O Alprazolam pode causar lapsos/perdas de memória ao longo do tempo? Exstem substitutos que não caus
4
respostas
O Alprazolam pode causar lapsos/perdas de memória ao longo do tempo? Exstem substitutos que não causam esse problema?

O alprazolam, assim como as outras medicações deste grupo, os benzodiazepínicos, pode levar a problemas de memória, desde esquecimento do que se fez logo após a tomada até dificuldades de rememorar episódios e de aprendizado. O tempo de uso e a dose estão relacionados a estas dificuldades, de modo que, na maioria dos casos, o uso deve ser breve. De modo geral, para tratamentos em longo prazo, há medicações mais seguras.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

Boa tarde. Os benzodiazepínicos, a exemplo do alprazolam, agem nos receptores GABA do sistema nervoso central. São em geral utilizados como ansiolíticos, porém também têm propriedades hipnóticas, anti convulsivantes, miorrelaxantes e anti depressiva. Se ligam a vários receptores Gaba, dentre os quais o alfa 5, que tem função amnésica, por isso os lapsos de memória. Existe agentes hipnóticos não benzodiazepínico, como o zolpiden e a eszopiclona que não causam esse efeito colateral sobre a memória. Alguns anti depressivos também têm propriedade sedativa e podem ser utilizados. Porém em muitos casos apenas a mudança de hábitos e uma "higiene do sono" são suficientes para tratar a insônia, sem a necessidade de medicação alguma. Em outros, uma polissonografia pode ser necessário para avaliar a qualidade do sono e indicar um tratamento, por exemplo, para problemas respiratórios que estejam causando a insônia. O ideal é procurar um especialista para analisar o caso individualmente.

Sim, existem evidencias de que o uso dos benzodiazepinicos podem ocasionar perda de memória ao longo do tempo além de dependencia. No caso de ansiedade deve ser utilizado por curto periodo de tempo e o paciente deve passar por uma terapia de orientação cognitivo comportamental para aprender a controlar os sintomas de ansiedade sem necessitar de medicação. Os benzodiazepinicos nao tratam ansiedade, apenas tiram os sintomas. O tratamento padrao ouro da ansiedade/panico é feito com os antidepressivos e psicoterapia de orientação cognitiva. No caso da insonia o procedimento é semelhante, também com terapia e medicação (descartadas outras causas organicas). Existem sim medicações melhores para o tratamento de longo prazo. Mas o importante é buscar orientação médica.

Olá, boa noite. Sim, o uso do alprazolam, pode estar associado a perda de memória se usado por muito tempo. É importante que você busque um médico para trocar a medicação, se este sintoma na memória estiver atrapalhando a sua vida. Lembrando que, neste caso, o tratamento psiquiátrico precisa estar associado ao psicológico para o melhor resultado. Espero ter ajudado! Fique bem.
Especialistas






Perguntas relacionadas
- Oi primeiramente bom dia. Bom vou tentar descrever oque estou sentindo,pois estou desesperado e já não sei oque fazer...estou dentro de um problema emocional e psicológico,que não acredito mais que um dia eu possa reverter essa situação,pois desde da minha infância sinto esses sintomas,já fui em médico…
- Olá, atualmente tenho 24 anos. No ano de 2022 meu psiquiatra solicitou o exame de eletroencefalograma, e o exame constatou que eu havia TAG, porém, meu psicologo crê que eu tenha bipolaridade. Pois bem, troquei de psiquiatra, expliquei de forma resumida o que causa gatilhos, e a mesma solicitou NOVAMENTE…
- Comecei recentemente o tratamento pra ansiedade generalizada com o citalopram e os efeitos reversos são bem frequentes, tremor nas pernas, sensação de queimação nos braços e cabeça, palpitação... É normal me sentir pior com o início do tratamento?
- Estou tomando sertralina 50mg a 18 dias, não sei se está fazendo efeito, ainda sinto ansiedade pela manhã, que foi o que me fez procurar ajuda. E fico vigiando meu corpo/pensamentos pra ver se está funcionado, isso é normal? Devo retornar ao psiquiatra ou espero pelo menos 1 mês?
- Tenho problema de ansiedade e com isso tenho algumas palpitações as vezes. Minha pressão arterial também anda alta, depois que fiquei obesa. Tenho muito desânimo e falta de energia, o que me atrapalha ir a um médico, mas resolvi buscar ajuda, pois atrapalha bastante meu dia a dia. Nesse caso posso ir…
- Boa tarde! Estou tomando Remeron de 30mg para depressão, e frontal XR 1mg para ansiedade, a médica passou buspirona para tomar durante o dia, já estou tomando mais de 30 dias não melhorou a ansiedade, e fiz exames e TGO, E TGP aumentou, pode ser devido ao remédio? Obrigada
- Olá, desde que tive uma piora do quadro ansioso (crises diárias), passei a sentir tonturas constantes, dor na nuca, muscular e na cabeça tipo pressão ha 1 mês. mesmo sem crise em si, continuo sentindo isso, A ansiedade intensa ou constante pode causar isso?
- Tenho ansiedade e depressão e síndrome do intestino irritável, sinto muita dor abdominal e estômago e diarreia e estou emagrecendo, ansiedade pode causar emagrecimento?
- Uso pregabalina 75mg, posso usar colírio Ciprixin Dexa?
- Quando passo por algum sentimento de alegria ou ansiedade, nervosismo, por um sentimento muito forte aparece manchas vermelhas espalhadas abaixo do meu pescoço e minhas orelhas ficam quentes e vermelhas isso é normal?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1062 perguntas sobre Ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.