No passado, fiz terapia coginitvo-comportamental e gostei muito, estudávamos os esquemas e tinha exercícios

13 respostas
No passado, fiz terapia coginitvo-comportamental e gostei muito, estudávamos os esquemas e tinha exercícios para aprender a lidar com eles. Ocorre que me mudei e ao procurar a terapia novamente, encontrei a linha comportamental. Estou sentido falta da anterior. São linhas muito diferentes mesmo?
Sim, a terapia cognitivo comportamental é completa, no entanto foi a que você mais gostou porque abrange tanto a cognição (pensamentos, crenças, esquemas,etc) quanto o comportamento que trabalha quais atitudes e comportamentos o indivíduo reflete de acordo com cada episódio; para isso existe uma grande diversidade de técnicas que são muito eficientes para lidar com as várias dificuldades do paciente ocasionando uma grande melhora no quadro do paciente. A TCC é caracterizada principalmente pelo seu método de EVIDÊNCIAS.
A terapia apenas cognitiva ou apenas comportamental, vai trabalhar apenas uma dessas duas formas, porém as duas juntas são essenciais e muito eficaz.

Sim! São linhas extremamentes diferentes. A comportamental como o próprio nome diz, utiliza-se dos diversos tipos de instrumentos, tais como: comportamento positivo e negativo, estímulos condicionados e incondicinado, dessenssibilizacao sistemática, etc.
A terapia cognitiva comportamental é atualmente a linha terapêutica mais indicada para diversos transtornos mentais, justamente por sua eficácia. Cognitiva como o nome diz, se utiliza da estrutura cognitiva do indivíduo e seus esquemas. Experiências armazenados de forma disfuncionais, se tornam crenças centrais disfuncionais, que produzem pensamentos disfuncionais, que por sua vez, produzem sentimentos desagradáveis. O foco da TCC são os conteúdos causadores das crenças.
Estou de acordo com as colegas Bárbara A. D. Paiva e com Gisela Nonnenberg. Explicaram de forma simples e objetiva a diferença entre as duas abordagens.
Olá!
As linhas são diferentes entre si. Você sente a diferença.
Vou tentar ser didática. É como se você fizesse uma viagem para a praia. Você tem várias opções e caminhos a escolher. Pode ir de ônibus, pode ir de carro, pode ir escutando música, ir de bicicleta talvez. Não importa qual o caminho e como você irá para a praia, você sempre chegará a praia. Basta escolher o caminho que te faz sentir mais confortável. Não exite em procurar um terapeuta cuja linha de abordagem de agrade. Essa é a chave do sucesso da psicoterapia.
Espero ter ajudado.
Olá

Sim,
SOu TErapeuta cognitivo-comportamental e tambem trabalho com a primeira experiencia que você viveu.
Atuo com tecnicas de PNL, visualizações e tarefas para potencializar o aprendizado em sessão.
Olá, boa tarde, tudo bem? respondendo a sua pergunta, sim há diferenças entre elas, são áreas de atuação distintas (por mais que o nome seja parecido), de forma bem resumida a TCC foca-se mais no modelo cognitivo (pensamento gera uma emoção, que gera um comportamento e que gera uma reações fisiológica e assim mutuamente), como também apresenta um repertório de técnicas para que o próprio paciente seja seu próprio psicólogo (a) através das psicoeducações, descobreta guiada e pensamentos socráticos; diferentemente da terapia comportamental, que é mais voltada a relação mais de causa e efeito (Estimulo influencia uma resposta) podendo ser reforçado ou até mesmo extinto, mostrando ao paciente como ele age em determinadas situações e mudando seu comportamento diante de tais.
Relatei esse breve resumo, porém não se restringe a somente isso que mencionei; eu particularmente amo a TCC e os resultados que obtenho em sessão, mas admiro todas as abordagens psicológicas de uma forma geral.

Grande abraço!
Podemos dizer que uma completa a outra, já que as cognições são crenças e pensamentos. Sendo assim o comportamental é a técnicas que psicólogos especializados utilizam para modificar os pensamentos disfuncionais.
Sim, são diferentes mas complementares. A Comportamental trabalha apenas os comportamentos e a cognitivo comportamental trabalha os pensamentos, processos cognitivos, emoções e comportamentos. As suas são excelentes, mas fique onde você se sente mais desafiado e compreendido. Um abraço
Sim, as abordagens terapia cognitivo comportamental e terapia comportamental, são diferentes, pois uma atua tanto no cognitivo, em seus pensamentos, emoções como também no comportamental, já a terapia comportamental é mais voltada para mudanças no comportamento.Lembre-se, você tem que se sentir bem ao fazer a terapia, não adianta fazer por fazer e se sentir desconfortável e os atendimentos não terem o efeito desejado na sua vida. Espero que tenha lhe ajudado, com a minha resposta.
Olá! Como os colegas já comentaram, elas são distintas, mas não diria que muito diferentes visto que a terapia cognitivo-comportamental, em alguns casos, utiliza técnicas comportamentais e entende o comportamento como o resultado do que você sente que por sua vez está relacionado à forma como você pensa. O que você deve estar sentido falta é da parte cognitiva que já foi bem explicada pelos colegas. Sugiro você conversar com @ sua/seu psicoterapeuta para entender o processo que está sendo conduzido em seu tratamento e, se ainda assim sentir que falta algo, busque outro profissional. Antes de mais nada, o trabalho deve fazer sentido para você. Espero ter ajudado e me coloco à disposição para mais esclarecimentos caso necessite. Um abraço!
A principal diferença é que uma terapia trabalha o comportamento e outra as emoções e pensamentos. O mais importante em qualquer terapia é você ter empatia com o profissional que esta lhe atendendo. Com isso vc consegue ter um melhor aproveitamento da linha terapêutica escolhida.
Olá, sim são terapias diferentes a cognitiva é uma abordagem mais mentalista com esquemas e pensamentos a comportamental trabalha mais com analise funcional e comportamento problema. Espero ter ajudado
Olá, tudo bem? Então, as duas abordagens são bem diferentes tanto como visão de homem como no manejo clínico. A comportamental foi a primeira que surgiu e esta abordagem se foca apenas no comportamento, já a TCC consegue abordar o comportamento e as cognições. E pelo que entendi você fazia terapia com um profissional que além de TCC trabalhava com Terapia do Esquema, que também é um pouco diferente da TCC, por isso te recomendo buscar um psicologo que atenda na abordagem da Terapia do Esquema. Espero ter ajudado!