Numa vasectomia por cauterização aqui no Brasil, quão comum é a cauterização do canal deferente

2 respostas
Numa vasectomia por cauterização aqui no Brasil, quão comum é a cauterização do canal deferente como um todo, ao invés de apenas o INTERIOR do canal (cauterização intraluminal) como é feito lá fora? Me parece que é uma cauterização bem mais agressiva do que o convencional. Isso é correto/comum?
Em todos os lugares do mundo (Brasil inclusive) a maioria dos cirurgiões utilizam uma combinação de técnicas para interromper o fluxo de espermatozoides pelo ducto deferente, que incluem: retirada de um fragmento de canal, cauterização interna, interrupção através de clip ou fio e interposição de tecido entre os cotos. Cauterização do canal como um todo externamente não é uma técnica preconizada pois provavelmente não seria efetiva já que há uma espessa camada muscular e dificilmente a onda de calor chegaria até o lúmen.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A cauterização intraluminal causa uma cicatriz dentro do ducto deferente, sendo muito eficaz no bloqueio dos espermatozoides. Já a cauterização por fora ou completa como você falou, pode ser ineficaz como o Dr Eduardo explicou. Além disso, ela pode causar uma necrose de parte do ducto deferente, que após certo tempo pode “soltar” da parte saudável do ducto, promovendo o escape de espermatozoides e podendo levar à formação de um granuloma espermático. Por isso a cauterização completa não é recomendada.

Especialistas

Hiury Silva Andrade

Hiury Silva Andrade

Urologista

São Paulo

Raul Braga

Raul Braga

Urologista

Limoeiro Do Norte

Agendar uma visita
Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1798 perguntas sobre Vasectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.