No ano passado no final dos meses, eu tive um pesadelo, e não sabia distinguir o pesadelo da realida

16 respostas
No ano passado no final dos meses, eu tive um pesadelo, e não sabia distinguir o pesadelo da realidade, no sonho um homem vinha atrás de mim e me decapitava, e eu realmente pensava que ele iria atrás de mim na vida real. eu tinha um pequeno buraco na minha janela, eu pensava que em qualquer momento ele me apanharia, eu pensava que escutava os seus passos, mas era as batidas do meu coração, eu fui pra sala e tive uma crise de pânico, chorei e suei, estava á espera que ele me atacasse a qualquer momento
Isso pode ter sido dissociação?
Boa noite, primeiramente precisamos saber mais sobre você, seus hábitos, se tem tido uma noite tranquila, quais os alimentos você costuma comer a noite! tudo isso interfere no seu sono e reflete nos sonhos. mas quando trazermos eles para a nossa realidade, chamamos de dissonância cognitiva, por algum trauma queremos negar a realidade, mas para que possamos explicar melhor, faça-nos uma visita e marque sua consulta.

Olá! Sonhos podem ser muito marcantes, ainda mais os pesadelos que se repetem. Acredito que possa ser interessante procurar um profissional para te ajudar a entender melhor esse sonho e o que ele pode querer dizer. Também é importante avaliar de que forma você acreditava que o sonho poderia ser real para podermos definir do que se trata exatamente e partir daí. Busque um profissional para te ajudar. Fique bem!
Olá, eu imagino que não tenha sido um momento fácil de lidar. Os nossos sonhos podem impactar bastante no nosso dia devido a ficarmos relembrando deles ao longo de dias ou semanas, não é possível dizer o que de fato se trata sem um acompanhamento prévio para o entendimento de outros sintomas, para uma compreensão da sua rotina, estilo de vida, momento vivenciado. O indicado seria buscar por um profissional qualificado que possa te auxiliar no entendimento desse sonho e de outras questões que você possa estar enfrentando no momento, espero que tudo fique bem e que eu tenha te auxiliado, me coloco a disposição pro que necessário.
Olá! Não é possível afirmar isto baseado apenas no seu relato.
Você lembra de despertar do sono? É importante buscar um acompanhamento profissional para entender essa dificuldade de discernimento melhor e o que gerou a crise de pânico, ainda mais se forem recorrentes. A psicanálise é uma ótima ferramenta para lidar com sonhos e avaliar estes estados. Abraço!
Bom dia
Se houve apenas um episódio, trata-se apenas de um pesadelo. Caso se repita com certa frequência, sugiro procurar um psicólogo especialista em sono
Com base na sua descrição, é possível que você tenha experimentado dissociação durante o pesadelo, o que pode ter causado confusão entre sonho e realidade. Os sintomas de pânico que você vivenciou, como medo iminente e reações físicas intensas, são comuns nesses momentos. No entanto, apenas um profissional de saúde mental pode fazer um diagnóstico preciso, através de uma avalição detalhada.
Se essas experiências forem frequentes ou causarem sofrimento significativo, é recomendável buscar ajuda profissional para avaliação e possível tratamento.
Como meus colegas informaram, apenas com o seu relato, é temerário diagnosticar seus sintomas. Não somos uma coisa só, vários fatores, traumas, situações vividas e com as quais não conseguimos fazer contato podem trazer consequências como crises de pânico, ansiedade, terror noturno. É muito recomendável que você procure ajuda de um psicoterapeuta para minimizar seu sofrimento psíquico e evitar males para a sua saúde física também, já que este estado de alerta permanente durante o período noturno, no qual o corpo e a mente precisam descansar, pode causar consequências ruins para o seu organismo.
Olá, espero que esteja melhor qaunto estiver lendo esta resposta.
Ressalto o que meus colegas acima citaram e acrescento que é deveras importante tentar entender, com o acompanhamento de um profissional, o que pode estar acontecendo com você, mas não tire conclusões precipitadas sobre dissociações e crises de pânico, pois isto pode gerar mais ansiedade e dificultar sua relação consigo mesmo. Está tudo bem falar sobre isto, e estou aqui para te escutar.
Olá, espero que esteja melhor. É realmente muito difícil dizer sobre um evento sem conhecer os hábitos de sono, rotina e os estressores na vida de uma pessoa. Você pode ter vivenciado uma crise de pânico noturna (enquanto dormia) e que causou esse acordar súbito, pode ter experenciado a dissociação visto que se distanciou da realidade, ter tido algo similar a um sonho lúcido ou pode simplesmente ter lidado com sintomas de ansiedade e estresse desencadeados por um pesadelo.
O sonho e como a pessoa lida com ele fornece muito material para conhecer alguém, seus medos e anseios, então sugiro que você procure um psicólogo para entender o que causou isso e evitar que se repita, afinal, é nítido a angústia e sofrimento que isso te trouxe.
OLa PArece que foi um pesadelo. Mas caso se repita sugiro que busque ajuda com psicologo de sua confiança
O episódio que você descreveu pode ter algumas características de dissociação, mas também pode ser uma ocorrência intensa a um pesadelo perturbador e vívido. A dissociação envolve uma desconexão temporária de pensamentos, sensações, identidade ou memória, muitas vezes como uma resposta a situações traumáticas. No entanto, não sou capaz de fazer um diagnóstico preciso apenas com base em uma descrição. Se você está preocupado com esses episódios, é aconselhável procurar o apoio de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles podem avaliar mais detalhadamente sua situação e fornecer orientação adequada.
Olá, qualquer resposta será muito vaga, já que não dá para afirmar avaliando apenas por seu relato. Penso que você teve um pesadelo onde pode ter tido uma experência de dissociação e acordada teve uma crise de ansiedade.
Oiê. Bem se colocar na internet até pode ser que a resposta seja sim, mas temos que ter muita cautela com esta resposta, pois você oferece poucas informações. Precisamos saber mais e poder estabelecer uma serie de aspectos sobre o que de fato aconteceu e porque se sente tão desconfortável. O que posso perceber é que se sente muito desconfortável e que sua ansiedade sobre. Sugiro que procure um profissional da área da psicologia e possa explorar melhor este acontecimento e talvez outros fatos que possam estar aumentando o seu estresse. Outra coisa que pode utilizar são as técnicas de higiene do sono.
Olá!
O que você descreve parece ser uma experiência de terror noturno bastante intensa, que pode ter desencadeado uma resposta de ansiedade extrema. A dissociação geralmente envolve uma desconexão temporária da realidade, onde a pessoa se sente desconectada de si mesma, do ambiente ou das próprias emoções. No entanto, no seu caso, parece mais uma resposta de ansiedade aguda diante de um pesadelo vívido e perturbador.

Recomendo observar se você continua a ter esse tipo de experiência e com que frequência, sendo assim, seria importante relatar a um psicólogo(a) para juntos entenderem a causa raiz destes pesadelos e traçarem as orientações adequadas.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá, é um episódio muito isolado para fazer um diagnóstico. É preciso aprofundar se há outras situações na sua vida que causam esse estado de pânico, verificar se está passando por situação de estresse extremo atualmente ou se já vem com ansiedade há muito tempo, se há traumas do passado; talvez o pesadelo tenha sido uma expressão da sua mente de toda essa ansiedade e focar apenas nele pode não refletir o que está realmente acontecendo com você. Se decidir buscar ajuda para aprofundar essa condição, estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 200
Parece que você pode ter experimentado uma forma intensa de ansiedade ou ataque de pânico, que pode incluir sensações de dissociação. Esses episódios podem fazer com que o sonho pareça real e provocar respostas físicas e emocionais intensas.

Se esses episódios se repetirem ou continuarem a afetar você, pode ser útil procurar um profissional de saúde mental. Eles podem ajudar a entender o que aconteceu e sugerir estratégias para lidar com essas experiências. Cuidar do sono e da saúde mental em geral também pode ajudar a reduzir a frequência desses episódios.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!