Não consigo resolver nada sem minha mãe falando por mim e nem sair de casa sozinha, o que pode ser?

17 respostas
Não consigo resolver nada sem minha mãe falando por mim e nem sair de casa sozinha, o que pode ser?
Oi oi, tudo bem? É difícil te dar uma resposta certa sem entender bem o seu contexto, mas se for para levantar HIPÓTESES, pode ser que você esteja enfrentando uma situação de dependência emocional, ansiedade social ou falta de confiança em suas habilidades. São sentimentos relativamente comuns, e muitas pessoas passam por períodos em que se sentem inseguras ou dependentes. Mas como eu disse, não há como ter certeza de nada, por isso, se você sentir que isso está afetando significativamente sua vida, recomendo que busque um profissional para avaliar corretamente e te ajudar a lidar com isso da melhor forma. Lembre-se de que é normal pedir ajuda e buscar apoio quando necessário, tá bom? :)

Já refletiu que para resolver situações externas devemos olhar em um primeiro momento para as internas? Pense sobre como está sua vida atual, sua casa, sua realção com as pessoas mais próximas. O equilíbrio é a chave.
Pode ser dependência emocional, codependencia, além de outros diagnósticos. Sugiro buscar um psicólogo para entendimento e melhora de qualidade de vida. A disposição.
Diante desta situação, podemos pensar em co-dependência, dependência emocional, medo de assumir responsabilidades. Sugiro agendar uma consulta com o psicóloigo e iniciar um acompanhamento sistematizado para lidar com suas questões.
Olá, realmente sem conhecer mais detalhes sobre vc e sua relação com sua mãe fica difícil qualquer opinião. Porém, se vc não consegue nem sair de casa sozinha, precisa de ajuda psicológica para saber os motivos e lidar com sua vida de forma mais plena e segura. Boa sorte!
Bom dia, sugiro pra você a terapia comportamental que irá ajudar a compreender esta codependência de sua mãe.
O profissional irá ajuda-lo a sair deste estado, utilizando de técnicas de aproximação sucessiva para sua evolução.
Conte conosco abraços
Olá , não tem como te dar um diagnóstico ,mas posso te falar hipóteses como : insegurança, dependência emocional, fobia social. Procure um especialista na linha comportamental ele pode te ajudar nisso.
Olá, precisaria saber melhor a respeito de alguns dados como sua idade, histórico e dinâmica de relacionamento familiar. O contexto pode auxiliar melhor a explicar hipóteses como questões envolvendo desenvolvimento da identidade, processo de dependência/independência emocional, medos e angústias. Espero ter auxiliado. Estou à disposição.
Olá! Lamento que esteja encontrando essas dificuldades! Primeiro de tudo, é importante lembrar que você não é a única pessoa a se sentir assim: várias pessoas encontram dificuldade em assumir maior independência e autonomia. Sobre sua pergunta, não conseguir resolver coisas cotidianas sem o auxílio de outra pessoa e não conseguir sair sozinha de casa pode ocorrer por diversas possibilidades. Por exemplo, esse pequeno relato seu pode ocorrer por questões de ansiedade social, ou por agorafobia, ou por uma personalidade dependente, ou por uma mistura de uma ou mais dessas (e outras) possibilidades. Resumindo, para determinar algo com mais clareza e responsabilidade, seria necessário ter mais informações e realizar uma avaliação formal com um psicólogo. Assim, ele poderá realizar um diagnóstico mais certeiro e desenvolver um plano de tratamento que possa te ajudar nas tuas necessidades. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
Olá, tudo bem? Espero que sim! É difícil responder o que pode ser com poucas informações, pois é importante entender o contexto. Entretanto, podemos levantar algumas hipóteses como dependência emocional, inseguranças, medos. Vale ressaltar que apenas com uma avaliação com um psicólogo você poderá ter uma resposta mais precisa. Caso você perceba que essa questão esteja te causando algum tipo de sofrimento e prejuízo em sua vida, recomendo que busque por ajuda profissional, você não precisa passar por isso sozinha. A terapia é um espaço seguro e acolhedor onde é possível aprofundar questões da nossa história de vida e devolver junto com o profissional estratégias para lidar com as circunstâncias da vida. Qualquer dúvida, estou à disposição, abraços! :)
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica - R$ 100
A dependência emocional consiste em uma necessidade que uma pessoa tem em depender do outro para ser feliz e tomar suas próprias decisões. Ao desenvolver esse quadro emocional, perde-se a habilidade de manter uma relação saudável.
Reconhecer que vive um estado de dependência emocional de outra pessoa, seja um amigo, familiar, namorado ou cônjuge, é uma etapa crucial para lidar com esse quadro. Em seguida é preciso realizar um trabalho de autoconhecimento para compreender de onde vem esse apego, essa necessidade de confirmação por outra pessoa.
Vamos agendar uma sessão para que possamos conversar melhor e te ajudar na elaboração desses sentimentos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá! O laço entre mãe e filha é um objeto de estudo bem específico da psicanálise. Ao se identificar com a figura materna, e demandar dela mais do que esta é capaz de oferecer, a ambiguidade entre amor e ressentimento podem se instaurar. Assim, essa relação, psiquicamente, pode ser entendida como catastrófica, por gerar consequências, que, eventualmente, se transformam em sintomas. Um exemplo seria quando se institui uma espécie de simbiose, que pode ser entendida como um vínculo muito forte de dependência emocional - o que frequentemente não é algo saudável. Nesse sentido, a filha pode deixar de ter voz, liberdade ou autonomia, pois acredita ter a necessidade de que a mãe a represente. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa. Espero ter ajudado!
Olá.
Um sintoma pode ter diferentes causas.
Uma Avaliação Psicológica pode ajudá-la a compreende melhor essa questão.
Estou a disposição para qualquer dúvida e espero ter ajudado.
Olá, primeiramente vale destacar que para poder emitir uma opinião mais acurada é necessário entender o contexto, a origem desses sintomas e como ele se mantém. Mas podemos levantar algumas hipóteses. Parece que você está enfrentando algum tipo de dificuldade ou ansiedade em assumir responsabilidades e agir de forma independente. Isso é algo que muitas pessoas experimentam em algum momento de suas vidas e pode ter várias causas subjacentes. Há algumas possibilidades a considerar como: ansiedade social, dependência emocional ou baixa autoestima. Vale lembrar que é importante reconhecer esses sentimentos e buscar ajuda psicológica, há muitos recursos disponíveis que podem ajudá-la a desenvolver sua independência e confiança.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá! Seria muito interessante você buscar ajuda através da Terapia Cognitivo Comportamental para, além de aprender o que está acontecendo, aprender novas ferramentas para lidar com essa situação. Precisaríamos de maiores informações para entender o seu caso. Estou à disposição!
Olá, Como vai?
É possível que você esteja enfrentando algum tipo de dependência emocional em relação à sua mãe. Dependência emocional é quando uma pessoa se sente incapaz de tomar decisões ou agir independentemente sem o apoio ou aprovação constante de outra pessoa.

É importante que você identifique a origem desse comportamento para poder trabalhar em direção a uma maior independência. Algumas possíveis causas podem incluir: falta de confiança em suas próprias habilidades, medo de tomar decisões erradas, ansiedade em relação a situações desconhecidas ou falta de experiência para lidar com a vida fora de casa.

Para começar a superar essa dependência, é importante desenvolver sua autoconfiança e autoestima. Buscar novas experiências e desafios fora do seu ambiente familiar pode ajudar a construir essa confiança. Comece devagar, fazendo pequenos passos em direção à independência, como sair para fazer uma atividade sozinha ou tomar pequenas decisões sem a ajuda da sua mãe.

Buscar apoio de um profissional também pode ser útil. Um psicólogo pode ajudar a identificar e trabalhar os sentimentos de dependência e oferecer orientação prática para aumentar a sua independência.

Lembre-se que a independência é um processo gradual, e tudo bem se sentir desconfortável no início. O importante é persistir e buscar novas experiências, pois elas são fundamentais para o crescimento pessoal e para construir uma vida autônoma. Te desejo um feliz dia!!
Olá! É difícil precisar o que pode estar acontecendo, mas pelo seu relato me parece que você tem uma dependência emocional em relação a sua mãe. A mãe geralmente é uma figura de autoridade e referência e é esperado que, dependendo da situação, o filho queira ser parecido com a mãe ou necessitar ter o apoio dela para tomar decisões. A questão que acho importante você avaliar é se essa dependência está atrapalhando sua vida e gerando sofrimento para ti. Pelo relato me parece que sim porque você mencionou que não consegue fazer nada sozinha. Você não falou sua idade, mas acredito que isso também faz diferença para que consiga te responder melhor. De qualquer forma, creio que seja importante buscar ajuda profissional, pois através da psicoterapia você poderá aprender a lidar com as emoções e desenvolver estratégias para ter uma vida autônoma e independente. No processo psicoterapêutico você terá oportunidade de desenvolver estratégicas para elevar sua auto estima e ter mais segurança para tomar decisões.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!