No meu trabalho eu tenho que falar o tempo todo com pessoas que não conheco, estabelecer algum relacionamento,

13 respostas
No meu trabalho eu tenho que falar o tempo todo com pessoas que não conheco, estabelecer algum relacionamento, porem cada dia que passa fica mais dificil pra mim, tenho pavor de atender ao telefone ou efetuar uma ligação; isso esta me prejudicando profissionalmente; sera que tenho alguma fobia?
Os sintomas apresentados podem indicar fobia social, porém pode ser algum outro evento pertubador que desencadeia a dificuldade em lidar com o público. O ideal é uma avaliação mais detalhada feita por um psicologo para indicar a melhor intervenção visando melhorar sua qualidade de vida e habilidades sócias, interpessoais e laborais.
Fico a disposição .

Olá! Essa dificuldade em lidar com pessoas pode se tratar de fobia social. Um transtorno que é altamente tratável, contudo, que traz muitos prejuízos ao nosso dia a dia.

Em especial a via de tratamento é a psicoterapia e a via medicamentosa.

Caso tenha mais dúvidas a respeito do assunto, fico à sua disposição.
A priori poderia ser fobia, entretanto, seria necessário maior detalhamento para uma hipótese diagnóstica e posterior confirmação médica. Considero importante que você inicie rapidamente um tratamento psicológico para que o quadro não evolua mais e agregue outros transtornos. Sugiro tratamento com psicólogo que trabalhe com a TCC (Terapia Cognitiva Comportamental) por ter protocolos específicos com evidência científica comprovada.
Olá! É preciso avaliar o inicio, se foi de repente ou gradual, como também a extensão. Existe a necessidade de avaliar melhor para dar uma sugestão. Procure ajuda psicológica para fazer uma avaliação. Boa sorte!
Olá! Você tem baixa autoestima, que dificulta sua credibilidade em si mesma e desenvolve uma baixa auto confiança. Busque por Psicoterapia Cognitivo Comportamental e hipnoterapia! Paz e Bem!
A questão é se fazia antes e agora esta cada vez mais difícil ou se sempre foi difícil... No primeiro caso pense que como um vaso que recebe um copo de água por vez, vai enchendo lentamente, até que quando está cheio começa a transbordar qualquer que seja o volume de água acrescentado. Que água é está? Medo de ser julgado, de errar, de ser invadido pela voz ou olhar do outro? O que mudou desde que começou neste trabalho?

No segundo caso, como sempre foi assim, procure entender se esta dificuldade também está em outros lugares como em sua família, amigos, estudos etc. Caso estava apenas localizado no trabalho, procure entender o que ele representa para você e o impacto dele existir ou não em sua vida (o trabalho).

Uma ajuda profissional psi pode lhe ajudar nesta troca com estas questões. Não assuma como fobia e procure se aprofundar no seu modo de encarar o seu lugar no mundo.
Olá! Embora seja necessária uma descrição mais completa de sua história de vida, pelo seu breve relato você pode ter Fobia Social ou estar sofrendo de Ansiedade de Desempenho. Seria ótimo você procurar um psicólogo para explanar melhor essa sua angústia para que o tratamento adequado lhe seja ministrado.
Bom, pelo seu breve relato, parece sim se tratar de algo de ordem fóbica, mas não necessariamente se trata de uma fobia. Seria interessante verificar o que há nesse Outro - que você desconhece mas tem que atender - que lhe causa essa sensação e crescente dificuldade de se lidar. Obviamente que estou partindo de um pressuposto, portanto, procure um/a profissional da área psi. A psicanálise tem uma escuta interessante para oferecer frente à esses casos, podendo quando bem sucedido o tratamento, ter efeitos duradouros na vida do sujeito.
Olá! A princípio parece uma fobia social, mas é impossível dar um diagnóstico a partir de poucas palavras sem nem mesmo conhecer sua história de vida. Cada ser humano é único e para uma avaliação mais precisa seria bom um acompanhamento psicológico em terapia cognitiva q tem tido muito êxito nessa questão .
Espero ter ajudado
Grata pela atenção
Estou a disposição caso precise
Em todas as situações que relatou é importante que você possa tomar consciência dos seus pensamentos para entender e ampliar a sua compreensão sobre o que está lhe trazendo ansiedade nessas vivências. Se está afetando uma ou mais áreas da sua vida, independente do diagnóstico é importante que busque orientação. Você terá a oportunidade de compreender o que você tem vivenciado, aprender habilidades sociais e de comunicação, reestruturar pensamentos que podem estar distorcidos e então diminuir as curvas da sua ansiedade nessas situações, até que elas se tornem pouco ansiolíticas para você. E muito mais! Abraços!
Tudo indica sim se tratar de uma fobia. Uma minuciosa avaliação com um psicólogo poderá esclarecer tratar e orientar. Caso precise medicação será orientado um psiquiatra. Mas a terapia pode ser suficiente. Fobias sao altamente tratáveis, não deixe elas estragar sua vida profissional.
A partir do seu relato não é possível afirmar que se trata de uma fobia. Procure um psicólogo para fazer uma avaliação e tratamento. Não deixe para depois, sua saúde mental está precisando de cuidados, seja para lidar com uma possível fobia ou outros aspectos que te levem ao pavor de fazer ou receber uma ligação profissional. Abraço.
Olá! É importante que você procure ajuda de um profissional. Sugiro que busque um Terapeuta Cognitivo Comportamental. Seu desconforto pode se tratar de uma forte ansiedade de desempenho, medo de atender as exigências dos outros, medo de não ter bons resultados ou de ser criticado pelos outros. Isso pode ser Ansiedade Social. Mas não se preocupe, muitos de nós sofremos com isso. Uma ansiedade muito forte diante de situações de desempenho. Para isso existe tratamento, não deixe o tempo passar, busque ajuda e você verá com se sentirá melhor. Boa sorte.