No domingo, depois de muito tempo sem fazer caminhadas, acabei fazendo trilha e andei por cerca de 0

4 respostas
No domingo, depois de muito tempo sem fazer caminhadas, acabei fazendo trilha e andei por cerca de 06h, e tomei muito sol (apesar de estar com protetor e repelente). Na segunda tive muita dor no corpo, sinusite e febre, e assim se estende até hoje, sexta, 5 dias depois, com episódio agora de dor de garganta. Poderia ser um quadro de exaustão? O que fazer?
Olá, não há como chegar um diagnóstico pelo texto proposto, porém eu indicaria passar em consulta médica para avaliação do caso.

Se não for um quadro muito significativo, pode. Fazer repouso, alimentação adequada, usar analgésicos comuns e principalmente muito líquido.
Mas se tiver muita dor muscular, febre alta , urina de coloração escura, aconselho ser examinado e fazer exames laboratoriais.
Acho recomendável passar em um serviço de pronto atendimento para ser avaliado melhor, a depender do caso, pode ser necessário a introdução de antibióticos.
Bom dia! Sua descrição sugere que você pode estar lidando com uma resposta do seu corpo ao esforço excessivo e exposição prolongada ao sol, comum em atividades como a trilha que você mencionou. O esforço físico intenso, especialmente após um longo período de inatividade, pode levar a dores musculares devido ao uso excessivo dos músculos e pequenas lesões nas fibras musculares. Além disso, a exposição prolongada ao sol, mesmo com proteção, pode contribuir para a desidratação e outros problemas relacionados ao calor, como a exaustão pelo calor.

Os sintomas que você mencionou, incluindo dor no corpo, sinusite, febre e agora dor de garganta, podem estar associados não apenas à exaustão física, mas também a uma possível infecção. A exaustão pode comprometer o sistema imunológico, tornando-o mais suscetível a infecções.

É importante, primeiramente, garantir que você esteja adequadamente hidratado. Beber bastante líquidos, especialmente água, é crucial após esforço físico e exposição ao calor. Além disso, repouso adequado é essencial para permitir que seu corpo se recupere.

Se os sintomas persistirem ou se agravarem, é importante consultar um médico. A medicina integrativa pode ser particularmente útil neste contexto, pois pode considerar todos os aspectos da sua saúde e estilo de vida para tratar não apenas os sintomas, mas também as causas subjacentes. Uma avaliação médica pode incluir um exame físico detalhado e, se necessário, exames adicionais para verificar se há alguma infecção ou outra condição que possa estar contribuindo para os seus sintomas.

Além do tratamento médico convencional, técnicas complementares como nutrição adequada, suplementação de vitaminas e minerais, e técnicas de relaxamento podem ajudar a fortalecer seu sistema imunológico e acelerar a recuperação.

Lembre-se, a saúde é um equilíbrio entre o corpo, a mente e o ambiente, e todos esses fatores devem ser considerados para um tratamento eficaz e uma recuperação completa.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!