Não sei porque, mas toda vez que eu tento melhorar psicologicamente sempre acontece alguma coisa que

16 respostas
Não sei porque, mas toda vez que eu tento melhorar psicologicamente sempre acontece alguma coisa que me faz regredir.
Porque isso acontece comigo?
Olá, isso é comum. Tendemos a repetir situações e a resistir às mudanças. Não desista e se não estiver em processo terapêutico, recomendo que comece para que o/a profissional possa te ajudar a passar por isso.

Olá, processos de mudanças são difíceis, as vezes a reação que o contexto tem, não é congruente a melhora individual, o que sempre é um desafio. Se você ainda não faz terapia, busque essa ajuda, pode ser importante para intender tudo isso, qualquer coisa, fico à disposição!!!
Olá. Me parece que, em seu pequeno relato, você traz dois movimentos contrários, um anulando o outro. Como se desse dois passos para frente e três para trás. Isso mostra uma ambivalência em sua tentativa de "melhorar psicologicamente". O que é "melhorar psicologicamente"? Você quer isso? Por que?
Oi! Você já ouvir falar em autosabotagem?
Vamos falar sobre isso?
Estou a disposição!
Regredir quando tentamos melhorar psicologicamente é algo normal de acontecer durante um tratamento psicológico. Isso porque temos estruturas psicológicas desadaptativas que começaram a ser formadas desde que nascemos, por terem sido formadas muito precocemente, essas estruturas são rígidas e cristalizadas. É através dessas estruturas psicológicas que formamos a visão de quem nós somos, quem são os outros e como é o mundo. Por serem desadaptativas formamos visões negativas de nós mesmos, do mundo e dos outros. A forma como enxergamos a realidade influencia os nossos sentimentos e os nossos comportamentos. Essas estruturas desadaptativas são auto perpetuáveis e resistentes a mudança, por isso a mudança psicológica é algo que leva tempo e precisa de persistência.
Olá! É comum a pessoa regredir, os acontecimentos da vida não estão em nosso controle. O importante e você persistir na terapia, se autoconhecer vai te ajudar a enfrentar cada situação com muito mais naturalidade.
Olá! De fato, não é fácil. Encarar a vida psicologicamente sob uma perspectiva mais saudável, sair da rotina antiga é um desafio ultrapassado aos poucos. Passos pequenos, porém sólidos. Nem sempre é regressão. Com o tempo e a maturidade, passamos a perceber o que antes não tinha condições emocionais para serem vistas. Fico à disposição.
Olá! Isso acontece com você e com todos nós! A vida não é um processo linear e os altos e baixos vão fazer parte. Tente enxergar as dificuldades como oportunidades para desenvolver resiliência e outros recursos emocionais mais saudáveis. Em toda situação devemos considerar os aspectos positivos também (não só os negativos). Viver é um desafio diário! Fico à disposição e um abraço!
Olá tudo bem? Como os colegas acima falaram, isso é bastante comum e faz parte do processo, pois ele não é linear! Particularmente eu não acredito que você tenha retrocedido, porque já identificou pontos em que precisa melhorar. Mas fazer tudo isso sozinho não é fácil, sugiro auxílio de um psicólogo!
Olá! Toda mudança é difícil e requer persistência. Não desista e lembre-se que pode contar com a ajuda de um psicólogo. Você não precisa passar pela mudança sozinho. Procure ajuda!
Ter consciência sobre nossos comportamentos não faz com que a gente pare de repeti-los. Não basta apenas ter consciência, mas entender de que maneira isso nós afeta. Quais recursos temos para lidar com tais acontecimentos/situações. Tudo isso é um processo que requer tempo e que não acontece de forma linear. É preciso ir se percebendo e se questionando. Talvez trabalhar isso que te afeta em análise, seja um caminho. Fico a disposição para conversarmos, abraço.
Olá! É fato que quando desejamos modificar algo em nós, dar passos para frente e para trás, pode ser considerado parte do processo de aprendizagem. Portanto, concordo que não se trata de uma regressão. Buscar ajuda especializada é boa recomendação. O primeiro passo você já deu mostrando a sua dúvida. Pedir ajuda quando precisamos é sempre positivo, vá em frente! Estou a disposição
Olá! De acordo com a psicanálise, você pode estar repetindo processos inconscientes seus. Freud fala sobre isso em um texto chamado Recordar, Repetir e Elaborar. Frear a repetição não é tão simples, não depende só de ''força de vontade". Passar por um bom percurso de análise com um psicanalista pode ajudar (e muito!)
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online - R$ 1
Enquanto você faz suas tentativas conscientes de bem-estar, a vida lhe traz situações diversas (e até adversas) e sua mente também continua agindo, repetindo padrões de pensamento antigos (crenças, na TCC). Não desista. Esse processo de autoconhecimento é difícil, mas necessário e libertador!
Olá, no nosso psiquismo há alguns mecanismo de defesa que precisam ser trabalhados em um processo terapêutico , pois são elementos inconscientes que quando não trabalhados tendem a produzir repetições. Um processo de psicanálise ajuda a reduzir essas repetições sintomáticas! Não hesite em buscar ajuda terapêutica e tentar entender de onde vem essas repetições.
Olá, sinto muito que esteja se sentindo dessa forma! É compreensível sentir frustração quando parece que seus esforços para melhorar psicologicamente são interrompidos por contratempos ou regressões. Vários fatores podem contribuir para essa experiência:

Padrões de comportamento: Às vezes, podemos estar presos em padrões de comportamento ou pensamento que sabotam nossos esforços de melhoria psicológica. Identificar esses padrões pode ajudar a trabalhar na mudança gradual e consistente.

Ambiente e situações externas: Eventos inesperados na vida, estresse no trabalho, problemas familiares, ou mudanças significativas podem desencadear emoções intensas e desafios que interferem no progresso psicológico.

Auto-sabotagem inconsciente: Às vezes, há aspectos inconscientes de nós mesmos que resistem à mudança ou que temem a melhoria. Isso pode ser explorado com um terapeuta para entender melhor e superar esses obstáculos.

Expectativas e auto-cobrança: Expectativas muito altas ou uma auto-cobrança excessiva podem gerar pressão adicional, dificultando a aceitação de contratempos como parte do processo de crescimento.

Resiliência e adaptação: Cada pessoa responde de maneira diferente às adversidades. Desenvolver habilidades de resiliência e aprender com os desafios pode ajudar a enfrentar melhor os contratempos e continuar progredindo ao longo do tempo.

Explorar esses fatores com a ajuda de um psicólogo ou terapeuta pode oferecer insights valiosos e estratégias para superar essas barreiras e manter um progresso psicológico constante. É importante lembrar que o crescimento pessoal não é linear e que contratempos fazem parte do processo de aprendizado e desenvolvimento emocional. Se precisar, estou a diposição para te ajudar nesse processo!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!