Nasci a fenda da palatina. Hoje com 30 anos fui ao médico. O médico não era um fono, mas disse que

4 respostas
Nasci a fenda da palatina. Hoje com 30 anos fui ao médico. O médico não era um fono, mas disse que minha voz ainda é um pouco anasalada devido a uma pequena passagem de ar pelo palato mole.
É possível trabalhar a voz para que se reduza a nasalização somente com o fonoaudiólogo, sem cirurgias?.
Olá! é necessário avaliar a competência do palato e seu fechamento (estrutura e função). O trabalho da fono vem favorecer o direcionamento do fluxo de ar com ganho de ressonância, minimizando a percepção da nasalidade. Cada caso é um caso! Há pacientes que mesmo com todo palato duro e mole estruturalmente vedados (cirurgia) ainda apresentam grande nasalidade. Procure além de um otorrino, um fonoaudiólogo com experiência em pacientes pós fissuras para poder avaliar as possibilidades e te ajudar! Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia!.
Sim existe a possibilidade de trabalhar a fala e a voz porem para que isso aconteça você precisa de um exame clínico fonoaudiológico especializado no atendimento a pacientes com fissura labiopalatina e de exames objetivos como a videonasofibrolaringoscopia para que o profissional realize o seu Planejamento Terapêutico.
Atenciosamente;
A nossa voz é produzida nas pregas vocais, mas depende de muitas outras estruturas acima dela para que que ressoe de modo adequado. O estudo da sua cavidade nasal, bem como palato e demais estruturas relacionadas com a voz pode ser feito inicialmente através de um exame chamado videonasofibrolaringoscopia. Sugiro buscar atendimento com um otorrino especialista em voz para uma adequada avaliação do seu caso.
Atenciosamente,
Olá, sugiro que procure um Otorrinolaringologista que fará os exames adequados e posteriormente ele irá fazer o encaminhamento para o Fonoaudiólogo se necessário.

Especialistas

Mariana Silveira Alves

Mariana Silveira Alves

Fonoaudiólogo

Curitiba

Mariana Barbosa Albuquerque

Mariana Barbosa Albuquerque

Fonoaudiólogo

Brasília

Lorena Ferreira Peixoto

Lorena Ferreira Peixoto

Fonoaudiólogo

Brasília

Ângela Cardinalli

Ângela Cardinalli

Fonoaudiólogo

Cabreúva

Leticia de Freitas Borges

Leticia de Freitas Borges

Fonoaudiólogo

Matão

Bruna Castropil Pereira

Bruna Castropil Pereira

Fonoaudiólogo

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 90 perguntas sobre Distúrbios Da Voz
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.