Não consigo gritar, não voluntariamente. Meu tom de voz é "naturalmente" alto, mas quando tempo grit

17 respostas
Não consigo gritar, não voluntariamente. Meu tom de voz é "naturalmente" alto, mas quando tempo gritar como alternativa para aliviar o estresse, travo, não sai nada.
Como fazer para "desligar" meu instindo de reprimir e, eu sendo assim desde muito nova, como evitar que tudo saia de uma vez?
Olá! Dentro da psicanálise, temos os mecanismos de defesa que são usados de forma inconsciente para suportarmos a angústia do ser. Um desses mecanismos chamamos de "recalque" ele pode ser entendido como um sinal de defesa, que mantém afastado da consciência alguma ideia ou situação que pareça ameaçadora. Ou seja, é um mecanismo de defesa mental de algo incompatível com o sujeito. O recalque, então, é uma forma de negação e rechaço de elementos do psiquismo ideias, emoções, memórias para fora da consciência. É um mecanismo que tem um dispêndio de energia grande, realizando uma pressão para manter os elementos no Inconsciente. Como nesse caso querer gritar e não consegue. No site analítico com uma escuta atente nós identificamos o que foi reprimido na sua infância causando esse sintoma. A partir da repressão, surge o recalque. Que é enviar o conteúdo que está tensionado de volta para o inconsciente, causando assim uma sensação de alívio da tensão causada pela repressão. E a partir do recalque, engatilha-se o sintoma, que é o retorno do recalcado. O recalque consiste na tentativa do Eu se furtar do desprazer, mas este mecanismo é falho, não poupa o sujeito do desprazer, como prova a formação dos sintomas. Segundo Freud, se o recalque não conseguir impedir sentimentos de desprazer e angustia, pode-se dizer que falhou. De acordo com a psicanálise, o recalque é um mecanismo mental de defesa que protegem a pessoa de pensamentos que sejam contrários ao “eu”. Ou seja, uma pessoa recalcada está colocando em evidência as situações, desejos ou problemas em si que não quer admitir, espero ter contribuído. Fico à sua disposição, forte abraço!

O seu relato associa a vontade de gritar à incapacidade de conduzir esta vontade em ato. Você tenta - e é interessante que tenha escrito "tempo" em vez de "tento" - gritar, mas algo lhe impede de aliviar a tensão. Por outro lado, você demonstra o receio de que este grito contido, esta tensão acumulada, possa "sair de uma vez" sem que você consiga evitar. Há, portanto, um desejo de aliviar a tensão, mas não de qualquer maneira, apontando para o desconforto de que a tensão acabe por te dominar em vez de você a ela. É importante lembrar, entretanto, que esta e qualquer interpretação só pode ter valor em meio à análise, quando será possível produzir um saber a respeito do mal-estar que você relata.
Gritar é a única maneira de aliviar o estresse?
O que mais você pode fazer para aliviar o que te sobrecarrega emocionalmente?
Procure fazer coisas que te façam feliz, ouvir música, cantar, dançar, prática de atividades físicas regularmente, não deixe o estresse acumular e tomar conta de você.
Caso precise de ajuda, procure um profissional de sua confiança para entender melhor porque você se sente presa e impedida de expressar seus sentimentos de insatisfação.
Esse não é o tipo de questão passível de uma resposta do tipo "como fazer", é o tipo de questão que nos remete a outras que determinam tal funcionamento, como o quanto de raiva está represada hoje, esperando para sair, o que você tem feito para lidar com tal montante de raiva, o que você pode fazer para ela escoar gradativamente (se valer a pena para você reduzi-la gradativamente, ou se será necessário que ela venha a irromper em um único ato de grandeza diretamente proporcional), o que gera tal impedimento em você e se é possível estabelecer alguma forma de conciliação ou gestão desse conflito entre o impedimento e sua vontade de externar seu sentimento. Resumindo, trata-se de um trabalho de lapidação de sí mesma em terapia e não de um "como fazer".
Olá tudo bem? O melhor a fazer sempre é buscar ajuda de um profissional de saúde mental . Existem muitas técnicas para entender e tratar o que está por trás dos transtornos emocionais .
Com persistência e uma boa metodologia de tratamento você será capaz de superar estas dificuldades. Estou à disposição !
Olá. Tanto um tom de voz “naturalmente” alto quanto um grito que trava - e não sai nada – parecem remeter a uma dificuldade em se fazer ouvir. O grito, além de ser alternativa para aliviar o estresse, também é importante por ser uma tentativa de dizer algo enquanto as palavras ainda não estão disponíveis. Não foi assim que fizemos no início da vida ao entrarmos na linguagem? Tudo bem, gritar pode ser uma forma de descarregar um excesso de tensão, mas também serve como apelo, protesto, limite... Portanto, sendo para descarregar ou para tentar começar a dizer algo, numa psicanálise você vai contar com os ouvidos daqueles que podem te escutar. Quem sabe isso não faz a diferença? Abc.
Olá! Não é possível te dar uma resposta correta por aqui sem antes analisar seu caso com cuidado! Seria interessante você buscar ajuda de um Psicólogo, para que ele se aprofunde no assunto e assim te passe um diagnóstico correto. Espero ter ajudado!
Olá! Seria interessante buscar auxílio de uma psicóloga, para que juntas no processo psicoterápico você consiga explorar, identificar e desenvolver os primórdios dessas questões e principalmente elaborá-los e ressignificá-los, possibilitando uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Espero ter ajudado!
Oi querida, como vai? Pelo visto com muitas coisas presas nesse peito. Te sugiro que inicies em um processo de análise (psicanálise), certamente ira lhe ajudar muito com isso e com todas essas coisas que estão fazendo pressão aí dentro te ti. Fico a disposição coso queiras trabalhar tudo isso ao meu lado.
Grande abraço
olá, voce poderia procurar uma ajuda profissional proximo a voce? muitas vezes temos a opção de fazer diferente, porem precisamos nos conhecer melhor para fazer diferente. Muitas vezes podemos querer gritar e dizer tudo de uma vez porque vamos engolindo todo dia um pouquinho do que gostariamos de falar e não falamos. Cada pouquinho engolido fica entalado, entao quando acontece uma coisa que faz doer, o que foi engolido vem para fora de maneira abrupta e junto com outras coisas que nao tem nada a ver com o que aconteceu no momento. Busque ajuda psicologica para aprender a resolver cada coisa em sua hora e de forma tranquila. Boa sorte em sua caminhada pelo autoconhecimento.
Olá! Realmente não existe uma técnica pronta para resolver essa questão, porque é uma interrogação super singular sua e que se insere de uma maneira única na sua história, no seu jeito de se relacionar com o mundo etc. Provavelmente, você vai ter que inventar - e, se quiser, com a ajuda de um profissional da saúde mental - uma solução que faça sentido e funcione para você. Sair de um funcionamento tudo ou nada, de extremos, (ou reprimo tudo ou despejo tudo de uma vez) para suportar abrir um pouquinho de si, abrir parcialmente, com condições, é mesmo um caminho de trabalho importante!
Por que não pensamos em formas de "gritar"? Será que não é disso que você está sentindo falta? Extravasar a agressividade represada? É importante colocar para fora, sim. A forma, porém, é que deve ser observada. Uma coisa importante a se pensar é o que esse grito "quer dizer"? E por que será que ele não sai? São mais perguntas do que respostas, mas creio que nessas perguntas você encontrará o caminho para o seu grito. ;)
É possível que você esteja sentindo uma forma de bloqueio vocal ou dificuldade em expressar suas emoções de forma assertiva, esse bloqueio pode estar relacionado a algum traumas ou experiência passadas. A terapia cognitivo-comportamental pode ser uma boa opção para ajudar a identificar e trabalhar esses traumas ou dificuldades de comunicação.

Algumas técnicas que podem ser utilizadas para ajudar a liberar a voz incluem:

Respiração profunda e lenta antes de tentar gritar.
alongamento e exercícios de respiração para relaxar a musculatura da laringe
exercícios vocais para aquecer e fortalecer a musculatura da laringe
Técnicas de relaxamento, como a meditação ou o yoga, podem ajudar a reduzir o estresse e ansiedade que podem estar contribuindo para o bloqueio vocal.
É importante lembrar que esses processos podem ser demorados e é importante ser paciente e ter paciência consigo mesmo.
A Psicanálise atua nesses processos de identificação comportamental. Promove o equilíbrio entre o real e o inconsciente. Podemos trabalhar juntos nessa descoberta.
Olá, espero que esteja em paz! Se você não consegue gritar voluntariamente quando quer aliviar o estresse, isso pode ser um sinal de que você está reprimindo suas emoções. Isso pode acontecer por várias razões, incluindo uma educação repressora ou traumas emocionais não resolvidos.

Para ajudar a desligar esse instinto de reprimir, pode ser útil praticar a autoexpressão regularmente. Isso pode incluir escrever em um diário, pintar, cantar, dançar ou qualquer outra atividade que ajude a liberar suas emoções. Quanto mais você praticar a expressão emocional de forma saudável, mais fácil será para você liberar suas emoções quando precisar.

Além disso, é importante aprender a lidar com o estresse de outras maneiras, além de gritar. Existem muitas técnicas de gerenciamento de estresse que podem ajudar, como a meditação, a prática de atividades físicas regulares, a respiração profunda e a terapia.

Se você está preocupada com a possibilidade de tudo sair de uma vez, é importante lembrar que isso pode ser um processo gradual. À medida que você aprende a liberar suas emoções de forma saudável, você pode começar a sentir uma mudança positiva em sua vida e em sua capacidade de lidar com o estresse. Se você achar que está lutando para lidar com suas emoções, pode ser útil procurar a ajuda de um profissional de saúde mental treinado. Psicanálise faz bem e é do bem!
Entendo que você esteja lidando com dificuldades em expressar suas emoções de maneira assertiva, especialmente quando se trata de aliviar o estresse. É importante lembrar que o modo como expressamos nossas emoções pode ser influenciado por várias experiências passadas e padrões de comportamento que adquirimos ao longo da vida. Vou oferecer algumas sugestões para ajudá-lo a lidar com isso:
Autoconhecimento: O primeiro passo é se tornar mais consciente das emoções que você está sentindo e das situações que desencadeiam o desejo de gritar. Tente identificar o que está causando estresse ou frustração em sua vida.
Respiração e Relaxamento: Quando sentir que precisa liberar o estresse, em vez de gritar, experimente técnicas de respiração profunda e relaxamento. Respirar profundamente ajuda a acalmar o sistema nervoso e pode ser uma alternativa eficaz para expressar emoções de forma saudável.
Comunique-se: Em vez de gritar, tente expressar suas emoções verbalmente de maneira calma e assertiva. Comunique o que você está sentindo e por que está se sentindo dessa maneira para as pessoas ao seu redor. A comunicação aberta pode ajudar a resolver conflitos e reduzir o estresse.
Terapia: Considerar a terapia com um psicólogo ou psicanalista pode ser muito benéfico. Um profissional pode ajudá-lo a explorar as razões por trás de sua dificuldade em expressar emoções e trabalhar em estratégias para lidar com o estresse de maneira mais saudável.
Práticas de Relaxamento: Práticas como meditação, ioga e exercícios de relaxamento podem ajudá-lo a desenvolver a capacidade de controlar suas emoções e reações em momentos estressantes.
Aceitação e Paciência: Mudar padrões de comportamento pode levar tempo, e é importante ser gentil consigo mesmo durante esse processo. Não se cobre demais e lembre-se de que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença ao longo do tempo.
Lidar com emoções de forma saudável é um processo que requer prática e autocompreensão. Não hesite em buscar apoio profissional para ajudá-lo nesse caminho. Lembre-se de que você tem o potencial de aprender a expressar suas emoções de maneira mais equilibrada e construtiva.
Olá, para a Psicanalise, usamos mecanismos de defesa de forma inconsciente. No seu caso, pode ter acontecido alguma coisa na sua infância, como uma repressão, que acabou levando a esse sintoma. O grito é uma alternativa para aliviar o stress. O que vc pode fazer é procurar um especialista para te ajudar a entender essa questão.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!