Nos últimos dias ando muito triste, sem vontade pra nada, pensamentos que não são meus, me fazendo

9 respostas
Nos últimos dias ando muito triste, sem vontade pra nada, pensamentos que não são meus, me fazendo acreditar neles, me deixando culpada, mas tenho a plena certeza que não nunca na minha vida faria ou seria a pessoa que esses pensamentos querem me fazer acreditar, isso seria depressão?
Olá! O que seria interessante investigar é: desde quando esses tipos de pensamentos apareceram? Qual s frequência? Isso tem te impedido de trabalhar ou manter-se em contato com seus parentes e amigos?
Isso é algo pontual ou é algo que sempre se repete?
Para afirmar se o que VC relata é depressão seriam necessários mais dados. Pode ser um estado depressivo, mas não há muitos elementos para avaliarmos ou afirmarmos nada.
Recomendo que você procure um médico psiquiatra para que elevpossa te orientar e se for necessário iniciar um tratamento com medicação e um acompanhamento psicológico. Não fique sofrendo sozinha, peça para algum parente ou amigo te ajudar a encontrar um profissional. Um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Cara paciente, não é recomendado fazer diagnósticos apressados. A procura por um nome para a sua "doença" pode aliviar a angústia de início, no entanto mais atrapalha do que resolve. Quanto a tristeza, todos sentem vez por outra, daí a ser depressão vai uma grande distância. Você fala de "pensamentos que não são seus", mas se não são seus, de que seriam então? Pensamentos que você não reconhece são uma manifestação do seu inconsciente, o que não significa que você vá colocá-los em prática, como você mesma afirma.
Se posso fazer uma recomendação é que procure um psicanalista e siga o tratamento. Um abraço.
Bom dia!
É importante a busca de um profissional para lhe ajudar. Tanto o psicólogo como o psiquiatra podem fazer este diagnóstico. Porém após diagnosticado é fundamental que faça um tratamento com o psicólogo(terapia cognitivo comportamental) para ter uma melhora mais imediata.
Oi. Esses sintomas( tristeza, baixa auto-estima estima, sentimento de culpa e auto crítica exageradas, desânimo, e pensamentos recorrentes) podem ser sim parte de um transtorno do humor ( depressão), mas, também, podem fazer parte de inúmeras outras possibilidades como por exemplo Ansiedade ou reação à alguma situação que esteja passando.
Procure um psicólogo e/ ou um psiquiatra que podem fazer o diagnóstico e os encaminhamentos em caso de necessidade.
Bom dia.
Claro que para afirmar se de fato uma depressão seria necessário fazer uma boa anamnese e em conjunto avaliar com escala back ou outra ferramenta para melhor entendimento, pode ser com um psicólogo/ terapeuta comportamental cognitiva ou com médico psiquiatra de sua confiança.
Abraços,
Olá, primeiramente considero importante ponderar se nesses últimos dias a que se refere aconteceu algo que tenha feito com que ficasse triste. O sentimento de tristeza por si mesmo não indica depressão. Não há como vivermos felizes o tempo todo... a questão é como reagimos frente aos nossos sentimentos. No caso, como seriam esses pensamentos que não são seus? Eles se manifestam como vozes autônomas que invadem a sua cabeça? Eles querem te deixar culpada em relação a quê? Que tipo de pessoa eles querem te fazer acreditar que você é? Mais do que dar um nome a isso que enuncia, penso que é muito importante investigar como isso que descreve se manifesta e qual o grau de realidade que eles têm em sua vida. Procure um psiquiatra ou um psicanalista para te auxiliar.
Esses pensamentos podem ser sintomas de depressão, assim como de outros transtornos mentais. Sugiro que procure um psicólogo ou um psiquiatra para que a avaliação seja feita adequadamente. Tenho certeza que poderemos lhe ajudar. Cuide-se.
Olá, apenas pela sua descrição não é possível definir um diagnóstico. O diagnóstico de depressão exige uma anamnese cuidadosa pois trata-se de um diagnóstico clínico. Sobre seus pensamentos, creio que a Terapia Cognitivo Comportamental possa te ajudar, pois nela trabalha-se com os pensamentos disfuncionais (como os que você afirma ter) de modo a reestruturá-los. Procure ajuda. Abraços
Apenas pela sua escrita aqui, não é possível fechar um diagnóstico, mas são sintomas que não devem ser ignorados. Procure um profissional de confiança para te acompanhar nesse momento difícil. Se for depressão ou outro transtorno, o profissional poderá indicar a melhor linha de tratamento. Não ignore seu corpo e sua mente.

Especialistas

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Susan Hortas

Susan Hortas

Psicanalista

Santos

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Tatiana Nicz

Tatiana Nicz

Psicólogo

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.