No passado, fiz terapia coginitvo-comportamental e gostei muito, estudávamos os esquemas e tinha exercícios

13 respostas
No passado, fiz terapia coginitvo-comportamental e gostei muito, estudávamos os esquemas e tinha exercícios para aprender a lidar com eles. Ocorre que me mudei e ao procurar a terapia novamente, encontrei a linha comportamental. Estou sentido falta da anterior. São linhas muito diferentes mesmo?
Sim, a terapia cognitivo comportamental é completa, no entanto foi a que você mais gostou porque abrange tanto a cognição (pensamentos, crenças, esquemas,etc) quanto o comportamento que trabalha quais atitudes e comportamentos o indivíduo reflete de acordo com cada episódio; para isso existe uma grande diversidade de técnicas que são muito eficientes para lidar com as várias dificuldades do paciente ocasionando uma grande melhora no quadro do paciente. A TCC é caracterizada principalmente pelo seu método de EVIDÊNCIAS.
A terapia apenas cognitiva ou apenas comportamental, vai trabalhar apenas uma dessas duas formas, porém as duas juntas são essenciais e muito eficaz.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim! São linhas extremamentes diferentes. A comportamental como o próprio nome diz, utiliza-se dos diversos tipos de instrumentos, tais como: comportamento positivo e negativo, estímulos condicionados e incondicinado, dessenssibilizacao sistemática, etc.
A terapia cognitiva comportamental é atualmente a linha terapêutica mais indicada para diversos transtornos mentais, justamente por sua eficácia. Cognitiva como o nome diz, se utiliza da estrutura cognitiva do indivíduo e seus esquemas. Experiências armazenados de forma disfuncionais, se tornam crenças centrais disfuncionais, que produzem pensamentos disfuncionais, que por sua vez, produzem sentimentos desagradáveis. O foco da TCC são os conteúdos causadores das crenças.
Estou de acordo com as colegas Bárbara A. D. Paiva e com Gisela Nonnenberg. Explicaram de forma simples e objetiva a diferença entre as duas abordagens.
Olá!
As linhas são diferentes entre si. Você sente a diferença.
Vou tentar ser didática. É como se você fizesse uma viagem para a praia. Você tem várias opções e caminhos a escolher. Pode ir de ônibus, pode ir de carro, pode ir escutando música, ir de bicicleta talvez. Não importa qual o caminho e como você irá para a praia, você sempre chegará a praia. Basta escolher o caminho que te faz sentir mais confortável. Não exite em procurar um terapeuta cuja linha de abordagem de agrade. Essa é a chave do sucesso da psicoterapia.
Espero ter ajudado.
Olá

Sim,
SOu TErapeuta cognitivo-comportamental e tambem trabalho com a primeira experiencia que você viveu.
Atuo com tecnicas de PNL, visualizações e tarefas para potencializar o aprendizado em sessão.
Olá, boa tarde, tudo bem? respondendo a sua pergunta, sim há diferenças entre elas, são áreas de atuação distintas (por mais que o nome seja parecido), de forma bem resumida a TCC foca-se mais no modelo cognitivo (pensamento gera uma emoção, que gera um comportamento e que gera uma reações fisiológica e assim mutuamente), como também apresenta um repertório de técnicas para que o próprio paciente seja seu próprio psicólogo (a) através das psicoeducações, descobreta guiada e pensamentos socráticos; diferentemente da terapia comportamental, que é mais voltada a relação mais de causa e efeito (Estimulo influencia uma resposta) podendo ser reforçado ou até mesmo extinto, mostrando ao paciente como ele age em determinadas situações e mudando seu comportamento diante de tais.
Relatei esse breve resumo, porém não se restringe a somente isso que mencionei; eu particularmente amo a TCC e os resultados que obtenho em sessão, mas admiro todas as abordagens psicológicas de uma forma geral.

Grande abraço!
Podemos dizer que uma completa a outra, já que as cognições são crenças e pensamentos. Sendo assim o comportamental é a técnicas que psicólogos especializados utilizam para modificar os pensamentos disfuncionais.
Sim, são diferentes mas complementares. A Comportamental trabalha apenas os comportamentos e a cognitivo comportamental trabalha os pensamentos, processos cognitivos, emoções e comportamentos. As suas são excelentes, mas fique onde você se sente mais desafiado e compreendido. Um abraço
Sim, as abordagens terapia cognitivo comportamental e terapia comportamental, são diferentes, pois uma atua tanto no cognitivo, em seus pensamentos, emoções como também no comportamental, já a terapia comportamental é mais voltada para mudanças no comportamento.Lembre-se, você tem que se sentir bem ao fazer a terapia, não adianta fazer por fazer e se sentir desconfortável e os atendimentos não terem o efeito desejado na sua vida. Espero que tenha lhe ajudado, com a minha resposta.
Olá! Como os colegas já comentaram, elas são distintas, mas não diria que muito diferentes visto que a terapia cognitivo-comportamental, em alguns casos, utiliza técnicas comportamentais e entende o comportamento como o resultado do que você sente que por sua vez está relacionado à forma como você pensa. O que você deve estar sentido falta é da parte cognitiva que já foi bem explicada pelos colegas. Sugiro você conversar com @ sua/seu psicoterapeuta para entender o processo que está sendo conduzido em seu tratamento e, se ainda assim sentir que falta algo, busque outro profissional. Antes de mais nada, o trabalho deve fazer sentido para você. Espero ter ajudado e me coloco à disposição para mais esclarecimentos caso necessite. Um abraço!
A principal diferença é que uma terapia trabalha o comportamento e outra as emoções e pensamentos. O mais importante em qualquer terapia é você ter empatia com o profissional que esta lhe atendendo. Com isso vc consegue ter um melhor aproveitamento da linha terapêutica escolhida.
Olá, sim são terapias diferentes a cognitiva é uma abordagem mais mentalista com esquemas e pensamentos a comportamental trabalha mais com analise funcional e comportamento problema. Espero ter ajudado
Olá, tudo bem? Então, as duas abordagens são bem diferentes tanto como visão de homem como no manejo clínico. A comportamental foi a primeira que surgiu e esta abordagem se foca apenas no comportamento, já a TCC consegue abordar o comportamento e as cognições. E pelo que entendi você fazia terapia com um profissional que além de TCC trabalhava com Terapia do Esquema, que também é um pouco diferente da TCC, por isso te recomendo buscar um psicologo que atenda na abordagem da Terapia do Esquema. Espero ter ajudado!

Especialistas

Cristiane Nassar Alves

Cristiane Nassar Alves

Psicólogo, Sexólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Maria Clara Crozariol Capellete

Maria Clara Crozariol Capellete

Psicólogo

Taubaté

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.