O Alprazolam pode causar lapsos/perdas de memória ao longo do tempo? Exstem substitutos que não caus
4
respostas
O Alprazolam pode causar lapsos/perdas de memória ao longo do tempo? Exstem substitutos que não causam esse problema?
O alprazolam, assim como as outras medicações deste grupo, os benzodiazepínicos, pode levar a problemas de memória, desde esquecimento do que se fez logo após a tomada até dificuldades de rememorar episódios e de aprendizado. O tempo de uso e a dose estão relacionados a estas dificuldades, de modo que, na maioria dos casos, o uso deve ser breve. De modo geral, para tratamentos em longo prazo, há medicações mais seguras.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde. Os benzodiazepínicos, a exemplo do alprazolam, agem nos receptores GABA do sistema nervoso central. São em geral utilizados como ansiolíticos, porém também têm propriedades hipnóticas, anti convulsivantes, miorrelaxantes e anti depressiva. Se ligam a vários receptores Gaba, dentre os quais o alfa 5, que tem função amnésica, por isso os lapsos de memória. Existe agentes hipnóticos não benzodiazepínico, como o zolpiden e a eszopiclona que não causam esse efeito colateral sobre a memória. Alguns anti depressivos também têm propriedade sedativa e podem ser utilizados. Porém em muitos casos apenas a mudança de hábitos e uma "higiene do sono" são suficientes para tratar a insônia, sem a necessidade de medicação alguma. Em outros, uma polissonografia pode ser necessário para avaliar a qualidade do sono e indicar um tratamento, por exemplo, para problemas respiratórios que estejam causando a insônia. O ideal é procurar um especialista para analisar o caso individualmente.
Sim, existem evidencias de que o uso dos benzodiazepinicos podem ocasionar perda de memória ao longo do tempo além de dependencia. No caso de ansiedade deve ser utilizado por curto periodo de tempo e o paciente deve passar por uma terapia de orientação cognitivo comportamental para aprender a controlar os sintomas de ansiedade sem necessitar de medicação. Os benzodiazepinicos nao tratam ansiedade, apenas tiram os sintomas. O tratamento padrao ouro da ansiedade/panico é feito com os antidepressivos e psicoterapia de orientação cognitiva. No caso da insonia o procedimento é semelhante, também com terapia e medicação (descartadas outras causas organicas). Existem sim medicações melhores para o tratamento de longo prazo. Mas o importante é buscar orientação médica.
Olá, boa noite. Sim, o uso do alprazolam, pode estar associado a perda de memória se usado por muito tempo. É importante que você busque um médico para trocar a medicação, se este sintoma na memória estiver atrapalhando a sua vida. Lembrando que, neste caso, o tratamento psiquiátrico precisa estar associado ao psicológico para o melhor resultado. Espero ter ajudado! Fique bem.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Minha mãe foi fazer um procedimento estético e acabou lesionando o nervoso do do rosto levando a paralisia periférica facial. Essa paralisia pode causar algum dano ao sistema nervoso e a o cérebro no geral ou é só na face mesmo?
- O que não fazer quando se tem ansiedade e depressão ?
- Como o estresse é a ansiedade demasiada podem causar espasmos nos músculos ciliares alterando a acomodação do cristalino, essa alteração pode aumentar o grau do astigmatismo?
- A ansiedade e o stress podem aumentar o grau do astigmatismo?
- Ola, venho sentindo dores pelo corpo, algumas em forma de pontada e outras musculares, principalmente ao pé da barriga e sinto nausea e constipação, tenho ansiedade e estou em início de depressão, pode ser por conta da ansiedade ou depressão?
- Faço um tratamento com remédio homeopatico, posso parar a medicação ou tem que fazer desmame?
- Tenho ansiedade e as vezes o coração da um solavanco como se tivesse errado a batida, fico com a sensação de elevador no peito. A ansiedade faz isso?
- A ansiedade pode gerar sintomas permanentes, ou seja, que não diminuem/somem mesmo quando a pessoa não está se sentindo ansiosa?
- Estive em consulta com a psiquiatra, há cerca de 5 dias e ela me prescreveu 15 mg do antidepressivo Mirtazapina à noite. Li que se trata de reação comum o desenvolvimento ou piora da ansiedade, insônia e sonolência. Estes sintomas podem desaparecer depois das 3 semanas de adaptação ao medicamento ou,…
- A tomar pregabalina, posso tomar vinho à refeição?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1036 perguntas sobre Ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.