Não sei se a minha pergunta anterior foi enviada mas. Eu sinto como se fosse "protagonista" desse mu

16 respostas
Eu sinto como se fosse "protagonista" desse mundo em que vivo, como se todo o resto parece irreal, falso, como se as coisas não fossem de verdade, as pessoas e tudo. E que se eu não existisse, esse mundo também não existiria, o que pode ser?
Olá! Sugiro que busque um psiquiatra e um psicólogo para um diagnostico assertivo. Existem muitas questões a serem esclarecidas quanto a sua fala. Quando surgiu esse fenômeno na sua vida? Além da frequência, é preciso entender a duração e como isso tem afetado o seu dia a dia. Assim, é possível entender melhor e direcioná-lo para o tratamento adequado. Cuide-se!

Olá concordo com o colega. Buscar suporte profissional para compreender melhor seus sentimentos, percepções é o melhor caminho. Busque um psicólogo que irá orientá-lo em relação ao diagnóstico e encaminhar para um psiquiatra se necessário. Busque ajuda!
Olá! Caso você sinta que esse é um sentimento frequente e que causa um desconforto, seria importante uma avaliação com um psicólogo ou psiquiatra, para um melhor entendimento e possível diagnóstico. Nessa avaliação é possível considerar melhor as condições que fazem esse sentimento surgir, desde quando ele existe para você, e outros significados relacionados. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
Olá! Como os colegas já recomendaram, também sugiro buscar o suporte de um Psicólogo para apoiar nessa reflexão sobre como você interage com o mundo e estabelece contato com a suas relações. A partir dessa relação paciente - terapeuta será possível ampliar a conversa e buscar as respostas que você está se fazendo bem como dialogar sobre os impactos da forma que o protagonismo (tal como sua definição) potencialmente tem trazido à você.
Caso necessário, o Psicólogo poderá te encaminhar para uma avaliação de um Psiquiatra para um diagnóstico complementar.
Fico à disposição.
Abraços.
Essa sensação de ser o "protagonista" do mundo e de questionar a realidade das coisas pode ser um sintoma de um fenômeno chamado "despersonalização" ou "desrealização". Esses são termos utilizados na psicologia para descrever experiências em que a pessoa sente uma desconexão ou estranhamento em relação a si mesma, aos outros e ao ambiente ao seu redor.

Na perspectiva psicanalítica, essa sensação pode ser entendida como um mecanismo de defesa contra ansiedades profundas ou conflitos internos. A mente cria essa desconexão como forma de lidar com sentimentos de insegurança, medo, angústia ou traumas emocionais. Ao se distanciar emocionalmente do mundo ao seu redor, a pessoa busca uma forma de autopreservação e proteção psíquica.

Existem várias causas possíveis para a despersonalização, que podem variar de acordo com a história e experiência de vida de cada indivíduo. Algumas possíveis causas incluem estresse extremo, trauma psicológico, transtornos de ansiedade, transtornos dissociativos ou até mesmo efeitos colaterais de certas substâncias ou medicamentos.

É importante ressaltar que a despersonalização é uma experiência subjetiva e não indica necessariamente um problema de saúde mental grave. No entanto, se essa sensação persistir e interferir significativamente na sua qualidade de vida, é recomendado buscar a ajuda de um profissional da área da saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Eles poderão realizar uma avaliação mais aprofundada e oferecer um suporte adequado, seja por meio de terapia psicoterapêutica, medicação, ou uma combinação de abordagens, conforme necessário.
Olá!

Muito provavelmente você pode estar experienciando o que a psicologia afirma ser o fenômeno de desrealização (desconexão em relação ao ambiente ou realidade, interpretando as pessoas e objetos como irreais), associado à despersonalização (sensação de observar a vida acontecendo por "de fora" do corpo, como se tratasse de uma terceira pessoa; geralmente aparece quando os pensamentos se tornam profundamente intrusivos e obsessivos).
Em sua grande maioria, é comum observar o surgimento de sintomas dessa natureza quando se passa por eventos altamente estressores ou traumatizantes na vida presente, ou no passado remoto.
Considero de extrema relevância poder ter a chance de trabalhar isso em ambiente seguro e adequado (psicoterapia), para poder elaborar essas questões, antes mesmo que tomem maiores proporções e signifiquem um grande impasse para o acontecimento de uma vida verdadeiramente saudável e funcional pra você.

Vamos ampliar isso, juntos?
Tô à disposição.
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 90
Olá! A resposta a essa pergunta sem um contexto ficaria vazia. Busque por uma consulta.
Oie :) achei muito corajoso de sua parte deixar um questionamento tão profundo sobre algo que está sentindo. Parabéns - tudo inicia num primeiro passo.
Gostaria de poder compreender melhor o que você está sentindo e qual a fase de sua vida está vivendo, como estão suas experiências de vida. Porque será que tudo está parecendo tão irreal?

Você não precisa lidar com estes questionamentos e essa sensação sozinho (a) sou psicóloga e posso te ajudar. Agende uma sessão de terapia e falamos mais sobre o assunto.

Se cuide!
Olá! Tudo bem? Os sintomas que você relata se assemelham a um quadro de desrealização, um tipo de sintoma dissociativo, em há um sentimento de estar desconectado do mundo a sua volta, como se este não fosse real, ou como se estivesse vivendo em uma simulação. Sintomas como este frequentemente ocorrem em decorrência de eventos estressantes ou ansiogênicos, porém, há pessoas que experienciam sintomas dissociativos crônicos durante suas vidas, independentemente de situações estressoras. Por tanto é importante identificar a recorrência deste tipo de sintoma. Além disso, é importante diferenciar os sintomas de desrealização, em que há uma compreensão de que estes sentimentos de perda da realidade se tratam de uma impressão e não correspondem à realidade, de um episódio delirante, em que há uma crença de que estas impressões são realmente verdadeiras. Dependendo destas e outras variáveis, a forma de lidar com estas sensações pode ser diferente. Desta forma é importante buscar a ajuda de um terapêuta para identificar e manejar estes sintomas. Espero ter ajudado!
Olá, olha que interessante... adoraria conversar mais com você e juntos podermos elaborar essa sua percepção... abraços
Olá,
Você vem se sentindo assim só recentemente? Há quanto tempo? Há muitos anos? O que você acha que se desdobra desse sentimento? Por exemplo, até porque você se sente assim, você já pensou que poderia fazer coisas que racionalmente não parecem uma boa ideia? São todas elas (e outras que só dá para formular num processo psicoterapêutico próprio) questões que você precisa levar para um profissional que saiba escutar sobre esses assuntos, e que por ética profissional, não possa julgar nem te fazer sentir mal por te sentir do jeito que você descreveu.
Recomendo procurar um bom profissional psi, psicólogo/a para começar; talvez psicanalista. Fico por aqui. Seja bem-vindo/a!
:)
Olá, sua questão é muito interessante! Busque ajude e procure um profissional.
Olá! Tudo bem?
Sugiro que busque um profissional de saúde mental para um diagnostico assertivo e para elaborar seus questionamentos. Existem questões de perda significativa que afeta sua percepção de si mesma e do mundo ao seu redor? Traumas emocionais e físicos, especialmente vivenciados na infância, assim como abusos ou testemunho de violência?
Se vc quiser conversar em terapia, estarei à disposição.
Cuide-se!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 100
Olá! Sugiro que busque ajuda de um psiquiatra e de um psicólogo. Ter com quem dividir isso pessoalmente pode aliviar/ajudar.
Ola boa noite, espero que vocÊ esteja bem.
A resposta para sua pergunta precisa de mais contexto e dados para ser mais assertivo.

O ideal é que você busque recursos emocionais para lidar com esse recorte do que trouxe de sofrimento em seu texto. Sugiro enfrentará e buscar apoio de um psicólogo pois é a alternativa mais adequada para a situação.
A disposição.
e TE CONVIDO A CONHECER MEU TRABALHO: “””@leticiafernandespsi”””
Parece que você está descrevendo uma experiência de sentir-se desconectado ou distante do mundo ao seu redor, como se houvesse uma sensação de irrealidade em relação às pessoas e às coisas. Esse sentimento de ser o "protagonista" pode refletir uma percepção intensa de centralidade ou de importância pessoal no contexto do mundo ao seu redor.

Esses sentimentos podem ser indicativos de uma condição conhecida como despersonalização, que pode ocorrer em diferentes graus e contextos. Despersonalização envolve uma sensação de estranheza em relação ao próprio eu ou ao ambiente, podendo fazer com que as pessoas se sintam distantes de si mesmas ou de suas experiências cotidianas.

É importante explorar mais profundamente esses sentimentos para entender melhor suas origens e impactos em sua vida diária. Uma psicoterapia pode ser útil para trabalhar essas questões, oferecendo um espaço seguro para explorar suas percepções, emoções e pensamentos, além de desenvolver estratégias para lidar com essas experiências.

Se você gostaria de discutir isso mais detalhadamente, estou aqui para ajudar. Você gostaria de agendar uma sessão de psicoterapia para explorarmos isso com mais profundidade?
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!