Não tenho suor específico nas mãos e pés, mas suo com facilidade, principalmente no calor; nas axilas,

3 respostas
Não tenho suor específico nas mãos e pés, mas suo com facilidade, principalmente no calor; nas axilas, seios e virilha. Familiares comentam que meu corpo produz odor forte, apesar de tomar banho de manhã e à noite, todos os dias. Pode ser hiperidrose ou algo relacionado a hormônios? Obrigada!
Olá. Obrigado por escrever. Hiperidrose é algo diferente do que você descreve, mas sua queixa deve incomodá-la de qualquer modo. O odor forte é um complicador. Há medicamentos que podem ser usados pelo menos como teste. Sugiro usá-los por algum tempo e observar bem. Fugir do calor, do sol, de locais abafados, é obrigatório, e sugerimos ainda o uso de roupas frescas e vaporosas. Caso a situação tenda a melhorar, a gente bate o martelo. Mas entenda que nada é tão simples como parece, principalmente porque seu incômodo deve ser antigo, desde o nascimento. Uma abordagem mais abrangente então será necessária. Não desista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Por definição você não tem hiperhidrose. Sua apenas nos seios, axilas e virilhas e isso é mais marcante no calor. A quantidade de suor pelo que entendi não é o que mais a incomoda e sim o odor. A presença de odor caracteriza um distúrbio denominado bromidrose. E a produção de secreção por glândulas apocrinas da axila. Em principio não costuma estar relacionado com distúrbios hormonais a não ser que a pessoa nunca tenha tido isso e da noite para o dia passa a ter. Acredito que possa ouvir a opinião de um dermatologista para tentar produtos locais na axila que possam melhorar, entretanto, os resultados costumam ser bastante frustrantes e o cirurgião com a remoção das glândulas abaixo da pele na axila acaba sendo a solução final. Este procedimento e realizado por um cirurgião plástico. Deverá então consultar também um especialista nessa área.
Provavelmente você é portadora de hiperidrose generalizada ou secundária, que não tem indicação cirúrgica (Simpatectomia, por exemplo). Contudo, existem alguns tratamentos que devem ser individualizados para cada casa.
O ideal é procurar um dermatologista para uma consulta mais detalhada.
Atenciosamente!

Especialistas

Marco Túlio Ribeiro

Marco Túlio Ribeiro

Cirurgião plástico

Goiânia

Ahmad Abduny Rahal

Ahmad Abduny Rahal

Cirurgião torácico

Pouso Alegre

Gabriel Campelo

Gabriel Campelo

Cirurgião plástico

Brasília

Eudes Carvalho Assis Filho

Eudes Carvalho Assis Filho

Cirurgião torácico

Brasília

Camilla Matos Pedreira

Camilla Matos Pedreira

Cirurgião torácico

Feira de Santana

Nicole Bassanezi

Nicole Bassanezi

Especialista em medicina estética

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 186 perguntas sobre Hiperidrose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.