Neurofeedback tem bons resultados com autistas ?

20 respostas
Neurofeedback tem bons resultados com autistas ?
O tratamento recomendado para autismo é a ABA (Applied Behavior Analysis), uma especialização dentro da terapia analítico-comportamental.

Se tiver interesse em profissionais que trabalham nessa linha, me mande uma mensagem, que posso fazer algumas indicações. Em todo caso o Centro Paradigma, que fica em Perdizes, SP, conta com profissionais muito bem qualificados em ABA.

Lembrando que, no autismo, a intervenção precoce é fundamental! O tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível, de forma a possibilitar os melhores resultados possíveis.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola! A psicoterapia, independente da linha, terá resultados de o profissional for ético, comprometido e habilitado para desempenhar a função, assim como o desejo e comprometimento do paciente. Todo tratamento eh uma parceria entre paciente e profissional! Abraço
Tenho tido bons resultados no consultório com trabalhos lúdicos para estímulo do neurofeedback.
Realmente existem várias abordagens psicológicas que podem ajudar. Eu sou humanista e trabalho de forma a capacitar o que o autista tem de melhor.
Trata-se de tratamento que monitora a funcionalidade de cérebro, fornecendo informações fisiológicas assim como as atividades cerebrais.
Considerando comportamento, cognitivo e subjetivo em tempo real.
A especificidade do tratamento pode apoiar também autista.
O neurofeedback para individuos dentro do espectro Autista pode muito bem funcionar estimulando áreas sonoras e visuais com boas respostas. E sempre focando um trabalho numa equipe multidisciplinar. É dar maior neuroplasticidade ao cerebro, melhor oxigenação e irrigação sanguinea .Assim condicionando comportamentos mais adaptativos no individuo. Estima-se que exista um caso de autismo para cada 110 individuos.
Neurofeedback tem como principal objetivo o treino das funções celebrais fazendo que o cérebro funcione de forma mais eficiente, aprimorando as áreas que estão disfuncionais com exercícios cerebral gradual de auto aprendizagem e auto regulação, fazendo com que o indivíduo aprenda por si só resolver questões relacionadas com a área mental, física e emocional. Vem sendo utilizado e tendo bons resultados para o tratamento do autismo. Mesmo não trabalhando com Neurofeedback e autismo, espero ter ajudado.
Sim sim, os pacientes autistas se beneficiam muito com o neurofeedback. Eles vão trabalhar as funções do cérebro de forma mais eficiente e assim obter melhores respostas. Lembre-se que quanto antes começar o tratamento, melhor será!
Um profissional que pretende ser referência no tratamento de autismo deve, obrigatoriamente, oferecer um atendimento multidisciplinar e estar a par dos mais modernos tratamentos.
Com o neurofeedback,é possível aproveitar a neuroplasticidade do cérebro para criar e treinar novas conexões, ajudando a reverter e/ou minimizar comportamentos autistas.
Depois de identificado o problema, procure um bom profissional para acompanhamento do caso, pois diferem entre si e é necessário que este isto seja feito por especialistas.
Quem atua com isso, vai falar que funciona. Quem estuda sobre o assunto, vai falar que os resultados são inconclusivos. Recentemente, em um estudo randomizado, absolutamente nenhuma evidencia trouxe esse resultado e você pode consultar em Schöneberg (2017). Neurofeedback, sham neurofeedback, and cognitive-behavioural group therapy in adults with attention-deficit hyperactivity disorder: a triple-blind, randomised, controlled trial

Não recomendo em hipótese alguma modificar um tratamento que já esteja apresentando resultados satisfatórios (por exemplo, combinação de medicamento + terapia comportamental) por isso.

Espero ter ajudado.
Tratamento de autismo e longo dependendo do caso. Estou com um pré adolescente tem um ano agora que eu.estou vendo efeito, surpreendente.O autismo e uma sidrome que a pessoa tem dificuldades de socializar com outras pessoas.Mais com terapia vc usando técnicas da TCC da psicopedagogia e da psicomotricidade há um ganho e um desenvolvimento incrível.
Sim, pessoas com autismo em qualquer grau podem se beneficiar muito com o neurofeedback porque os sintomas são atenuados e as potencialidades sao desenvolvidas. Nos nao trabalhamos com doenças, com CID, DSM, diagnosticos. Trabalhamos com os fenomenos que a pessoa apresenta, seja por autismo ou por qualquer outra causa.
O neurofeedback é uma das inúmeras possibilidades de tratamento para o autismo, desde que o profissional saiba compreender as necessidades específicas de cada paciente e com o manejo clínico está pode ser uma das soluções.
Já existe pesquisas cientificas que comprovam que um tratamento focado em treino cognitivo é muito eficaz nos casos de autismo. Como neurospicologa tenho acompanhado esta temática e os resultados são promissores. O diferencial? Buscar um profissional sério e capacitado. Não existe mágica. Existe exercicio e muito trabalho. Fico a disposição. linktr.ee/jubazen
Estudos demonstram que o Neurofeedback se tornou eficaz no transtorno do Autismo bem como de outros transtornos como o TDAH (Déficit de Atenção com Hiperatividade). A técnica não é invasiva, permitindo assim, treinar diretamente o cérebro melhorando a capacidade de concentração, atenção e memória.
Sim, com o neurofeedback o cérebro autista pode reconfigurar sua rede de conexões, podendo recurar total ou parcialmente sua capacidade de interação social e cognitiva.
DEPENDE! Cada caso um caso, cada sujeito, um sujeito.
É preciso avaliar antes, para só então precisar uma resposta mais assertiva.
Os instrumentos de intervenção psicológicos são muito variados. Não devemos nos prender apenas a uma possibilidade de tratamento. Pode ser que o neurofeedback seja um excelente tratamento para crianças com diagnóstico de autismo. Mas uma técnica como esta não produz resultados sozinha. E necessário que a criança autista receba várias terapias com intuito de estimulação global de suas habilidades.
Atualmente o tratamento recomendado para o autismo é realizado na Análise do Comportamento Aplicada, juntamente com todo um processo multidisciplinar. Estudos indicam que quanto mais precoce for realizado estímulos nessas áreas mais eficaz se torna o tratamento.
Sim, pode ser benéfico.
Recomendo que você procure onde há um profissional devidamente habilitado para o tratamento ABA (Applied Behavior Analysis).

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 13 perguntas sobre Neurofeedback
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.