecologista, talvez trocar o anticoncepcional para não ter mais estes sintomas.
Abraços
Até o momento nunca ouvi relatos sobre isso, até porque atualmente os anticoncepcionais orais são feitos com baixa dosagem de hormônio.
O ideal é que você procure um ginecologista para se informar corretamente e se os sintomas persistirem consulte um psicólogo.
O ideal é que você procure um ginecologista para se informar corretamente e se os sintomas persistirem consulte um psicólogo.
Estas alteração podem estar associadas às alterações hormonais causadas pelo anticoncepcional. É recomendado buscar auxílio terapêutico, pois é necessário avaliar se há algum tipo de pré disposição para que estas alterações ocorram.
Olá. Os anticoncepcionais podem trazer uma série de efeitos colaterais como esses que descreve. Sugiro que discuta com seu médico e também busque por conta própria informações sobre isso. A revista Marie Claire de novembro 2016 traz uma matéria interessante sobre isso. Tomar anticoncepcional é uma decisão que afeta o corpo da mulher sim e essas questões merecem ser escutadas!!!!
As pílulas anticoncepcionais são hormônios que podem alterar o funcionamento do organismo. É importante relatar ao ginecologista o surgimento destes sintomas para que ele possa avaliar a necessidade da troca da medicação e a consulta de um psicoterapeuta para avaliar os sintomas da depressão e alteração do humor.
Algumas pesquisas recentes tem relacionado sim o uso de anticoncepcionais orais à depressões e outros sintomas emocionais. Apesar disso, tudo vai depender da relação de cada organismo com o medicamento, assim, seria importante conversar com seu médico sobre isso para que possam investigar se é o seu caso. De qualquer forma, como as depressões costumam ter causas multifatoriais acredito que o espaço da psicoterapia poderia ajudá-la a compreender suas questões.
O anticoncepcional em si pouco provável, o que deve estar associado seria nas dosagem de hormônio, se estiver irregular você pode apresentar sintomas como os da depressão, inclusive alterações do humor.
Procure um endocrino e realize alguns exames, descartado essa possibilidade, busque a psicoterapia.
Procure um endocrino e realize alguns exames, descartado essa possibilidade, busque a psicoterapia.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como a depressão pós parto pode contribuir para a queda de cabelo?
- É verdade que é fluoxetina tira o libido do homem , e qual remédio pode subistituir ele sem tirar o libido ?
- Bom dia! Estou tomando velija 30 mg há 3 dias, durante o dia fiquei muito sonolenta, mas a noite não consigo dormir, fico acordando a noite toda. Gostaria de saber se isso vai melhorar com o uso...
- Já fis vários exames do coração holter eletrocardiograma ecocardiograma e ñ deu nda mais continuo sentindo uma pausa no coração uma atrás da outra, eu so ansiosa tenho muinto medo de morrer a qualquer momento, eu estou tomando cetralina e torest, me ajudem o que eu faço?
- O lítio é um inibidor seletivo (ISRS/IRSN) ou da classe dos tricíclicos?
- Fui diagnosticada com depressão com sintomas psicóticos. O antipsicótico é tomado direto para a vida toda?
- estou tomando zetron 300mg e voextor 10mg todo dia após o almoço, porém sinto um sono absurdo durante o dia e uma indisposição também, é normal?
- Já está fechando um mês que estou tomando 40mg de paroxetina e até agora não melhorei, tenho depressão e ansiedade, será que devo procurar meu psiquiatra para aumentar a dose?
- Estava a 15 dias sem tomar desvenlafaxina, senti os sintomas de retirada todos. Agora consegui renovar minha receita, posso voltar a tomando a mesma dose que estava tomando anteriormente?
- Já faz algumas semanas que tenho problemas para dormir, meu sono só vem às 4 horas da manhã e acabo acordando às 13 horas da tarde. Mesmo dormindo por 9 horas, me sinto cansada e exausta o tempo todo. Eu já conversei com um psicólogo e ele percebeu que é possível que eu tenha depressão. Qual especialista…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.