No caso de Isquemia Miocárdica Apical, produzida por PM "trajeto intra septal na artéria descendente

3 respostas
No caso de Isquemia Miocárdica Apical, produzida por PM "trajeto intra septal na artéria descendente anterior e trajeto intramiocárdico no ramo diagonalis, ambos c/ constrição sistólica de grau importante" (diagonal obstr. de 90% na D e 100% na S), deve-se evitar atividade física mesmo c/remédios ?
Olá!

Essa condição não é uma contra-indicação absoluta para realização de atividade física, mas talvez sejam necessários alguns ajustes de medicação para diminuir o risco de complicações, além de avaliar adequadamente o tipo e a intensidade da atividade física. O teste ergométrico (exame da esteira) pode auxiliar o médico nesse processo.
Procure seu cardiologista e converse com ele sobre esse assunto e ele vai lhe dar a orientação de forma mais adequada e individualizada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A ponte miocárdica pode causar constrições severas como no seu caso. Além da avaliação clínica através da sintomatologia, deve-se lançar mão de exames complementares para avaliação de isquemia, principalmente no esforço físico.

Por si só, a ponte miocárdica não contra-indica atividade física. Após avaliação complementar, a conduta de primeira linha no tratamento desta condição é o uso de medicamentos para reduzir sintomas de isquemia e minimizar o risco de futuros eventos cardíacos.

Na persistência de sintomas mesmo com o tratamento clínico, a intervenção percutânea com o uso de stents ou tratamento cirurgião estão indicados.

Oriento que procure o seu cardiologista melhor avaliação do caso.
Será necessário ajustar suas medicações para diminuir os episódios de isquemia e, após otimização da medicação, realizar um teste de esforço para determinar o nível de esforço tolerado com segurança. Na minoria dos casos, é necessária cirurgia para ressecação da ponte miocárdica.

Especialistas

Marcio Pimentel Fernandes

Marcio Pimentel Fernandes

Cirurgião cardiovascular

Ribeirão Preto

Fernando Silverio

Fernando Silverio

Cirurgião cardiovascular

Goiânia

Jean Marc V. Prado de Oliveira

Jean Marc V. Prado de Oliveira

Cirurgião cardiovascular

Campinas

Orlando Petrucci

Orlando Petrucci

Cirurgião cardiovascular

Campinas

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 45 perguntas sobre Isquemia Miocárdica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.