Nos últimos tempos tenho tido bastante problemas com ansiedade, e tiques nervoso, eu venho adotando

8 respostas
Nos últimos tempos tenho tido bastante problemas com ansiedade, e tiques nervoso, eu venho adotando manias e tiques absurdamente estranhas que atrapalham muito o meu dia a dia, como por exemplo engolir saliva a seco todo tempo e repuxar o pescoço, tem cura ? qual medico devo procurar ?
Todos nós possuímos mecanismos de defesa cuja função é aliviar a ansiedade gerada por situações que podem ameaçar o funcionamento psíquico ou provocar sensação de desprazer relacionados a sentimentos de ansiedade, medo ou culpa. Em alguns casos estes mecanismos de defesa são ineficazes e acabam por constituir um ciclo de repetições, gerando neuroses ou outras psicopatologias. Se você percebe que não pode evitar estes tiques e rituais e que eles atrapalham sua rotina, provocando sofrimento psíquico ou incapacidade, procure um psicólogo que vai avaliar estes sintomas e indicará o melhor tratamento. O que não deve acontecer é permanecer em sofrimento, achando que tudo vai se resolver espontaneamente. Invista em você mesmo, no seu bem-estar e na sua saúde emocional. .

Sim, o seu quadro tem tratamento e pode apresentar melhoras significativas.
É possível que estes sintomas estejam associados a um quadro de ansiedade. Recomendo que procure por um profissional de psicologia, preferencial comportamental ou cognitivo. Com a terapia vocês poderão compreender melhor como estes sintomas apareceram e como você poderá lidar com eles.
Um momento de aumento de ansiedade pode sim precipitar estes mecanismos. Talvez esteja passando por um momento maior se ansiedade que desencadeou os sintomas. Sugiro que procure um psiquiatra que fará uma avaliação clínica e possível prescrição de medicação para estabilizar sintomas e um psicólogo para que possa trabalhar nas causas e tratamento devido, proporcionando melhora na sua qualidade de vida.
Boa sorte!
Você deve procurar um Psicólogo, e acredito que a abordagem Cognitiva-Comportamental te ajudaria muito. Pois essa abordagem enfatiza a importância dos processos cognitivos para o atendimento de diversas questões psicológicas. Envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com o intuito de mudanças de padrões de comportamento, pensamentos e crenças. E por atuar com essas questões seria um tratamento mais efetivo para suas questões
Dependendo da idade e estado de saúde do indivíduo, o aparecimento de tiques e maneirismos pode estar relacionado não somente com ansiedade, mas também com alguns problemas orgânicos. Em crianças, adolescentes e alguns adultos jovens, infecções crônicas de garganta por cepas de streptococos podem causar reações auto-imunes com aparecimentos de tiques e vocalizações repetitivas. Embora estas entidades sejam raras, devem ser totalmente excluídas em pessoas que iniciam agudamente com este quadro antes de afirmar que o problema esta relacionado a mecanismos de defesa, etc.
Recomendo que procure um bom clinico geral ou um psiquiatra, para uma primeira avaliação e realização de exames, e na sequencia, se houver indicação, sera encaminhado para psicoterapia.
cordialmente,
prof . david
Você deve procurar um Psicanalista. Os sintomas mencionados podem ter causas diversas que somente em análise poderão ser identificadas e solucionadas.
Olá. As manias e tiques que você vem adotando são tentativas pouco eficazes do seu organismo para tentar controlar um sentimento/emoção/pensamento que não está encontrando caminho para manifestar-se. Não acho que um tratamento medicamentoso alopático seja a melhor alternativa nesse momento. Terapias naturais (homeopatia, fitoterapia, florais, etc.), acupuntura e quiropraxia podem ajudar a reduzir seu nível de ansiedade neste momento.
Tudo tem cura, mas para isso você terá que envolver-se mais profundamente consigo mesma através de um trabalho de autoconhecimento (psicoterapia, psicanálise, entre outros). Sugiro que procure um terapeuta.
Boa sorte!
Ola, é bem importante você buscar uma psicoterapia onde você possa se conhecer melhor e entender o que esta causando tanta ansiedade. Toda ansiedade tem uma origem, e o autoconhecimento em um tratamento psicológico ou psicanalítico ajuda aliviar o sofrimento.