Não consigo manter ereção ao colocar a camisinha. O que posso fazer?

25 respostas
Não consigo manter ereção ao colocar a camisinha. O que posso fazer?
Possivelmente Vc deve ter dificuldade com limites!!! Bom tratar isso pra ter qualidade de vida!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite
Aparentemente o homem sempre usou camisinha, com o material sendo aprimorado ao passar das épocas, desde as bexigas de carneiro antes de cristo até os moderníssimos preservativos de hoje em dia. Em tempos de aids e outras IST (ou mesmo como método anticoncepcional, é recomendável se fazer uso do preservativo (masculino ou feminino); no entanto, algumas pessoas apresentam dificuldades quanto ao uso. No caso dos homens, é recomendado ir experimentando marcas diferentes (em tamanho, espessura do latex, lubrificação), no sentido de encontrar alguma com que se adapte melhor. Recomenda-se que a parceira (ou parceiro) coloque a camisinha de uma forma sensual, o que pode diminuir o desconforto. Outra recomendação é o homem se masturbar com o preservativo, que seria um treino para o cérebro ir se acostumando com a presença dele no pênis. E se há fantasias no homem que dificultam o uso, a conversa com um psicanalista / psicólogo pode ajudar na identificação da mesma e poder ressignificá-la frente à proteção sexual e aao prazer vivenciado com a parceria. Boa sorte. Abraços
Não abra mão do senso de humor no sexo. O sexo está mais próximo de uma brincadeira que de algo sério (mas sempre com responsabilidade). Para que memórias disfuncionais não te atrapalhem, você pode fazer terapia EMDR. Irá te ajudar. Um abraço!
Olá. Acredito que esse momento de pausa para colocar a camisinha seja o momento que "desestimula" você. Procure tentar que a(o) parceira(o) faça a colocação da camisinha, procure manter o foco no que mais te causa desejo, pois acredito que possa ajudá-lo, mas do contrário, procure uma ajuda terapêutica, pois podem ter questão associadas a isso e que precisam ser vistas.

Abraço.
Sobre falhas na ereção ou perda de ereção, é importante entender a sua situação, pois cada caso tem suas peculiaridades. Se voce tem alguma dificuldade de ereção do tipo perder a ereção quando coloca a camisinha ou mesmo no meio do caminho durante a penetração), a maioria dos meus clientes tem dificuldades relacionadas a estresse, ansiedade, expectativa no tempo de espera entre uma relaćao e outra. A ereção é mais afetada por isso.

Se voce nao tem nenhuma doença organica no seu historico, a terapia sexual pode ajudar muito. Eu acompanho varios casos diariamente, todos muito parecidos, muitos foram no urologista, tomaram viagra, fazem uso e outras estrategias, mas nao trabalham os aspectos da ansiedade e expectativas para a hora do sexo, além de ideias sobre a propria relação sexual.
No geral existem os chamados quebra galhos para o momento, até ajudam mas nao resolvem em definitivo. Importante mesmo é trabalhar com algumas ideias tanto para afetar o fator ansiedade de desempenho como para ficar de boa com a parceira na hora que for praticar o sexo.
Mais de 90 % do que atendo sao fatores psicologicos, estado emocional, situação de momento ou mesmo historico de vida e de relacionamentos. Se voce é casado ou tem parceira fixa e ela topa dar uma força, a consulta ajuda a dar um direcionamento nisso tambem.
O interessante é entender a propria realidade, o quanto controla ou não, estilo de vida, rotinas e o quanto tira proveito e prazer do proprio orgasmo. Por isso é importante fazer uma consulta (pode ser online). As orientações da consulta ajudam muito nos casos em que não há doenças organicas envolvidas, e principalmente, ajuda a se organizar e pensar o sexo de forma mais estratégica. Fico disposição.
Possível deficiência no sistema fisioenergético do fígado e/ou rins, que são a fonte de sustentação da ereção. O tratamento mais efetivo, de acordo com a medicina chinesa, envolve acupuntura e fórmulas fitoterápicas.
Olá!
Se você não possui nenhuma disfunção física a causa da perda de ereção poder estar na ansiedade com relação a mantê-la. Existem várias maneira de abordar esse problema, algumas delas já citadas pelos meus colegas.

Você pode procurar Psicoterapia para poder entender o que te gera ansiedade e porque de perder a ereção quando precisa colocar camisinha.
Você pode buscar se acostumar com a sensação da camisinha no pênis durante a masturbação, para que na hora do sexo com um(a) parceiro(a) você se sinta confortável usando uma.
Você pode buscar fazer brincadeiras sexuais que envolvam a camisinha, fazendo desse processo de colocá-la mais uma maneira de ficar excitado.
Você pode procurar marcas diferentes com texturas, espessuras e lubrificação para entender qual tipo te deixa mais à vontade.
Se você transa com mulheres, vocês podem experimentar a camisinha interna (ou camisinha feminina) que você encontra em farmácias ou postos de saúde.

Apesar de todas as estratégias possíveis, é sempre importante entender o porque da perda de ereção. Busque ajuda Psicológica para melhorar sua qualidade de vida e poder ter o máximo de prazer nas suas relações sexuais.

Espero ter ajudado, estou à disposição.
Um forte abraço, Taíla.
Olá, já parou para pensar que a ansiedade pode fazer parte disso? como também crenças sobre vc mesmo, sobre em como será a relação, traz um grande impacto na sua mente?
Olá, tudo bem? Bem, seria interessante saber se isso está ligado ao tipo de material da camisinha. Alguns preservativos tendem a apertar na base do pênis, o que pode impedir a irrigação adequada que mantém a ereção. Para isso, busque aquelas camisinhas 'sensitive', ou que tenham um tamanho maior ou que se adeque ao formato de seu pênis. Caso você tenha tentado vários tipos de preservativos e, mesmo assim, não conseguiu manter uma relação, tente estimular mais o seu corpo através de outras zonas erógenas. Caso o problema persista, busque por um urologista e, claro, por um psicólogo.
Olá! Quando falamos sobre perda da ereção ou dificuldade de mantê-la na hora de pôr a camisinha, precisamos nos atentar a alguns detalhes antes de partimos para o lado psicológico: a camisinha normalmente usada tem boa lubrificação? Um bom material, que não te agride? É do tamanho adequado ao seu pênis? Você esta colocando do jeito certo?
Por mais desejo que tenha, se a camisinha não for boa, dificilmente alguém conseguirá manter por muito tempo. Descartadas todas essas possibilidades, podemos refletir sobre outros pontos: o que colocar a camisinha significa para você? Qual o momento da relação você a coloca e como? Quando a coloca, já fica apreensivo se conseguirá manter a ereção?
Esses questionamentos podem revelar medos e ansiedade relacionadas a sua vida sexual, como você a vê, quais suas crenças sobre sexo e sexualidade, o que te deixa com desejo, quais seus mecanismos de autosabotagem etc. Procure uma psicóloga para trabalhar essas questões, que as respostas virão!
Estou a disposição!
Olá!
Em primeiro lugar, esse é um problema que pode gerar muita frustração mesmo, mas não desista da camisinha!!
Existem algumas coisas que podem ajudar.
1. Será que você está usando o tamanho correto de camisinha? Se for uma camisinha muito pequena, isso pode dificultar!
2. Parece que pode ser um problema relacionado a ansiedade. Talvez tornar o sexo um momento mais de "brincadeira", focar mais nas preliminares etc.
3. Às vezes ajuda pedir para a parceira(o) colocar a camisinha para você. Pode ser algo sensual, um jogo.
Espero ter ajudado!
É normal que ao tirar o foco das sensações prazerosas o homem perca parcialmente a ereção. Isso não é um problema e sim uma resposta natural do corpo. O que podes fazer é colocar rapidamente o preservativo e em seguida voltar a focar nas sensações prazerosas que a relação a dois te proporciona.
Se a perda da ereção for significativa, precisas de um profissional da Terapia Cognitiva que trabalhe com Disfunção Sexual para te ajudar a compreender onde está o problema. Mas te adianto, não se culpe por isso, a ereção é parte da relação sexual, mas você pode aproveitar esse momento de outras formas também.
Fico a disposição.
Você já consultou o médico? Sugiro que esse seja seu primeiro passo. Ele pode te encaminhar para psicoterapia se for o caso. Abraços.
Olá! A dificuldade em manter a ereção ao colocar a camisinha pode ter diversas razões. Algumas das causas mais comuns incluem:

Ansiedade: A ansiedade pode interferir no desempenho sexual, levando a dificuldades em manter a ereção durante a relação sexual, especialmente ao colocar a camisinha. É possível que você esteja tendo alguns pensamentos na hora que estejam te atrapalhando de ter uma relação tranquila.

Sensibilidade reduzida: Algumas pessoas podem ter uma sensibilidade reduzida no pênis, o que pode tornar difícil manter a ereção com a camisinha. Camisinha efetivamente muda a forma como o pênis é percebido, talvez usar uma menos espessa possa ajudar.

Problemas físicos: Algumas condições médicas, como a diabetes, doenças cardiovasculares ou problemas hormonais, podem afetar a capacidade de manter a ereção, independentemente do uso da camisinha. O pênis precisa de sangue para se manter ereto e o fluxo sem impedimentos depende também de fatores físicos, então eliminar causas físicas antes de tudo é fundamental.

Uso de drogas ou álcool: O uso excessivo de drogas ou álcool pode afetar o desempenho sexual e dificultar a manutenção da ereção durante a relação sexual, mesmo ao usar a camisinha.

Algumas coisas que podem ser feitas para ajudar a pessoa a manter a ereção ao colocar a camisinha incluem:

Mudar de posição: Experimentar posições sexuais diferentes pode ajudar a pessoa a se sentir mais confortável e relaxada, o que pode facilitar a manutenção da ereção. Algumas posições ajudam a controlar melhor a ereção.

Uso de lubrificantes: O uso de lubrificantes pode ajudar a reduzir o atrito e a sensação de desconforto ao colocar a camisinha, o que pode facilitar a manutenção da ereção.

Tratar a ansiedade com psicólogo: Se a ansiedade estiver interferindo no desempenho sexual, o tratamento da ansiedade pode ajudar a pessoa a se sentir mais relaxada e confiante.

Estou a disposição!
A psicanálise pode ajudar a entender o que está por trás da dificuldade em manter a ereção ao colocar a camisinha. Pode ser que existam questões emocionais ou de relacionamento que estejam afetando a sua capacidade de manter a ereção. A psicanálise pode ajudar a identificar e trabalhar essas questões, a fim de melhorar a sua capacidade de manter a ereção. Além disso, a psicanálise pode ajudar a desenvolver habilidades de comunicação e de relacionamento que possam ajudar a melhorar a sua vida sexual.
Você pode tentar tornar esse momento de colocar a camisinha como parte da prática sexual em si e vários colegas aqui trouxeram ideias de como fazer isso. Também pode ser haja alguma questão emocional sendo desencadeada, nesse caso minha orientação é fazer uma consulta com psicólogo para avaliar a necessidade de iniciar terapia.
Além das dicas dos colegas, investigue se não tem algum preconceito acerca do preservativo socialmente difundido (retira o prazer, por exemplo). Usar a camisinha faz parte de atividade sexual prazerosa e respeitosa tanto com vc ou com sua parceira (o).
Olá! Tudo bem?
Li sua pergunta e fico com algumas perguntas que poderiam te ajudar a pensar sobre a questão: Como você costuma estar emocionalmente durante o sexo? Qual função o sexo está ocupando para você?
Dar respostas definitivas não faz parte do meu trabalho, acho que a melhor maneira de cuidar disso que lhe atravessa é através de uma psicoterapia, onde você possa criar um vínculo com o profissional que permitam vocês explorarem essas questões juntos.
Estou à disposição para ouvi-lo e ajudar você a cuidar disso que lhe atravessa.
@psialexsouza
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Lamento que esteja passando por essa dificuldade. Dificuldades sexuais afetam muitos homens e podem gerar emoções e pensamentos difíceis. Para conseguir te auxiliar, seria necessário mais informações específicas sobre seu caso, contexto de vida e sobre as situação específica. As dificuldades de ereção podem ocorrer por uma série de variáveis, desde questões biológicas até emoções intensas. Por isso, é importante marcar consulta com urologista (para verificar possíveis causas físicas/biológicas) e com um psicólogo. O psicólogo vai te auxiliar a investigar quais fatores que entram em jogo antes, durante e depois das situações sexuais, possibilitando identificar padrões de pensamentos, emoções e comportamentos que estejam influenciando na sua dificuldade. Não há uma fórmula mágica do que fazer, mas a partir dessa avaliação será possível iniciar um tratamento que corresponda às suas necessidades específicas e favoreça sua saúde mental e sexual. Espero que encontre a ajuda que busca e fico à disposição!
A dificuldade em manter a ereção ao colocar a camisinha pode estar relacionada à ansiedade, falta de prática, ou sensibilidade reduzida.

Acredito que o ato de colocar a camisinha funciona como um COMPROMISSO… e isso faz com que vc acione suas defesas relacionadas ao medo da falha, tais como ansiedade.

Aqui estão algumas sugestões:

1. **Pratique**: Tente colocar a camisinha durante a masturbação para se acostumar.
2. **Lubrificação**: Use lubrificante dentro da camisinha para aumentar a sensibilidade.
3. **Relaxe**: Reduza a ansiedade com técnicas de respiração ou preliminares prolongadas.
4. **Terapia Psicanalítica**: Pode ajudar a explorar e resolver questões emocionais subjacentes.

Se a dificuldade persistir, consulte um profissional de saúde para avaliação e orientação.

Disponível em: Cleveland Clinic, Mayo Clinic.
Olá! Espero que esteja bem! Respondendo a sua questão: A dificuldade em manter a ereção ao utilizar camisinha é um problema comum que pode afetar significativamente a vida sexual de um homem. É importante ressaltar que essa questão envolve uma complexa, pois a expressão da sexualidade é moldada por diversos fatores, incluindo a educação, a cultura e as experiências individuais.
Um profissional capacitado pode auxiliar na identificação e tratamento das causas especificas de seu problema, oferecendo técnicas específicas para lidar com a ansiedade, melhorar a comunicação com o parceiro e explorar as questões emocionais relacionadas à sexualidade.
Espero ter ajudado! Fico disponível, caso precise!
Te convidamos para uma consulta: Primeira entrevista psicológica - R$ 280
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, tudo bem?
A dificuldade em manter a ereção ao colocar a camisinha é mais comum do que muitas pessoas imaginam e geralmente está associada a fatores emocionais e psicológicos, embora questões físicas também possam influenciar. O uso do preservativo pode ser percebido como um momento de "interrupção" na excitação, o que, em algumas situações, pode gerar ansiedade de desempenho ou um foco exagerado em "fazer tudo certo". Isso, por sua vez, pode ativar o sistema nervoso simpático, reduzindo a resposta de excitação.
Do ponto de vista da neurociência, a ereção depende do equilíbrio entre o sistema nervoso parassimpático, que promove o relaxamento e o fluxo sanguíneo necessário para a ereção, e o controle do sistema límbico, responsável pela regulação das emoções e do prazer. Quando a ansiedade ou o estresse entram em cena, o córtex pré-frontal (área responsável pelo pensamento crítico) pode se tornar hiperativo, desviando a atenção do momento e dificultando a manutenção da ereção.
Para lidar com isso, algumas estratégias podem ajudar:
Primeiro, tente normalizar a experiência e reduzir a pressão sobre o desempenho. A preocupação em "não falhar" pode se tornar um ciclo vicioso, pois aumenta a ansiedade e dificulta o relaxamento necessário para manter a ereção. Trabalhar a aceitação do momento e se concentrar no prazer da conexão com o parceiro ou parceira, em vez de se fixar na performance, é um passo importante.
Você pode também praticar colocar a camisinha em momentos de menor pressão, como durante a masturbação. Isso ajuda a tornar o ato de colocar o preservativo algo mais natural e integrado à experiência sexual, reduzindo a sensação de "quebra" na excitação.
Além disso, técnicas de respiração profunda e mindfulness podem ser úteis para manter o foco no presente e reduzir a ativação do sistema de alerta. Respirar profundamente e de forma controlada ajuda a ativar o sistema nervoso parassimpático, promovendo relaxamento e permitindo que o corpo mantenha a excitação.
Se a dificuldade persistir, buscar um acompanhamento com um psicólogo especializado em sexualidade pode ajudar a explorar e lidar com possíveis gatilhos emocionais, como ansiedade, insegurança ou experiências passadas que possam estar influenciando a resposta sexual. Em alguns casos, um urologista pode avaliar se há fatores físicos, como questões hormonais ou circulatórias, que também estejam contribuindo.
Lembre-se de que a sexualidade é um aspecto sensível e individual, e dificuldades pontuais não definem sua capacidade ou desempenho. Se precisar de apoio para lidar com essa questão de maneira acolhedora e estruturada, estarei à disposição para ajudar no que for necessário.
Se você está enfrentando dificuldades para manter uma ereção ao colocar a camisinha, saiba que isso é uma queixa comum entre homens e pode ter várias causas. Aqui estão algumas dicas e considerações que podem ajudar:
Causas Possíveis
Ansiedade e Pressão: A pressão para ter um bom desempenho sexual pode gerar ansiedade, o que pode dificultar a ereção. A pausa para colocar a camisinha pode aumentar esses sentimentos.
Falta de Sensibilidade: Algumas camisinhas podem reduzir a sensibilidade do pênis, tornando mais difícil manter a ereção. Experimentar diferentes tipos de preservativos, como os mais finos ou "sensitives", pode ajudar.
Experiência e Prática: A falta de prática no uso de preservativos pode contribuir para a dificuldade. Treinar o uso da camisinha durante a masturbação pode ajudar a se acostumar com ela.
Questões Físicas: Problemas médicos, como diabetes ou problemas cardiovasculares, podem afetar a capacidade de manter uma ereção. Se o problema persistir, é importante consultar um médico.
O Que Fazer
Mantenha a Calma: Tente relaxar e focar no prazer da situação em vez de se preocupar com o desempenho. Concentre-se em sua parceira e na intimidade do momento.
Estimulação Adicional: Você pode pedir à sua parceira para ajudar com estímulos antes de colocar a camisinha, como sexo oral, para facilitar a manutenção da ereção.
Troque de Camisinha: Se você sente desconforto com o tipo atual de camisinha, experimente outras marcas ou tamanhos para encontrar uma que se ajuste melhor e ofereça mais conforto.
Converse com um Profissional: Se as dificuldades persistirem, considere buscar um urologista ou um psicólogo especializado em sexualidade. Eles podem oferecer orientações personalizadas e ajudar a identificar possíveis causas subjacentes.
Conclusão
Lembre-se de que essa situação é comum e não deve ser motivo de vergonha. Com paciência e algumas estratégias, você pode melhorar sua experiência sexual e lidar melhor com o uso da camisinha. Se precisar de mais apoio ou quiser discutir suas preocupações em um ambiente seguro, estou à disposição para agendar uma consulta!
Se vc não tem nenhum problema organico,é ansiedade,o que pode ser tratado com psicoterapia
Olá!

A dificuldade em manter a ereção ao colocar a camisinha é uma questão comum e pode estar relacionada à ansiedade de desempenho ou a uma mudança na sensibilidade. É importante abordar essa situação de forma calma e sem pressão.

Na psicoterapia cognitivo-comportamental, trabalhamos para identificar pensamentos automáticos que podem estar contribuindo para a ansiedade. Técnicas de relaxamento e exercícios de dessensibilização podem ser úteis para criar associações mais positivas com o uso da camisinha.

Experimentar diferentes tipos ou marcas de preservativos, que proporcionem maior conforto e sensibilidade, também pode ajudar. É essencial comunicar-se abertamente com seu parceiro(a) sobre essas preocupações, promovendo um ambiente de apoio mútuo.

Buscar apoio profissional pode oferecer estratégias mais personalizadas e eficazes para lidar com essa situação. Estou à disposição para ajudar e você pode agendar uma consulta através do Doctoralia: Leonir Troscki no Doctoralia ou visitar meu site: Humanamente Falando.

Fico à disposição, fique bem!
Com afeto, Leonir Troscki - CRP12/12755.

Especialistas

Paula Rodrigues Moraes de Oliveira

Paula Rodrigues Moraes de Oliveira

Psicólogo

Rio de Janeiro

Victoria Rocha de Padua

Victoria Rocha de Padua

Psicólogo

Goiânia

Fernando Brandão

Fernando Brandão

Psiquiatra

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Bruno Aguiar

Bruno Aguiar

Médico clínico geral

Campinas

Tatianne Santos Dantas

Tatianne Santos Dantas

Psicanalista, Psicólogo

Aracaju

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 53 perguntas sobre Transtornos da personalidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.