No caso de câncer de próstata recidivado após prostatectomia radical e radioterapia, é possível

4 respostas
No caso de câncer de próstata recidivado após prostatectomia radical e radioterapia, é possível cirurgia se o foco estiver restrito à loja prostática ?
Devemos saber exatamente o local que foi irradiado por radioterapia. Após cirurgia e radioterapia da loja prostática, a opção do HIFU (ultrassom de alta frequência torna-se a mais interessante ao meu ver. Se a deteção foi de algum linfonodo próximo à loja prostática, a linfadenectomia minimamente invasiva (Cirurgia robotica ou Laparoscopica) estará bem indicada. Mas é claro que dependemos dos dados exatos dos exames e considerar o tempo de recidiva para um Melhor panorama. Att Dr. Leonardo Welter

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,
Sua dúvida é muito importante e ajudará outras pessoas na mesma situação.
O câncer de próstata pode retornar após o tratamento inicial com cirurgia e radioterapia em até 40% dos casos em um período de 10 anos.
Nesta situação, o urologista deve fazer um rastreamento para encontrar o possível foco da doença e o tratamento depende da combinação de vários critérios, como: idade, agressividade inicial da doença, localização, número de focos, assim como se o tratamento inicial foi a cirurgia ou radioterapia.
Em geral, utilizamos exames como a ressonância e a cintilografia dos óssos para identificar os focos de doença. Mais recentemente, exames como o PET com PSMA vem melhorando o poder de detecção neste cenário.
O tratamento da doença que retornou onde estava a próstata pode ser feito com radioterapia, tepia focal (HIFU) ou mesmo uma nova cirurgia. Em caso de metástases, a utilização de bloquadores de hormônios também pode ser necessária.
Atenciosamente.
Dr. Bruno Benigno
Olá.

Depende muito do método que detectou a recidiva.
Atualmente existe o PET- PSMA que pode detectar um foco de recidiva no coto do ducto deferente ou em linfonodos pélvicos ou na ponta da vesícula seminal caso ela tenha sido intencional ou acidentalmente deixada. Caso este seu caso, algumas vezes a cirurgia é possível, porém com risco mais elevado.
Olá. Concordo com Dr José Abraão. Ainda, se for somente recidiva local, pode-se discutir radioterapia (sbrt), Hifu....

Especialistas

Claudio Calazan do Carmo

Claudio Calazan do Carmo

Oncologista

Niterói

Cláudia Schöffel Schavinski

Cláudia Schöffel Schavinski

Oncologista

Sorriso

Marcio D’Imperio

Marcio D’Imperio

Urologista

São Paulo

Ana Carolina Veneziani

Ana Carolina Veneziani

Oncologista, Médico clínico geral

Brasília

Rosane do Rocio Johnsson

Rosane do Rocio Johnsson

Oncologista

Curitiba

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 513 perguntas sobre Câncer de próstata
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.