O ALPRAZOLAM causa relaxamento muscular como o Clonazepam e o Diazepam? qual a diferença entre eles?

9 respostas
O ALPRAZOLAM causa relaxamento muscular como o Clonazepam e o Diazepam? qual a diferença entre eles? Refiro-me a tratamento de picos de Ansiedade.
Sim, o alprazolam causa relaxamento, fazendo parte da sua ação ansiolítica. Tanto o alprazolam quanto o clonazepam e o diazepam são da classe dos benzodiazepínicos. A diferença entre eles é, essencialmente, o tempo de meia-vida, sendo a do alprazolam a menor entre esses que tu citou. Espero ter ajudado. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! os medicamentos não irão resolver essas questões, são apenas paliativos, busque por um Bom Psicólogo, Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e bem!
O Alprazolam e o Clonazepan são Benzodiazepínicos de alta potência. A diferença entre entre esses dois é o que Alprazolam atinge um "pico plasmático" bastante rápido, cerca de 20 ou 30 minutos você já sente seus efeitos, e sua meia vida de duração varia entre 6 e 8 horas. Já o Clonazepam atinge um pico em torno de 2 horas mais ou menos e sua meia vida é em torno de 12 a 18 horas. Para tratamentos contínuos de longo prazo, o Clonazepan tem sido o medicamento de primeira escolha de vários médicos psiquiatras, principalmente aqueles com formação em psicofarmacologia. O Alprazolam é "guardado" para quando se precisa de algo de efeito mais rápido e imediato como são os casos de crises pânico. São medicamentos que agem no sistema nervoso central, seu efeito é a nível do sistema nervoso central, o relaxamento muscular é consequência, não é usado para se atingir relaxamento muscular.
Todos os benzodiazepínicos possuem 4 propriedades: ação hipnótica, ansiolítica, anticonvulsiva e relaxamento muscular.
No que tange o relaxamento muscular e efeitos anticonvulsivantes, o Diazepam possui melhores
propriedades nestas características.
O uso de benzodiazepínicos é evitado a longo prazo pelos efeitos colaterais e risco de dependência, devido ser prescrito e seguida a orientação médica.
A diferença farmacocinética classifica as diferentes drogas desta classe em ação muito curta, curta, intermediária e longa. O alprazolam seria classificado como curto, clonazepam intermediário e diazepam longo.
Os três medicamentos são benzodiazepínicos e tratam o transtorno de ansiedade, só que o Alprazolam é indicado para publico adulto e o Clonazepam e o Diazepam podem ser tomados também pelas crianças que sofrem de Transtorno de Ansiedade. E´importante neste caso de picos de ansiedade recorrer a uma psicoterapia para entender melhor as causas que elevam o transtorno a um pico maior.
Sempre importante pensar na possibilidade de fazer terapia para entender nossos sentimentos
A medicação age nos sintomas apenas.
Att.
Eduardo
Esse medicamentos fazem parte dos Benzodiazepínicos e dependendo do tempo de uso prolongado pode causar uma certa dependência e tb em casos de doses maiores. Alprazolam é para é indicado pelos Psiquiatras em caso de transtornos de ansiedade, medo, tensão , apreensão, insônia . Procure também um profissional de saúde mental, psicoterapeuta e psicólogos que trabalham com a terapia cognitiva nesses casos de ansiedade e pânico para lhe ajudar. Abraço Rejane
Além do uso de medicação, a psicoterapia é indicada nos casos de ansiedade. Se ainda não está fazendo acompanhamento psicológico pense a respeito, pois irá ajudar na melhora dos sintomas.
Sim, causam efeitos relaxantes musculares e os efeitos são distintos como explicados pelos psiquiatras, apesar de fazerem parte da classe dos calmantes (benzodiazepínicos). Para o tratamento da ansiedade é considerado que você procure um psicólogo. Juntos encontrarão a sua origem ansiosa enquanto é tratada as comorbidades pela medicação.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.