No caso do Lúpus é obrigatório o uso da hidroxicloroquina ou pode se usar somente o metotrexato?
2
respostas
No caso do Lúpus é obrigatório o uso da hidroxicloroquina ou pode se usar somente o metotrexato?
Dr. Matheus Tozatto Baptista Coelho Leal
Reumatologista, Especialista em clínica médica
Belo Horizonte
O uso da Hidroxicloroquina é indicado no tratamento do Lupus desde o diagnóstico, independente da gravidade da doença. Ela tem eficácia comprovada no controle da doença e previne recidivas, além de ser uma medicação com poucos efeitos colaterais e não aumentar o risco de infecções. Não se utiliza a Hidroxicloroquina apenas nos casos de intolerância ou contra indicação, como maculopatia, por exemplo. Sua associação com o Metotrexato é, portanto, recomendada sempre que possível.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Caso não haja contra-indicação ao uso da hidroxicloroquina (maculopatia, reações alérgicas, efeitos colaterais persistentes e limitantes), a hidroxicloroquina é sempre indicada no tratamento do lupus eritematoso sistêmico, para evitar reativações frequentes, reduzir o risco de manifestações graves e, consequentemente, reduzir a necessidade do uso frequente de glicocorticóides. Se for indicado o início do metotrexato, por outras manifestações, a hidroxicloroquina deve ser mantida.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.