No tempo de um ano e meio comecei a me sentir perdido, não tenho proposito, sonhos e objetivos. Sint

11 respostas
No tempo de um ano e meio comecei a me sentir perdido, não tenho proposito, sonhos e objetivos. Sinto que não consigo mais sentir emoções estou meio apático nesse sentido, uma vez ou outra cinto angustia não que isso ocorra sempre. Atualmente quero sair do meu emprego atual, pois já não faz sentido pra mim estar lá, más não ocorreu nenhum trauma comigo ou algo do tipo para eu estar nessa situação. Comecei a fazer Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), más acredito que não está sendo muito vantajoso para mim, pois nós (eu e a terapeuta) conversamos tentando encontrar um motivo para estar nesse meu estado atual, más acredito que não teve nenhum gatilho para tal coisa. Existe a chance de eu estar nesse jeito sem nenhum gatilho e sim por ter algo "desajustado" em meu corpo/cérebro?

OBS: Sou uma pessoa sociável e com amigos, costumo a sair, etc.
Olá! Pelos seus relatos parece ter relação com angústia que se assemelha bastante com sintomas de ansiedade, mas a diferença é que na ansiedade eu não sei explicar o motivo das sensações que ocorrem, pois para a psicanálise a angústia é o afeto mais inconsciente e primário existente e para que os sintomas caiam em desuso o inconsciente precisa encontrar através da fala, da escuta, do acolhimento, da interpretação, das intervenções outras possibilidades de se fazer presente. Uma possível explicação para a apatia: pode ser uma tentativa de fuga para não lidar com as emoções e sentimentos, enquanto isso, se não há diferenciação entre as emoções e sentimentos não existe nada que possa fazer que mude a situação atual, se nada muda, acontece a perda de sentido. Espero ter ajudado, estou á disposição!

Boa tarde! Sugiro você mudar de profissional. Importante ter um diagnostico preciso, fazer seu autoconhecimento e desenvolver estratégias para seu presente e futuro. Muito importante você sentir energia, vitalidade, conexões profissionais que façam sentido. O maior proposito do autoconhecimento é você encontrar-se. Sobre sua outra duvida faz parte do diagnostico, seus sintomas podem ser muitas coisas. Descobrir gatilhos e causas exige bastante autoconhecimento, mas importante fazer sentido para você. A disposição.
Seria interessante buscar um psicanalista que possa acolher sua angústia e escutar suas questões mais complexas, afim de de ajudá-lo a reestruturar sua história e ser capaz de sentir prazer novamente. Eventualmente um acompanhamento medicamentoso com um psiquiatra pode ser necessário num primeiro momento. Agende uma consulta e fale mais a respeito.
Olá,na psicanálise, esse sentimento de apatia e falta de propósito pode estar relacionado a conflitos inconscientes, não necessariamente a um gatilho externo. A ausência de um trauma aparente não invalida sua experiência. Muitas vezes, desejos, frustrações e angústias podem se manifestar de formas sutis e silenciosas. O seu desconforto com o trabalho, por exemplo, pode ser uma expressão de algo mais profundo que precisa ser compreendido. A análise busca explorar essas camadas inconscientes e proporcionar mais clareza sobre suas emoções e desejos. Se quiser conversar mais sobre isso, agendar uma consulta pode ser um primeiro passo.
É possível que você esteja passando por um processo que não esteja necessariamente ligado a um único evento ou gatilho específico, mas sim a uma combinação de fatores mais profundos e internos, incluindo questões emocionais, biológicas ou até hormonais. O estado de apatia, falta de propósito e desconexão emocional pode ser resultado de uma série de elementos, como:

1. Depressão ou distúrbios do humor: Muitas vezes, transtornos como a depressão podem surgir sem um evento claro que os desencadeie. Sintomas como apatia, perda de interesse em atividades, e sensação de vazio podem ser sinais, mesmo que você não tenha sofrido um trauma.

2. Desbalanço neuroquímico: Certos desequilíbrios de neurotransmissores, como serotonina ou dopamina, podem afetar o humor e a motivação, levando a uma sensação de desconexão emocional e falta de propósito. Isso pode ocorrer sem uma causa psicológica evidente.

3. Fase existencial: Você pode estar passando por uma crise existencial, um período em que as questões sobre significado, propósito e o que realmente importa vêm à tona. Isso pode surgir gradualmente, à medida que as experiências de vida e as expectativas mudam.

4. Saturação emocional e profissional: Mesmo sem um trauma, o acúmulo de estresse no trabalho, desgaste emocional e a sensação de falta de realização pessoal podem levar a um estado de esgotamento, que pode se manifestar como apatia.

Como você mencionou que iniciou a TCC e não está sentindo resultados satisfatórios, pode ser interessante explorar outras abordagens terapêuticas, como a psicanálise, que investiga mais profundamente as emoções inconscientes e os conflitos internos.

Além disso, buscar um médico para avaliar possíveis questões fisiológicas (hormonais, vitamínicas, etc.) também pode ajudar a identificar fatores biológicos que possam estar contribuindo para o seu estado atual.

Fico a disposição.
Olá! A depressão pode aparecer até por falta de vitamina D. Mas também pode ser por fatos da nossa vida. Importante passar por exames médicos que descartem interveniente orgânico. Porém, corpo e mente são conectados, mesmo com indicadores orgânicos, como vivemos o que nos acomete vem da especificidade de cada pessoa e aí entra o tratamento psicológico. E neste, é necessário que o paciente se coloque a trabalho e o profissional contribui a esta condição. Outra questão é porque se concentrar no porquê a depressão está ocorrendo, sua origem? Será que isto vai te curar de pronto? Acredito que na medida que possa lidar com as situações atuais, o que está no passado pode se manifestar, pois assim funciona o inconsciente, surge em situações em que estamos distraídos. Importante continuar falando do que te afeta. Se não consegue evoluir com o atual tratamento, busque experimentar outra possibilidade. Mas principalmente, tenha paciência e persistência consigo mesmo!
Olá! Poderá ser importante direcionar sobre como se sente no ambiente terapêutico ao profissional que se encontra nesta parceria contigo. Os afetos presentes em um processo de psicoterpia/análise também poderão ser norteadores a condução do tratamento. Para a construção de um saber sobre do que decorre o que nomeia como 'desajuste', e seus destinos possíveis o espaço de psicoterapia/psicanálise com profissional que designar por sua escolha própria poderá ser um ponto de partida. É importante olhar para além do momento presente. Abraço.
No seu relato você diz "não ocorreu nehum trauma comigo". Traumas fazem parte do desenvolvimento humano, todos temos traumas. Conheça outros terapeutas, com outras metologias, é importante você estar confortável com o profissional e com a técnica. Experimente novas abordagens. Isso trará novas ideias sobre aspectos da sua vida, compondo o seu conhecimento e experiência. Fico à disposição como opção. Abraço!
Olá! Seu questionamento me faz pensar o quanto a sensação de estar desajustado muitas vezes é relativa à tentativas de se adaptar, corresponder a alguns ideais e expectativas que, apesar de serem inconscientes, podem ser reconhecidos se investigados em um processo de análise que tenha um bom vínculo transferencial. É muito comum nos compararmos com outras pessoas sem sequer nos darmos conta disso. O desajuste pode ser um ponto de partida para uma análise mais ampla sobre estar perdido e sem propósito, sua questão é muito relevante e pode te levar a vários lugares se acolhido num espaço seguro e sensível. Estou à disposição!
Olá, o que pareçe que esteja sentindo, pelo seu relato, é angústia e para psicanálise, angústia é justamente a ausência de sentido. O processo terapêutico é um espaço que possibilita criar novos sentidos, ou seja, é um espaço de construção.
A Psicanálise pode te ajudar a entender como essas questões se formaram ao longo da sua vida, muitas vezes ligadas a experiências passadas, expectativas ou medos inconscientes. A partir dessa compreensão, você pode desenvolver uma maior flexibilidade emocional e encontrar formas mais saudáveis de lidar com situações inesperadas ou que fogem ao seu controle.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!