NO CASO DA DIGENESIA DO CORPO CALOSO, COMO SÃO TRABALHADOS COM O PSICOPEDAGOGO?
11
respostas
NO CASO DA DIGENESIA DO CORPO CALOSO, COMO SÃO TRABALHADOS COM O PSICOPEDAGOGO?
A primeira coisa a se fazer é saber se tem encaminhamento médico, indicação para o trabalho psicopedagógico.
Caso tenha, estou ao dispor para avaliar! Há casos em que o Psicomotrista também é necessário. Além dos demais profissionais!
Caso tenha, estou ao dispor para avaliar! Há casos em que o Psicomotrista também é necessário. Além dos demais profissionais!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
A Disgenesia do corpo caloso é associada a diferentes más-formações. É interessante que reporte mais informações da equipe de saúde e diagnóstico (qual dos três grupos da disgenesia) como também a idade. Quais profissionais compõe a equipe para intervenção? Quanto mais informações o profissional tiver, melhor.
Agende horário com um psicopedagogo, com certeza, a partir das entrevista e anamnese ele poderá iniciar o trabalho de intervenção.
Até mais!
A Disgenesia do corpo caloso é associada a diferentes más-formações. É interessante que reporte mais informações da equipe de saúde e diagnóstico (qual dos três grupos da disgenesia) como também a idade. Quais profissionais compõe a equipe para intervenção? Quanto mais informações o profissional tiver, melhor.
Agende horário com um psicopedagogo, com certeza, a partir das entrevista e anamnese ele poderá iniciar o trabalho de intervenção.
Até mais!
Olá! O Psicopedagoga é um terapeuta da aprendizagem e irá ajudar nas questões relacionadas à ela. Se houver comprimento na aprendizagem, aí entra o Psicopedagogo. Estou à disposição para maiores esclarecimentos.
A neuropsicopedagogia pode trabalhar com a digenesia do corpo caloso por meio de estratégias de intervenção que visam atender às necessidades educacionais e de desenvolvimento das pessoas afetadas por essa condição. A digenesia do corpo caloso é uma malformação congênita em que o corpo caloso, a estrutura que conecta os dois hemisférios do cérebro, não se desenvolve adequadamente.
O papel da neuropsicopedagogia nesse contexto é identificar e compreender as dificuldades específicas enfrentadas pela pessoa com essa condição, considerando as possíveis repercussões no aprendizado, na cognição e no desenvolvimento emocional. A partir dessa compreensão, o profissional de neuropsicopedagogia pode elaborar estratégias pedagógicas e de intervenção que sejam adaptadas às necessidades individuais da pessoa com digenesia do corpo caloso.
Isso pode envolver a criação de um ambiente de aprendizado adequado, o uso de recursos pedagógicos adaptados, a implementação de estratégias de ensino diferenciadas e o suporte emocional necessário para lidar com os desafios associados à condição. A abordagem da neuropsicopedagogia é multidisciplinar e visa promover o desenvolvimento integral da pessoa, levando em consideração as especificidades neurológicas e pedagógicas envolvidas.
Se precisar de mais informações sobre esse assunto ou sobre como a neuropsicopedagogia pode ajudar em outras situações, estou à disposição para ajudar!
O papel da neuropsicopedagogia nesse contexto é identificar e compreender as dificuldades específicas enfrentadas pela pessoa com essa condição, considerando as possíveis repercussões no aprendizado, na cognição e no desenvolvimento emocional. A partir dessa compreensão, o profissional de neuropsicopedagogia pode elaborar estratégias pedagógicas e de intervenção que sejam adaptadas às necessidades individuais da pessoa com digenesia do corpo caloso.
Isso pode envolver a criação de um ambiente de aprendizado adequado, o uso de recursos pedagógicos adaptados, a implementação de estratégias de ensino diferenciadas e o suporte emocional necessário para lidar com os desafios associados à condição. A abordagem da neuropsicopedagogia é multidisciplinar e visa promover o desenvolvimento integral da pessoa, levando em consideração as especificidades neurológicas e pedagógicas envolvidas.
Se precisar de mais informações sobre esse assunto ou sobre como a neuropsicopedagogia pode ajudar em outras situações, estou à disposição para ajudar!
Quando se trata de trabalhar com um psicopedagogo em casos de agenesia do corpo caloso, é importante considerar várias abordagens e estratégias. Aqui estão algumas maneiras pelas quais um psicopedagogo pode auxiliar:
Avaliação e diagnóstico: O psicopedagogo pode realizar uma avaliação abrangente das habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais da criança para identificar áreas de força e fraqueza. Isso pode envolver testes padronizados, observação direta e entrevistas com pais e professores.
Desenvolvimento de programas educacionais individualizados: Com base na avaliação, o psicopedagogo pode desenvolver um plano educacional individualizado (PEI) que aborda as necessidades específicas da criança. Isso pode incluir estratégias de ensino adaptativas, modificação de currículo e uso de recursos de apoio.
Treinamento de habilidades acadêmicas: O psicopedagogo pode fornecer suporte direto para o desenvolvimento de habilidades acadêmicas, como leitura, escrita, matemática e habilidades de raciocínio. Isso pode envolver a utilização de métodos de ensino multissensoriais e estratégias de ensino diferenciadas.
Treinamento de habilidades sociais e emocionais: Crianças com agenesia do corpo caloso podem enfrentar desafios sociais e emocionais devido a diferenças no processamento de informações e comunicação. O psicopedagogo pode oferecer suporte para o desenvolvimento de habilidades sociais, como interação social, resolução de conflitos e auto regulação emocional.
Colaboração com outros profissionais: O psicopedagogo pode trabalhar em estreita colaboração com outros profissionais, como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos, para fornecer um plano de intervenção abrangente e integrado.
Orientações sistemáticas Envolvimento dos pais e cuidadores: O psicopedagogo pode oferecer orientação e suporte aos pais e cuidadores da criança, fornecendo estratégias para apoiar o desenvolvimento da criança em casa e na comunidade.
Avaliação e diagnóstico: O psicopedagogo pode realizar uma avaliação abrangente das habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais da criança para identificar áreas de força e fraqueza. Isso pode envolver testes padronizados, observação direta e entrevistas com pais e professores.
Desenvolvimento de programas educacionais individualizados: Com base na avaliação, o psicopedagogo pode desenvolver um plano educacional individualizado (PEI) que aborda as necessidades específicas da criança. Isso pode incluir estratégias de ensino adaptativas, modificação de currículo e uso de recursos de apoio.
Treinamento de habilidades acadêmicas: O psicopedagogo pode fornecer suporte direto para o desenvolvimento de habilidades acadêmicas, como leitura, escrita, matemática e habilidades de raciocínio. Isso pode envolver a utilização de métodos de ensino multissensoriais e estratégias de ensino diferenciadas.
Treinamento de habilidades sociais e emocionais: Crianças com agenesia do corpo caloso podem enfrentar desafios sociais e emocionais devido a diferenças no processamento de informações e comunicação. O psicopedagogo pode oferecer suporte para o desenvolvimento de habilidades sociais, como interação social, resolução de conflitos e auto regulação emocional.
Colaboração com outros profissionais: O psicopedagogo pode trabalhar em estreita colaboração com outros profissionais, como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos, para fornecer um plano de intervenção abrangente e integrado.
Orientações sistemáticas Envolvimento dos pais e cuidadores: O psicopedagogo pode oferecer orientação e suporte aos pais e cuidadores da criança, fornecendo estratégias para apoiar o desenvolvimento da criança em casa e na comunidade.
Olá!
No caso de disgenesia do corpo caloso, o psicopedagogo trabalha focado nas dificuldades específicas que a criança ou adolescente pode apresentar, como problemas na comunicação entre os hemisférios cerebrais, que podem afetar habilidades motoras, linguagem, e processamento de informações.
O trabalho envolve:
1. Avaliação Individualizada;
2. Intervenções Personalizadas;
3. Estímulo Multissensorial;
4. Colaboração Multidisciplinar.
Esse trabalho contínuo e adaptado às necessidades específicas do indivíduo ajuda a desenvolver habilidades e maximizar o potencial de aprendizagem.
No caso de disgenesia do corpo caloso, o psicopedagogo trabalha focado nas dificuldades específicas que a criança ou adolescente pode apresentar, como problemas na comunicação entre os hemisférios cerebrais, que podem afetar habilidades motoras, linguagem, e processamento de informações.
O trabalho envolve:
1. Avaliação Individualizada;
2. Intervenções Personalizadas;
3. Estímulo Multissensorial;
4. Colaboração Multidisciplinar.
Esse trabalho contínuo e adaptado às necessidades específicas do indivíduo ajuda a desenvolver habilidades e maximizar o potencial de aprendizagem.
Vai depender da demanda da criança.
O que está afetado no desenvolvimento?
O que é necessário estimular?
Quais as comorbidades?
Quais as funções que já desempenha bem?
É necessário uma consulta avaliativa para ter noção da demanda que irá apresentar e em cima disso trabalhar às dificuldades e estimulações.
O que está afetado no desenvolvimento?
O que é necessário estimular?
Quais as comorbidades?
Quais as funções que já desempenha bem?
É necessário uma consulta avaliativa para ter noção da demanda que irá apresentar e em cima disso trabalhar às dificuldades e estimulações.
A digenesia do corpo caloso afeta a conexão entre os hemisférios cerebrais, o que pode causar dificuldades cognitivas e motoras. O trabalho psicopedagógico envolve estimular a memória, a atenção, a coordenação motora e a linguagem. São utilizadas estratégias como atividades de estimulação cognitiva, treinamento motor, apoio emocional e técnicas para organização e planejamento. O psicopedagogo também ajuda no desenvolvimento da autoestima e adaptação social. O trabalho é frequentemente feito em conjunto com outros profissionais, como médicos e terapeutas ocupacionais. Estou à disposição para ajudar caso precise de um acompanhamento mais específico.
A digenesia do corpo caloso é uma condição que afeta a estrutura do corpo caloso, a parte do cérebro que conecta os dois hemisférios. Essa condição pode impactar o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. O trabalho do psicopedagogo com crianças que apresentam essa condição pode envolver várias abordagens e estratégias, incluindo:
1. **Avaliação Diagnóstica:** O psicopedagogo deve realizar uma avaliação abrangente para entender as dificuldades acadêmicas e emocionais da criança. Isso pode incluir testes de habilidades cognitivas, avaliação de habilidades sociais e observações do comportamento em diferentes contextos.
2. **Intervenção Personalizada:** Com base na avaliação, o psicopedagogo pode desenvolver um plano de intervenção individualizado que aborde as necessidades específicas da criança, focando em áreas como habilidades de linguagem, raciocínio lógico, memória e habilidades sociais.
3. **Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas e Acadêmicas:** O psicopedagogo pode trabalhar para reforçar habilidades acadêmicas, utilizando métodos que se adequem ao estilo de aprendizagem da criança. Isso pode incluir o uso de jogos, atividades práticas e recursos visuais para facilitar a compreensão.
4. **Apoio Emocional:** Além do suporte acadêmico, é essencial oferecer apoio emocional. O psicopedagogo pode ajudar a criança a desenvolver estratégias para lidar com frustrações, medos ou ansiedade que possam surgir em relação ao aprendizado e socialização.
5. **Orientação aos Pais e Professores:** Trabalhar em conjunto com os pais e professores para criar um ambiente de aprendizado mais favorável é fundamental. O psicopedagogo pode fornecer orientações sobre como adaptar o ensino e as expectativas, promovendo uma comunicação clara e estratégias que possam ajudar a criança a se integrar melhor no ambiente escolar.
6. **Atividades de Socialização:** Incentivar a interação social pode ser benéfico. O psicopedagogo pode organizar atividades em grupo que ajudem a criança a desenvolver habilidades sociais, melhorar a comunicação e construir relacionamentos.
7. **Monitoramento e Ajustes:** O progresso da criança deve ser monitorado regularmente, permitindo ajustes nas intervenções conforme necessário para atender às mudanças nas necessidades da criança.
A colaboração com outros profissionais de saúde, como neurologistas, terapeutas ocupacionais e psicólogos, também pode ser importante para garantir um suporte abrangente e eficaz.
1. **Avaliação Diagnóstica:** O psicopedagogo deve realizar uma avaliação abrangente para entender as dificuldades acadêmicas e emocionais da criança. Isso pode incluir testes de habilidades cognitivas, avaliação de habilidades sociais e observações do comportamento em diferentes contextos.
2. **Intervenção Personalizada:** Com base na avaliação, o psicopedagogo pode desenvolver um plano de intervenção individualizado que aborde as necessidades específicas da criança, focando em áreas como habilidades de linguagem, raciocínio lógico, memória e habilidades sociais.
3. **Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas e Acadêmicas:** O psicopedagogo pode trabalhar para reforçar habilidades acadêmicas, utilizando métodos que se adequem ao estilo de aprendizagem da criança. Isso pode incluir o uso de jogos, atividades práticas e recursos visuais para facilitar a compreensão.
4. **Apoio Emocional:** Além do suporte acadêmico, é essencial oferecer apoio emocional. O psicopedagogo pode ajudar a criança a desenvolver estratégias para lidar com frustrações, medos ou ansiedade que possam surgir em relação ao aprendizado e socialização.
5. **Orientação aos Pais e Professores:** Trabalhar em conjunto com os pais e professores para criar um ambiente de aprendizado mais favorável é fundamental. O psicopedagogo pode fornecer orientações sobre como adaptar o ensino e as expectativas, promovendo uma comunicação clara e estratégias que possam ajudar a criança a se integrar melhor no ambiente escolar.
6. **Atividades de Socialização:** Incentivar a interação social pode ser benéfico. O psicopedagogo pode organizar atividades em grupo que ajudem a criança a desenvolver habilidades sociais, melhorar a comunicação e construir relacionamentos.
7. **Monitoramento e Ajustes:** O progresso da criança deve ser monitorado regularmente, permitindo ajustes nas intervenções conforme necessário para atender às mudanças nas necessidades da criança.
A colaboração com outros profissionais de saúde, como neurologistas, terapeutas ocupacionais e psicólogos, também pode ser importante para garantir um suporte abrangente e eficaz.
No caso da digenesia do corpo caloso, o trabalho com o psicopedagogo é essencial para ajudar a criança ou adolescente a enfrentar as dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento. Aqui estão algumas abordagens comuns:
1. **Avaliação Inicial**: O psicopedagogo realiza uma avaliação detalhada para entender as necessidades específicas da criança, incluindo suas habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais.
2. **Plano de Intervenção Personalizado**: Com base na avaliação, o psicopedagogo cria um plano de intervenção personalizado que pode incluir estratégias de ensino adaptadas, uso de recursos pedagógicos específicos e suporte emocional.
3. **Estimulação Cognitiva**: O psicopedagogo trabalha com atividades que estimulam a cognição, como jogos educativos, exercícios de memória e habilidades de resolução de problemas.
4. Tecnologia Educacional: O uso de softwares educacionais pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar na alfabetização e no desenvolvimento de habilidades específicas.
5. **Apoio Emocional**: O psicopedagogo também oferece suporte emocional, ajudando a criança a lidar com frustrações e desafios que possam surgir devido à condição.
6. **Colaboração com Outros Profissionais**: Muitas vezes, o trabalho do psicopedagogo é complementado por outros profissionais, como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos, para uma abordagem multidisciplinar.
7. **Monitoramento e Ajustes**: O progresso da criança é continuamente monitorado, e o plano de intervenção é ajustado conforme necessário para garantir que as necessidades dela sejam atendidas de maneira eficaz.
Essas estratégias visam promover o desenvolvimento integral da criança, levando em consideração as especificidades neurológicas e pedagógicas envolvidas.
1. **Avaliação Inicial**: O psicopedagogo realiza uma avaliação detalhada para entender as necessidades específicas da criança, incluindo suas habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais.
2. **Plano de Intervenção Personalizado**: Com base na avaliação, o psicopedagogo cria um plano de intervenção personalizado que pode incluir estratégias de ensino adaptadas, uso de recursos pedagógicos específicos e suporte emocional.
3. **Estimulação Cognitiva**: O psicopedagogo trabalha com atividades que estimulam a cognição, como jogos educativos, exercícios de memória e habilidades de resolução de problemas.
4. Tecnologia Educacional: O uso de softwares educacionais pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar na alfabetização e no desenvolvimento de habilidades específicas.
5. **Apoio Emocional**: O psicopedagogo também oferece suporte emocional, ajudando a criança a lidar com frustrações e desafios que possam surgir devido à condição.
6. **Colaboração com Outros Profissionais**: Muitas vezes, o trabalho do psicopedagogo é complementado por outros profissionais, como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos, para uma abordagem multidisciplinar.
7. **Monitoramento e Ajustes**: O progresso da criança é continuamente monitorado, e o plano de intervenção é ajustado conforme necessário para garantir que as necessidades dela sejam atendidas de maneira eficaz.
Essas estratégias visam promover o desenvolvimento integral da criança, levando em consideração as especificidades neurológicas e pedagógicas envolvidas.
Olá,
A digenesia do corpo caloso, uma má formação deste, o qual é responsavel por ligar os hemisférios direito e esquerdo, organizando as informações e possibilitando que os sinais nervosos circulem entre estes dois hemisférios. O corpo caloso, esta relacionado com funções motoras e cognitivas como os movimentos musculáres, a linguagem, o tato, o olfato, o paladar,a memória, o raciocínio, atenção, a concentração, problemas na aprendizagem entre outros. Dentre os sintomas relacionados estão a apilepsias, as convulsões, desatenção, dificuldade de aprendizagem, dificuldades no raciocínio, entre outros. As vezes, os sintomas são semelhantes ao déficit de atenção e ao autismo. Contudo, existem muitos casos em que, tais sintomas não aparecem.
Sendo assim, o psicopedagogo irá trabalhar a partir do sintoma apresentado, estabelecendo estratégias que favoreçam a desaparição ou diminuição de tais sintomas, possibilitando o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional da criança ou adolescente.
A digenesia do corpo caloso, uma má formação deste, o qual é responsavel por ligar os hemisférios direito e esquerdo, organizando as informações e possibilitando que os sinais nervosos circulem entre estes dois hemisférios. O corpo caloso, esta relacionado com funções motoras e cognitivas como os movimentos musculáres, a linguagem, o tato, o olfato, o paladar,a memória, o raciocínio, atenção, a concentração, problemas na aprendizagem entre outros. Dentre os sintomas relacionados estão a apilepsias, as convulsões, desatenção, dificuldade de aprendizagem, dificuldades no raciocínio, entre outros. As vezes, os sintomas são semelhantes ao déficit de atenção e ao autismo. Contudo, existem muitos casos em que, tais sintomas não aparecem.
Sendo assim, o psicopedagogo irá trabalhar a partir do sintoma apresentado, estabelecendo estratégias que favoreçam a desaparição ou diminuição de tais sintomas, possibilitando o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional da criança ou adolescente.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Minha filha de dois meses e meio não pega na minha mão é normal
- Meu filho tem 5 meses e ainda não ri. Representa algum problema? O quê posso fazer para estimular?
- Um salto muito grande na curva de crescimento (peso), se o bebê é alimentado apenas com leite materno, pode indicar excesso de aleitamento? O bebê deveria ficar proximo do percentil do nascimento ou o percentil de peso pode variar para cima?
- Meu filho tem 14 anos e idade óssea de 17. Ainda pode crescer?
- Olá,bom dia Tenho um bebê de 2 anos,ele ainda não fala. Fazer acompanhamento com fono ajudaria? Qual a idade recomendada para iniciar? Seria como infantil? Desde já agradeço
- Minha filha tem 10 anos e aínda não conseguiu aprender a ler e tem dificuldade em matemática. Não consegue dar um recado por que esquece ou se atrapalha toda e fala o tempo todo pois ela diz que não consegue ficar calada e por isso até fala sozinha e as vezes fica dando soco na parede ou a testa. Estou…
- Tenho um bebe de 5 meses que quando nasceu ficou na UTI, ele está sendo acompanhado por uma neuropediatra, agora com 5 meses ela disse que o desenvolvimento dele está normal, porém, acho que ele está atrasado, ele não consegue rolar ainda, devo procurar outro médico?
- Olá minha filha tem 2 anos e anda com o pé para dentro levei no ortopedista e ele disse que após 2anos melhorava mas não, continua igual. Como encontrar especialista?
- Por gentileza gostaria de saber como lidar com meu único filho de 5 anos que ultimamente anda agressivo com os colegas de Escola?
- Meu filho tem Disgenesia do Corpo Caloso, descobri com 34 semanas de gravidez. Hoje ele está com 8 meses e tem um desenvolvimento super normal para a idade, inclusive ja engatinha. Gostaria de saber se existe o risco de desenvolver alguma doença/sindrome e dificuldade?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Distúrbios do desenvolvimento
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.