Nas últimas semanas vem sendo veiculada informações sobre um tipo de linfoma (Linfoma anaplásico

3 respostas
Nas últimas semanas vem sendo veiculada informações sobre um tipo de linfoma (Linfoma anaplásico de grandes células, provocado, segundo especialistas franceses, por implantes mamários de silicone com superfície texturizada. Inclusive com casos de morte. Qual a veracidade?
Sim. Existe uma relação entre prótese de silicone e o Linfoma, é uma chance muito pequena e isso já está sendo estudado há muito tempo, porém os últimos estudos tem demostrado uma relação maior. Isso não contra indica o uso das próteses, mas exige maior vigilância e acompanhamento para as pacientes. Sinais de contratura capsular ou líquido ao redor da prótese devem ser investigados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existe sim uma relação, identificada em um estudo francês, entre esse subtipo de linfoma (que é muito raro) e o uso de implantes mamários. Porém, não se conseguiu provar uma relação de causa e efeito, pelo estudo. Apenas notou-se aumento do numero de casos nessa população estudada e ainda assim, de forma muito pouco expressiva. Por esta razão, não há razão para alarme ou para interromper o uso dos implantes. De qualquer forma, também e importante ressaltar, o Linfoma Anaplásico de Grandes Células tem tratamento seguro e altíssimos índices de cura, removendo-se o implante e a cápsula que se forma no entorno dele. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que representa a Cirurgia Plástica no país, manifestou-se com nota informando e acalmando a população sobre a precocidade de qualquer julgamento, mas reiterando a necessidade de se manter rigoroso seguimento com o seu cirurgião, após a primeira cirurgia.
É verdade, saiu um artigo Francês correlacionando o uso de Próteses de silicone ao linfoma anaplasico, no entanto a incidência é muito baixa. Vale lembrar que esse tipo raro de linfoma não é exclusivo de quem usa prótese de silicone e que o estudo não conseguiu provar que o uso da prótese é que causa esse tumor, existe apenas um maior número de casos em pacientes que usam próteses e que mesmo assim é muito baixo a incidência desse linfoma. Portanto quem usa prótese não precisa ficar desesperada, o que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica orienta é que continuem fazendo os exames preventivos de câncer de mama normalmente e que atentem pra qualquer mudança nas mamas.

Especialistas

Valter Simoes Deperon

Valter Simoes Deperon

Cirurgião plástico

Brasília

Agendar uma visita
Renata Pereira Tavares

Renata Pereira Tavares

Cirurgião plástico

Goiânia

Agendar uma visita
Marcello Simão de Aquino

Marcello Simão de Aquino

Cirurgião plástico

Campinas

Agendar uma visita
Priscila Abdalla

Priscila Abdalla

Cirurgião plástico

Santos

Agendar uma visita
Andréa Carneiro Mariz

Andréa Carneiro Mariz

Cirurgião plástico

João Pessoa

Agendar uma visita
Renato Lima

Renato Lima

Cirurgião plástico

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 48 perguntas sobre Prótese de Mama
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.