Não faço uso de contraceptivo e tive relação desprotegida no período fértil com coito interrompido.

2 respostas
Não faço uso de contraceptivo e tive relação desprotegida no período fértil com coito interrompido. Tomei a pílula do dia seguinte com 12horas. Corro o risco de estar grávida?
Provavelmente a pilula do dia seguinte protegeu. Mas você está se arriscando, e arriscando a sua saúde por não utilizar um método contraceptivo seguro. Que tal agendar uma consulta para escolher um método seguro e adequado ao seu caso?

A pílula do dia seguinte é composta por um hormônio presente nos anticoncepcionais de rotina, mas em doses bem mais elevadas, que agem evitando que o óvulo seja liberado e retardando a fertilização. Caso a ovulação já tenha ocorrido, ela atua descamando o endométrio, ou seja, causando sangramento e fazendo com que o embrião não implante.

Sua eficácia é inferior à da pílula anticoncepcional normalmente usada no dia a dia, e varia em função do tempo para ingeri-la. A equação é a seguinte: quanto maior a demora na ingestão, maior será a chance de engravidar.

O ideal é tomar a pílula o mais rápido possível após a relação sexual desprotegida, já que o prazo limite de eficácia é de até 72 horas após a relação e, depois desse período, torna-se bastante reduzida: 95% até as primeiras 12 horas; 85% após as primeiras 24 horas; e menor que 55% após 48 horas. Portanto, fica claro que a pílula do dia seguinte não deve ser usada de forma planejada e que jamais deve substituir um método contraceptivo de rotina.

ah é importante lembrar que a pílula do dia seguinte não protege contra AIDS e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A melhor maneira de preveni-las ainda é usando corretamente o preservativo em toda relação sexual.