Nunca senti dor durante a relação sexual, mas nas últimas vezes tenho sentido durante o início da

3 respostas
Nunca senti dor durante a relação sexual, mas nas últimas vezes tenho sentido durante o início da penetração. Não tenho nenhum sintoma referente a qualquer dst,nem problemas com lubrificação, pode ser de fator psicológico, mesmo nunca ter tido isso com meu namorado?
Olá! Sim, pode ser psicológico e ter iniciado após algum tempo de namoro. O nome técnico para esse problema é dispareunia, que se refere a relações sexuais com dor, especificamente a irritação da vulva, abertura vaginal ou vagina. Pode ocorrer em função de trauma, infecção, ansiedade ou outras possíveis causas, como, por exemplo, alterações hormonais, falta de interesse em sexo, além de outras possíveis condições de saúde. Sugiro que você procure um(a) médico(a) ginecologista para descartar possíveis causas físicas. Em seguida, caso seja um problema de ordem psicológica, sugiro procurar a ajuda de um(a) psicoterapeuta sexual, que irá fazer uma avaliação inicial e, possivelmente, elaborar um plano de tratamento para resolver o problema. Espero ter ajudado. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O diagnóstico de Dispareunia por causas psicológicas acontece quando não há quaisquer condições médicas que justifique. Ainda assim você não perceba alterações vaginais, é necessário uma avaliação de seu Ginecologista e um exame local.
Olá! A Fisioterapia Pélvica também tem seu papel no tratamento das dispareunias. Afastadas as causas orgânicas e ainda que a causa da dor seja emocional, aliar ao tratamento a Fisioterapia traz bons resultados. A combinação dos diferentes recursos terapêuticos (exercícios respiratórios, biofeedback, analgesia,alongamento, massagem perineal etc) ajudam, dentre outros benefícios, a despertar a consciência corporal do assoalho pélvico e melhorar a dor.

Especialistas

Denise De Souza Paulo

Denise De Souza Paulo

Ginecologista

São Paulo

Letícia Martins Souza

Letícia Martins Souza

Ginecologista

Santo André

Bruno Paz

Bruno Paz

Ginecologista

Rio de Janeiro

Helena Albuquerque

Helena Albuquerque

Ginecologista

São Paulo

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Carlos Jose da Fonseca

Carlos Jose da Fonseca

Ginecologista

Cabo de Santo Agostinho

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 80 perguntas sobre Relações sexuais dolorosas (dispareunia)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.