Normalmente sou uma pessoa bastante ativa, trabalho em casa, estudo, faço estágios de história, sei

18 respostas
Normalmente sou uma pessoa bastante ativa, trabalho em casa, estudo, faço estágios de história, sei pintar telas a óleo, mas existe um vazio sem fim dentro de mim, parece que tudo isso é sem importância e me pergunto pq estou fazendo isso?
Diante dessas informações, dá para supor que você tem a auto-estima baixa e não consegue enxergar perspectivas em nada do que faz, mesmo que o faça bem. Um bom psicoterapeuta poderá ajudá-la a resolver e superar tudo isso. Boa sorte.

Procure por uma psicoterapia de orientação psicanalítica para encontrar respostas e novos significados!
Sou Terapeuta Comportamental Cognitiva e acredito que essa terapia poderia te ajudar muito com essa questão da auto-estima e desse vazio que toma conta de você. Estou à sua disposição para o que precisar.
que bom que energia, isso nao lhe falta. Agora, como você se sente um sentimento de conexão, pertencimento? Pode ser apenas um sintoma de alguma necessidade nao suprida, ontem , hoje ou sempre. Auto conhecimento é libertador.
Apesar do risco de se fazer diagnósticos pela Internet, você parece sofrer de "vazio existencial", mas este pode estar ligado a outras dificuldades, aspectos diversos que exigem você ser avaliada numa perspectiva sistêmica e integrada, e não somente numa visão puramente psicológica (embora esta seja indispensável, senão a principal), ou puramente psiquiátrica - isso poderia falsear o diagnóstico, deixando de fora outros aspectos importantes. É vital que sejam considerados fatores variados que se integram e têm grande importância em casos como o seu, a exemplo de: sono, alimentação, atividade física, hormônios, relações familiares, outras relações, cognição, temperamento, auto-conhecimento, auto-estima, espiritualidade, nível de estresse, grau de ansiedade, possibilidade de depressão, etc. Sugiro uma avaliação e uma terapia que integrem recursos da Neurobiologia Clínica, TCC, Neuropsicanálise, Coaching e Bio / Neurofeedback. Você tem como superar isso sem muita dificuldade...
O vazio existencial pode ser trabalhado com certeza na Abordagem Cognitivo Comportamental, onde através de diversas técnicas você será direcionada a encontrar o que gosta, buscando auto conhecimento, experimentando novas situações e experenciando tudo o que o mundo pode lhe oferecer e você não sabe que está disponível pra você. Você se conhece como uma pessoa ativa mas não sente plenitude no que faz, existe o vazio e falta de sentido. O fato de pintar telas mostra que você é uma pessoa sensível, criativa e muitas vezes pessoas com esse perfil que não encontram meio de expressar todo o potencial criativo geralmente tem a sensação de estar incompleta. Procure um profissional que além da Abordagem Cognitiva, trabalhe também com Life Coaching, você vai se beneficiar muito! Sucesso
Interessante essa pergunta estar direcionada para a abordagem cognitivo-comportamental, não? Mas enfim temos um sujeito desejante com uma serie de atividade reconhecidas pela sociedade, pintura a óleo é uma técnica muito interessante para retrar a sensualidade humana, é poucas são tão boas para é uma serie de atividades, com efeito, significantes, mas falta, nessa difícil tarefa, mais sobre esse vazio, o que faltou. Sublimação é na verdade forçação e, certamente, angustiante.
Aí, depois de conseguir aprovação perante a sociedade e perante você mesmo, tendo conquistado seu lugar no grupo social, emerge a sensação de que agora é a sua vez. De que vale estar adaptado? Isso é pouco agora.
Nossa vida é processo todo dia. Ter conquistado nos dá o direito de conquistar, desejar, continuar.
Tente ouvir a mensagem. O que falta? O que você quer?
Suas escolhas e a disposição para realizá-las são muito especiais. Paralelo a elas algo ainda inconsciente pode estar impedindo que fluam como deseja. O principal objetivo da terapia é o autoconhecimento que poderá ajudá-la a ampliar a percepção da situação e, consequentemente, lhe dará a possibilidade de ultrapassar o quadro que se apresenta no momento.
Já a arte ( a pintura a óleo, como colocou) é uma forte aliada da terapia O exercício da livre expressão levam-nos ao encontro de espaços insuspeitáveis, já que suas possibilidades são infinitas. Se a arteterapia para você for um facilitador, é mais uma alternativa a ser levada em consideração.
Reconhecer que precisa de ajuda é um ótimo começo. Cada pessoa é única e não existe uma "receita de bolo" para se sentir melhor, mas a forma mais viável é que você preste atenção em você e em suas necessidades e muitas vezes, fazer isso sozinho é algo complicado, mas com ajuda e vontade de "olhar para os seus machucados" é ´possível viver bem!

Boa sorte na busca por você!
O auto conhecimento é fundamental para você entender o que está acontecendo, te oriento a procurar um acompanhamento psicológico cognitivo comportamental.
A busca por satisfação por muito tempo foi preenchida por fatores externos. Hoje me dia, existem questões dentro da própria psicologia que nos levam a o encontro com a essência verdadeira do estar-bem no mundo. Busque a terapia transpessoal que poderá auxiliar-lhe nessa questão.
Um encontro com o Eu pode ajudar no resgate dessa força interior, procure um psicólogo e inicie seu processo.
Problemas existências são bastante comuns no cotidiano dos consultórios dos psicanalistas. Acredito que esta é uma queixa que deve ser trabalhada em um processo de psicoterapia, para você conseguir encontrar um sentido para sua vida.
Conforme a demanda apresentada, sugiro que você recorra ao profissional na área da Psicologia Clínica para que assim faça um levantamento de déficit cognitivo em busca de elementos que comprometam a sua AUTO-ESTIMA e a MOTIVAÇÃO, gerador do VAZIO EXISTENCIAL. O procedimento psicológico clínico tem em vista a construção e/ou reconstrução cognitiva e comportamental da paciente para promover a sua capacidade de insight e melhorar a sua qualidade de vida.
Nem sempre o que queremos ou fazemos é aquilo que realmente desejamos. Procure um Psicanalista na sua região para através de um processo analítico reconhecer esse vazio interior e insistir nas coisas que são possíveis para o encontro de uma satisfação que venha lhe permitir enfrentar aquilo que não for possível.
Entendo o ser humano como uma tríplice, corpo, alma e espírito, desta maneira penso que se uma dessas "partes" não forem cuidadas, a pessoa de fato não sentirá plenitude.
O tratamento deve ocorrer cuidando do todo, não em partes. Apesar de relatar muitas atividades no seu cotidiano, talvez seja mais interessante saber porque faz tantas coisas? O que busca?
O processo de psicoterapia a ajudará com certeza, por meio do autoconhecimento poderá responder a algumas questões, paralelamente ao conhecimento e crescimento espiritual e cuidados com a sua saúde no todo e não em partes.
Fuja de diagnósticos e encontre a si mesmo, esse vazio tem algum motivo, com o que você preenche ele? Será que é realmente um vazio? Continue a se questionar.