Nas últimas semanas vem sendo veiculada informações sobre um tipo de linfoma (Linfoma anaplásico

3 respostas
Nas últimas semanas vem sendo veiculada informações sobre um tipo de linfoma (Linfoma anaplásico de grandes células, provocado, segundo especialistas franceses, por implantes mamários de silicone com superfície texturizada. Inclusive com casos de morte. Qual a veracidade?
Sim. Existe uma relação entre prótese de silicone e o Linfoma, é uma chance muito pequena e isso já está sendo estudado há muito tempo, porém os últimos estudos tem demostrado uma relação maior. Isso não contra indica o uso das próteses, mas exige maior vigilância e acompanhamento para as pacientes. Sinais de contratura capsular ou líquido ao redor da prótese devem ser investigados.

Existe sim uma relação, identificada em um estudo francês, entre esse subtipo de linfoma (que é muito raro) e o uso de implantes mamários. Porém, não se conseguiu provar uma relação de causa e efeito, pelo estudo. Apenas notou-se aumento do numero de casos nessa população estudada e ainda assim, de forma muito pouco expressiva. Por esta razão, não há razão para alarme ou para interromper o uso dos implantes. De qualquer forma, também e importante ressaltar, o Linfoma Anaplásico de Grandes Células tem tratamento seguro e altíssimos índices de cura, removendo-se o implante e a cápsula que se forma no entorno dele. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que representa a Cirurgia Plástica no país, manifestou-se com nota informando e acalmando a população sobre a precocidade de qualquer julgamento, mas reiterando a necessidade de se manter rigoroso seguimento com o seu cirurgião, após a primeira cirurgia.
É verdade, saiu um artigo Francês correlacionando o uso de Próteses de silicone ao linfoma anaplasico, no entanto a incidência é muito baixa. Vale lembrar que esse tipo raro de linfoma não é exclusivo de quem usa prótese de silicone e que o estudo não conseguiu provar que o uso da prótese é que causa esse tumor, existe apenas um maior número de casos em pacientes que usam próteses e que mesmo assim é muito baixo a incidência desse linfoma. Portanto quem usa prótese não precisa ficar desesperada, o que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica orienta é que continuem fazendo os exames preventivos de câncer de mama normalmente e que atentem pra qualquer mudança nas mamas.