O Alzheimer pode ser causada por decepção..?

5 respostas
O Alzheimer pode ser causada por decepção..?
Olá, até o momento, os estudos indicam que fatores genéticos são considerados os mais preponderantes na causa desta doença. Uma decepção, pode afetar o humor, o que interfere temporariamente na memória, mas isso não causa o Alzheimer.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Suas causas ainda sao desconhecidas, alguns estudos indicam que a influencia genetica pode representar de 1 a 5% dos casos da doença, há relações com certas mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais, que interferem nas funções cognitivas. Vale ressaltar sobre outras alterações que contribuem, tais como as placas senis, decorrentes do deposito de proteina beta amiloide, anormalmente produzida e os emaranhados neurofibrilares, frutos da hiperfosforilação da proteina tau.
outra alteração observada é a redução do número das células nervosas (neurônios) e das ligações entre elas (Sinapses) com redução progressiva do volume cerebral.
Não os estudos mostram factores que vão desde a herança genética até hábitos alimentares. Mas há muito que se descobrir as pesquisas continuam sendo feitas e já é possível melhorar bastante a qualidade de vida dos pacientes com a doença.
Pode sim; uma decepção muito grande deixa a pessoa tão triste que os mecanismos de defesa são acionados para a pessoa esquecer a causa do sofrimento e pode acionar um esquecimento generalizado afetando a memória e toda a parte neurológica.
Numa situação de decepção que gera tristeza, a pessoa perde a motivação, pode entrar em depressão e hormônios são liberados baixando a resistência da pessoa e gerando adoecimentos.
Quando a decepção é muito grande, a mente não dá conta de processar e digerir, e quando a mente não dá conta, o sofrimento psíquico transborda para o corpo que adoece. Isso é o que chamamos de psicossomatico;
Um abraço,
Lea
Não, os estudos mostram factores que vão desde a herança genética.

Especialistas

Anelise Gama Marangoni

Anelise Gama Marangoni

Psicólogo

São Bernardo do Campo

Carla Ruiz Martin

Carla Ruiz Martin

Psicólogo

São Paulo

Raquel Delazari

Raquel Delazari

Terapeuta ocupacional

Santo André

Gabrielle Ellen Rodrigues Grinblat

Gabrielle Ellen Rodrigues Grinblat

Terapeuta ocupacional

São Paulo

Milene Freitas

Milene Freitas

Neurologista

Governador Valadares

Ariane Maria Carmelin

Ariane Maria Carmelin

Geriatra, Médico clínico geral

São Manuel

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 194 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.