No quadro depressivo e possível ficar interessado em drogas?
3
respostas
No quadro depressivo e possível ficar interessado em drogas?
O uso de substancias ("drogas") é uma das comorbidades mais frequentes em pessoas com depressão, porque as substancias podem dar um alívio momentâneo dos sintomas depressivos. O problema é que, além dos prejuízos que o uso pode causar, mesmo que raro, a depressão aumenta a probabilidade de desenvolverem dependência.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Há estudos que demontram que a possibilidade de uso de entorpecentes aumenta em alguns transtornos psiquiátricos, geralmente ansiedade, transtornos de personalidade, esquizofrenia e de humor.
É possível sim. Diante de um quadro depressivo, muitas vezes com componentes de ansiedade o paciente pode buscar um “alívio” através do consumo de substâncias tanto lícitas- álcool e cigarro, quanto ilícitas. Infelizmente a sensação de alívio e bem pontual e temporária. Passando o efeito os sintomas podem voltar mais intensos. É importante olhar para esse paciente e poder oferecer um alívio realmente terapêutico, tratando o quadro depressivo farmacilogicamente mas também através de uma escuta qualificada.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.