Não tenho fome.Estou emagrecendo muito.Isso começou logo no começo da Pandemia.Estou com medo de tud

36 respostas
Não tenho fome.Estou emagrecendo muito.Isso começou logo no começo da Pandemia.Estou com medo de tudo.Tenho muita ansiedade.Tem dias que estou mais ou menos, noutros fico pior.Tenhogastrite e Síndrome do Intestino Irritavel.Naoposso comer as coisas que gosto.Estatudorelacionado com o emocional???
Boa Noite, sim pode esta tudo relacionado ao emocional, pode esta relacionado ao seu modo de ver o mundo a sua volta, importante iniciar terapia para compreender melhor seus pensamentos e sentimentos referente as situações da vida.
Um abraço
Psicóloga Edilene Rodrigues

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Tendo em vista que você já tem um histórico, é possível o agravamento mediante ao momento atual. Sugiro acompanhamento psicológico e com os outros profissionais relacionados aos problemas já existentes.
Sim, pode estar. Procure ajuda de um Psicólogo. A modalidade de atendimento online é eficaz e confiável e pode te dar o suporte que você esta precisando. Vivemos tempos complicados, os quais podem agravar quadros já instalados e desenvolver outros. Sugiro acompanhamento médico e o psicológico para melhorar sua qualidade de vida. Abs.
Olá! Pode sim estar relacionado ao emocional, quando nossa mente não está saudável reflete em nosso corpo! Busque ajuda profissional para que você possa lidar com as situações que estão acontecendo em sua vida! Vivemos momentos difíceis que potencializam nossos sofrimentos emocionais!! Desejo que você fique bem e não se sinta só!!
Ola, bom dia.
Os sintomas podem até serem emocionais, mas também é muito importante que você veja os sintomas clínicos para que possam serem tratados concomitantes aos emocionais. Procure um medico de sua confiança e também inicie uma psicoterapia, ambos a ajudaram lidar e elucidar seus sintomas afim de buscar uma melhora a cada um deles.
A disposição para dúvidas.
Olá! Pode estar relacionado com o emocional sim, nós temos uma relação emocional e afetiva com a comida, ou seja, comer vai muito além de apenas sustentar o nosso corpo. Mas, é importante investigar, pois as vezes é necessário trabalhar junto com outros profissionais. Nossa mente e nosso corpo estão interligados, um influencia o outro, o intestino, por exemplo, é responsável por liberar no nosso corpo hormônios da felicidade, se está com a síndrome isso afeta a maneira como se sente, então cuidar do corpo físico e das nossas emoções em conjunto é fundamental para sua melhora!
Olá! Pela descrição de seu quadro, nota-se que os sitomas estão muito intensos e que podem estar relacionados as emoções vivenciadas neste momento da pandemia por você. É muito importante que possa minimizar a intensidade desses sintomas com a ajuda de médico que poderá avaliar mais os quadros orgânicos e um profissional da psicologia que possa acolher e ter dar um suporte reconhecer essas emoções e possíveis formas de enfrentar este momento, delicado para todos. Muitas pesquisas apontam a relações de quadros de gastrite e a síndrome do intestino irritável com questões emocionais não elaboradas. Uma escuta clinica pode ajudar a entender as situações que desencadeiam esse sofrimento e a enfretar de uma outra forma.
Olá, acredito que neste momento de tantas dores emocionais que o mundo vive e de isolamento possam estar contribuindo para que seu quardo clínico se agrave, seria importante você poder falar mais sobre isso e consequentemente falar sobre outras questões emocionais e histórico de vida para que possa colocar em palavras suas dores e seu corpo físico deixe de ser tão abalado.
Desejo melhoras.
Olá, tudo bem?
Mudanças alimentares podem ser sinais clínicos de várias questões emocionais e biológicas. Conversar com um profissional psicólogo pode te ajudar a entender melhor em que lugar este 'alimento' entra na sua vida e o porquê neste momento você não o está deixando-o entrar. Ficamos à disposição. Espero que fique bem
Olá, boa tarde! O emocional pode afetar as pessoas de jeitos diferentes. No seu caso, pelo que você conta, por sentir medo e ansiedade, isso te deixa sem fome. Além disso, se nosso emocional estiver "em dificuldades", ele pode causar outros efeitos físicos, como piorar a gastrite, por exemplo. Esses sentimentos negativos podem ser trabalhados para não te incomodarem mais e não ficarem gerando esses efeitos negativos no corpo. Fico a disposição se quiser conversar mais a respeito. Abs!
Olá, sim pode estar ligado ao seu estado emocional claro! Veja isso piorou conforme cresce a pandemia! Além do fato de vc já ter alguns sintomas e diagnósticos. Procure ajuda de um psicólogo e juntos vocês poderão ir direcionando seu caso ok? espero ter auxiliado vc, bjs
Olá, pelo descrito indico que busque ajuda profissional de um psicólogo e possivelmente de um psiquiatra. Sabemos que mudanças repentinas que fogem do nosso controle podem trazer uma desordem emocional. Espero que eu tenha te ajudado.
Att, Gabrielle Lazari.
Bom dia! Parece-me que você já vinha com alguns diagnósticos médicos. A gastrite e a síndrome do intestino irritável não é "só um problema do corpo", podem se desenvolver por conta do estresse ou de algum episódio traumático. Dando um ex bem simples do dia-a-dia, é muito comum que uma pessoa, mesmo sem qualquer diagnóstico médico, após receber uma notícia muito ruim ou boa, ou quando uma data importante se aproxima, precise correr pro banheiro. Isso mostra o quanto o emocional afeta especialmente algumas partes do corpo (estômago, intestino, a respiração 'pulmão'...)! Além disso, depois que descobriu a gastrite e a síndrome, imagino que isso exigiu de você abrir mão de alguns prazeres. O tratamento exige uma dieta restritiva e investir em alguma atividade que alivie o estresse. Mas aí que vem o momento difícil que enfrentamos de pandemia: mais restrições e ficamos mais sujeitos a informações que nos lembram toda hora o que pode acontecer se não vivermos com alguns limites.
Respondendo a sua pergunta: é emocional e o emocional se manifesta no corpo. É preciso começar a ver com outros olhos, algumas coisas que gosta não pode comer, mas pode adaptar, pode descobrir outras coisas gostosas de comer!
Acho que tanto um nutricionista quanto um psicólogo pode ajudar a encontrar outros modos de ter prazer na vida, apesar do limite do nosso corpo. Tanto os seus diagnósticos quanto a pandemia revelam que o corpo tem limite e que não é possível fazer o que queremos no tempo que queremos. As vezes precisamos encontrar outros modos de ter satisfação na vida. Espero ter contribuído um pouco relacionando as suas falas! Abç.
Olá, provavelmente sim. O nosso estado emocional interfere no funcionamento do organismo e o intestino, particularmente, é muita influenciável pelo estresse. Recomendo que você busque terapia ou um psiquiatra para te ajudarem. Melhoras!
Este é um momento bastante difícil e a ansiedade pode ser agravada por fatores ambientais. Tudo que você está sentindo pode ser emocional mas é importante também procurar um gastroenterologista para diagnosticar e tratar da sua gastrite.É importante o tratamento com o psicólogo pra te ajudar a entender de as origens da sua ansiedade e minimizar seu sofrimento. Espero ter te ajudado. Um abraço.
Olá! Estamos vivenciando um momento muito delicado onde ansiedades podem sim serem agravadas, tendo em vista que você possui um histórico e que seus sintomas estão piorando, é possível que isso esteja acontecendo. Sugiro acompanhamento psicológico e se não estiver em acompanhamento médico, sugiro procurar um também.
São muitas questões que você traz, então creio que seja o momento de se cuidar. Com a ajuda de um psicólogo ou psicanalista terá um lugar de fala, escuta e acolhimento. Uma ajuda de um profissional que te dará um suporte emocional para lidar com a sua angústia, os diagnósticos que você menciona, os desejos. Estamos passando por tempos difíceis, vai te ajudar também a lidar com esse momento que vivemos. Cuide-se. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 130
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, tudo bom ?
De acordo com seus sintomas descritos eles podem sim está relacionados com o emocional. Medo, ansiedade aumentaram 80% na população Brasileira nesse período de pandemia.
A Gastrite e a Síndrome do intestino Irritável podem ser sintomas prolongados da ansiedade no seu corpo.
Com um acompanhamento psicológico você poderá lidar com suas questões emocionais, superar seus medos e como consequência ter em geral um maior bem estar físico.
Obrigada por compartilhar sua historia conosco.
Abraços!
Olá, você mesmo disse que está muito ansiosa e se começou na pandemia provavelmente ela pode ter sido um gatilho para desencadear essa ansiedade toda. Algumas vezes a ansiedade e depressão acabam gerando alterações de apetite. Como a colega citou a gastrite e a SCI também podem ser de origem psicogênica.
Boa tarde. Não diria tudo, más o emocional é um fator importante. Os pensamentos geram as emoções. Se começo a pensar que tudo está mal, em consequência me sinto triste e decaida e por consequência não vou comer, estar todo tempo na cama, evitando tudo q está mal. A terapia comportamental pode ajudar muito a entender o que está acontecendo e encontrar ferramentas para lidar com a ansiedade. Estou a disposição.
Olá, pode sim estar relacionado ao emocional. Nossa mente e nosso corpo trabalham unificados, o que a mente não digere vai para o corpo como forma de sintomas.
O fato de não sentir fome, pode estar relacionado a uma recusa da realidade (pelas coisas que estão acontecendo no mundo atualmente/pandemia). Aconselho que busque uma ajuda profissional para que possa te auxiliar na maneira como você está vivenciando esse momento difícil que estamos passando.
Abraços.
Olá
Você não está sozinha nisso. A pandemia está sendo devastadora para a saúde mental das pessoas em geral. Tanto a gastrite como a síndrome do intestino irritável podem ter sim, ligação com o estado emocional do indivíduo.
Procure um/a psicoterapeuta que possa te dar um suporte nesse momento.
Boa sorte
Pode estar relacionado sim, é necessário passar com um psiquiatra e um psicólogo para fazer uma avaliação melhor do seu quadro e iniciar os acompanhamentos que precisam.
Abraço
Boa noite! Procure ajuda psicólogica, o que está acontecendo precisa ser cuidado por um profissional capacitado. Procure ajuda um psicólogo (a). Abraço
Olá, sim, pode estar relacionado, para uma melhor avaliação procure uma psicóloga para te ajudar, pois, muitos sintomas físicos são ocasionados por questões emocionais.
Olá! Pode sim, mas é necessário conhecer melhor a sua história. Procure ajuda de um psicólogo (a). Um abraço.
Olá,
O corpo está diretamente associado com a psique, essa nomeação entre mente e corpo propõe uma dicotomia que não existe, tudo é humano e tudo é do humano, do intestino a nossa tristeza, tudo está interligado e não é possível separação. A síndrome do intestino irritável, por exemplo, está vinculado ao estresse e ao produtivismo já a comida também faz parte de nossa história, o que gostamos, o que ingerimos, quando e quanto queremos comer, afinal, comida é nutrição, mas também é desejo.
Não esqueça de cuidar de você como uma pessoa completa e indivisível. Psicoterapia pode ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Sinto muito que você eseja se sentido mal. É esperado que a pandemia possa intensificar processos emocionais, alterar apetite, sono! No seu caso é importante fazer um acompanhamento com nutricionista e terapia com psicóloga. Esses espaços podem te acolher e auxiliar a melhorar a tua capacidade de lidar com o que está te fazendo sofrer. Estou à disposição, grande abraço
Olá, existe sim a possibilidade do que vem sentindo estar ligado a questões emocionais. Como você mesma relatou, desde o início da pandemia vem sentindo muito medo e ansiedade, junto a isso não está podendo comer o que gosta. É importante que você tenha o auxílio de um profissional para entender o como tem sido para você passar por esse momento. Quais as questões, emoções e significações que aparecem o e o como tem lidado com isso.
Sim, sintomas gastrointestinais é uma forma comum do corpo expressar ansiedade. Busque ajuda terapêutica!
Olá, boa tarde!
Sintomas de perda de apetite podem sim, estar relacionados com algum transtorno mental, como a ansiedade e a depressão. Porém, como você mesmo(a) mencionou, possui problemas no sistema gastrointestinal, então, podem ser, também, sinais de algum problema físico associado a alguma ansiedade.
É importante que você busque auxílio de profissionais da área da saúde, e realize exames, assim comi, buscar ajuda de profissionais da saúde mental, para a melhor investigação dos seus sintomas e o início de um tratamento adequado a você.

Espero ter ajudado,
Estou à disposição!

Abraço.
Recomendo acompanhamento com nutrólogo ou nutricionista para seu quadro, assim como, os profissionais de psiquiatria e psicologia. Muitas vezes, o intestino irritável é tratado na própria psiquiatria.
Provavelmente, mas é bom ir no gastro.
Boa tarde, imagino como é angustiante passar por essas situações, existem inúmeras formas de melhorar esse quadro, no entanto sugiro algumas, o Acompanhamento com Psicólogo pode ajudar a entender quais situações no seu contexto de vidão estão contribuindo para tais sintomas e como elaborar propostas para melhorar. Vc está com sintomas ansiosos que está afetando até seu físico. Nosso corpo comunica quando algo não vai bem em nossa vida e mente. Sou a letícia, sou psicóloga e me coloco a disposição caso queira conversar.
Sim, os sintomas que você descreve, como perda de apetite, emagrecimento, medo, ansiedade, gastrite e Síndrome do Intestino Irritável, podem estar relacionados ao aspecto emocional. A pandemia pode ter desencadeado um aumento no nível de estresse e ansiedade, o que pode afetar o seu estado emocional e também o funcionamento do seu corpo. O estresse crônico pode impactar o sistema digestivo, resultando em sintomas gastrointestinais. É importante buscar ajuda de um psicólogo especialista em transtornos emocionais, é sabido que a prática clínica em Mindfulness auxilia a lidar com o estresse e a ansiedade, promovendo sua saúde emocional e física.
Sim, não tem como nos separarmos do lado emocional.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.