No exame feito com o otorrinolaringologista deu o seguinte resultado: lesão vegetante na rinofaringe

2 respostas
No exame feito com o otorrinolaringologista deu o seguinte resultado: lesão vegetante na rinofaringe pré cancerígeno e edema de reinke.
Isso é câncer? Pode virar câncer?
Olá: se o diagnóstico é de lesão pré-maligna: sim, pode virar câncer.
O edema de Reinke é um edema na mucosa. Ambas as lesões que você descreveu estão associadas ao tabagismo ( cigarro, palheiro, narguilé, etc).
Primeiro passo é interromper o tabagismo; conforme a lesão tratar com o otorrino; fazer o seguimento adequado com o otorrino e , conforme o quanto você fuma e a quantos anos, conversar com o oncologista para fazer tomografia de tórax de rastreamento de câncer de pulmão ( dentre outros).
Abraços.

Boa tarde!
Isso não é câncer, mas sim pode se tornar um dia.
Pessoas portadoras de Edema de Reinke devem manter um acompanhamento regular com Otorrinolaringologista.
Como esses pacientes costumam ser grandes tabagistas (ou ex-tabagistas), muitos tem indicação de Tomografia de Tórax de baixa dose de radiação para rastreamento de câncer de pulmão.
Converse com seu médico!
Um abraço!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!