Nunca sei devo ir ao psicologo ou psiquiatra... Uma pessoa que tem fobia social, ansiedade e insônia

24 respostas
Nunca sei devo ir ao psicologo ou psiquiatra... Uma pessoa que tem fobia social, ansiedade e insônia seria melhor atendida em que especialidade?
Os dois profissionais. Eu costumo dizer que em muitos casos o trabalho do psiquiatra e do psicólogo se complementam. Procure ajuda desses doi profissionais! Boa sorte!

Seus sintomas são compatíveis com as duas especialidades, mas você pode procurar um psicólogo , pois se os sintomas não forem muito intensos a psicoterapia já te trará resultados.
Olá! Você pode consultar os dois profissionais, mas é bom saber a diferença do trabalho de cada um! O psiquiatra irá tratar com medicação o que você está sentindo, já o psicólogo é o profissional que vai ouvir sua história, te ajudar a entender em quais momentos você sente ansiedade, o medo de estar em público, levando você a alterar seu comportamento ou te ajudando a entender as causas disso tudo.
O mais importante é você procurar ajuda e se cuidar!
Abçs!
Olá. Sugiro que procure os dois profissionais, um psiquiatra e um psicólogo. A psicoterapia e o tratamento medicamentoso podem dar um melhor resultado nesse momento. Siga as orientações e boa sorte.
De início os dois tratamentos seriam indicados. A insônia pode ceder, com certeza, com medicação, bem como a ansiedade. Já a fobia precisa de um trabalho psicoterapeutico que a medicação não resolverá. É nesse trabalho que será possível descobrir os motivos que levaram e levam vc a se sustentar com esses sintomas.
Respondendo a sua pergunta, o resultado do tratamento é melhor quando há uma parceria entre psicólogo e/ou psiquiatra/ neurologista.
Att. Beatriz Sá
Como já dito por todos os colegas, seus sintomas indicam uma situação que pode ser tratada tanto por psicólogo quanto por psiquiatra, de fato o ideal seria um acompanhamento feito por ambos, sendo que poderia iniciar pelo psicólogo, com psicoterapia, e em se verificando que os sintomas se mantém ouse agravam, recorrer ao tratamento medicamentoso com psiquiatra.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Os dois profissionais podem lhe ajudar, mas procure primeiro um psicólogo para que ele avalie se precisa do tratamento medicamentoso, ou não. Se precisar do tratamento medicamentoso, mesmo assim, faça também a psicoterapia, para que você possa se conhecer melhor e se fortalecer, e lhe dar melhor com novas crises.
É importante que você procure os dois profissionais, sem dúvida. Procure um profissional da psicologia e um psiquiatra, uma vez que o trabalho conjunto deles trará uma melhora para você.

Tudo de bom!
Olá! Os dois profissionais podem lhe ajudar, pois juntos conseguem ajudar o paciente a lidar melhor com suas dificuldades e assim obter uma melhor qualidade de vida! Abraço
Você pode procurar um Psicanalista para tratar dessas questões. Uma Psicanálise vai possibilitar que você vá muito mais além dos sintomas que estão comparecendo. Os sintomas sempre estão no lugar de algo que na maioria das vez não temos conhecimento dde forma consciente. Uma análise vai permitir que você siga mais além d superfície dos sintomas. Procure um profissional na sua região.
Ola o bom no inicio voce fazer um diagnostico preciso sobre o seu conflito. Psicólogo seria uma boa dica, muitas situações como a sua podem ser tratada sem uso de medicamento, e ter uma qualidade de vida. Se caso precisar de psiquiatra esses profissionais é mais voltada para medicamento a psicologa poderá encaminha-la ao psiquiatra.Por que o que voce deverá tratar é a sua ansiedade os outros problemas fazem parte da ansiedade ( fobia social, insonia etc,)
Abraço
Olá!!! Os dois, acredita? O psicólogo vai fazer um acompanhamento nas suas questões pessoais e o psiquiatra vai te receitar medicamento, dependendo do seu caso. Um abraço!
Sua dúvida é muito frequente e pertinente também. Para uma avaliação multiprofissional eficaz de seu quadro de ansiedade, seria inicialmente interessante se avaliar com psiquiatra. Pois este profissional avaliará a necessidade de prescrever algum ansiolítico e psicoterapia. Assim como, buscar atividades físicas ou prazerosas que lhe proporcionem sensação de bem-estar e ajudem a diminuir a ansiedade. E assim que tiver condições procurar o acompanhamento psicoterápico.
Abraço.
Olá. Neste caso os dois profissionais podem te ajudar, pois a psicologia e a psiquiatria são áreas que juntas podem trazer maiores benefícios ao paciente, uma complementa a outra.
Olá,
Os dois profissionais podem te ajudar, mas em um primeiro momento aconselharia buscar uma Psicoterapia para que seja avaliado a necessidade de outro profissional. Estou a disposição. Abraços
Eu sugiro que busque uma psicóloga que trabalhe com a Terapia Cognitivo Comportamental, que é bastante efetiva para o tratamento de fobia social, ansiedade e insônia, provavelmente sem necessidade de tomar remédios.
Se os sintomas forem severos, pode ser indicado o uso de medicamentos para diminuir a ansiedade, em paralelo à terapia, e nesse caso, sua psicóloga o encaminhará para um psiquiatra. A terapia é sempre indicada no caso de fobias, pois é preciso fazer algumas mudanças na forma de lidar com a ansiedade, na percepção, no comportamento, etc., e nenhum remédio vai fazer isso por você.
No geral, dependendo do grau dos sintomas, o ideal é a psicoterapia associada ao tratamento com o psiquiatra. Ambos tem condições de avaliar a necessidade da terapia combinada, ou seja, psicológica e psiquiátrica. O psiquiatra auxilia com o controle de medicações para amenizar os sintomas, o psicólogo atua nas bases da personalidade, visando compreender os motivos e também auxiliar na reestruturação da vida após as crises.
A escolha da forma terapêutica é uma escolha que inicialmente partirá do paciente/analisante se comportamental, medicamentosa ou na fala. Trabalho com imtervenção na fala/discurso, pois a partir dela pretende chegar nas causas, e num trabalho de parceria com o analisante pode-se contar com a ajuda medicamentosa, mas não sem antes analisar as causas/questões psíquicas da fobia, ansiedade e disturbio do sono.Trabalha-se com a tese de que para além de simples disfunções organicas, doenças são palavras não ditas.
Fico a disposição
Danilo Alves da Cruz
Me parece que a questão não é saber qual procurar mas o fato de que você ainda não bucou ajuda.
Conforme todas as outras opiniões postadas também acho que seria bom ter acompanhamento dos dois profissionais.
Procure um psicólogo, faça uma avaliação e se necessário ele vai sugerir que procure também o psiquiatra, OK?
Boa sorte!
Abraço
Os dois profissionais podem te ajudar. Com o psicólogo você irá fazer psicoterapia, um processo pelo qual você irá descobrir a causa do seu sintoma e ressignificação desse problema, esse processo te ajudará a superar suas limitações e viver de forma mais espontânea e criativa. Logo, dando novas respostas para situações antigas e situações novas.
Os bons profissionais te darão orientação para ir nos dois, caso seja necessário. Temos que ser humildes e usar a rede de apoio necessária em cada caso. Se procurares um bom psicologo, esse te dará um boa indicação de psiquiatra, caso seja importante e caso tu procure um bom psiquiatra ele dará uma indicação de um psicologo.
Um trabalho conjunto, psiquiatra e psicólogo, seria o ideal . O medicamento age nos sintomas e a terapia nas causas, nos mantenedores.

Abraço,

Maria
Ambas as especialidades são indicadas para a ansiedade. Enquanto psiquiatras auxilam com a psicoeducação dos sintomas e amenizam estes com o uso da farmacologia, a psicoterapia irá te auxiliar a compreender os sintomas e irá de propor manejos de controle para tais situações. Procuro dizer sempre que a medicação (em alguns casos) é uma muleta para a continuidade e adesão ao tratamento, no entanto a psicoterapia será o suporte, para que aos poucos a pessoa possa deixar as muletas, afinal das contas, quem tem pernas fortes (conhece-se e compreende seus sintomas), não precisa de muletas, certo? Uma ótima semana e boa sorte em tuas resoluções.