Não consigo ficar sem meus remédios para ansiedade, sempre que paro volta tudo. Tomo o Pondera 10mg

4 respostas
Não consigo ficar sem meus remédios para ansiedade, sempre que paro volta tudo. Tomo o Pondera 10mg e o Olcadil 1mg uma vez ao dia. Gostaria de ser mãe, tentei parar o Olcadil mas é o unico que resolve os espasmos musculares no pescoço e bolo na garganta. Nunca vou poder ter um bebê?
Conforme já mencionado, a terapia de abordagem cognitivo-comportamental pode ajudá-la muito no controle da ansiedade e, consequentemente, na diminuição gradativa dos medicamentos (o que deverá ser feito de acordo com a orientações do seu psiquiatra).

Olá! Existem muitas alternativas que você pode buscar. O principal ponto é: você está fazendo terapia? Se não está, busque um Terapeuta Cognitivo Comportamental. A terapia te ajudará muito. Você faz atividades físicas? Se não faz, busque orientação e comece a se exercitar. Além disso existem técnicas de relaxamento para ansiedade que são muito eficazes. Tem também acupuntura. Mas, o principal é você trabalhar sua ansiedade na terapia e todos os outros recursos só te farão bem. E com isso você poderá, com ajuda do psiquiatra, ir diminuindo as doses de medicamentos até poder parar e então programar sua gravidez.

Espero ter ajudado.
Abraços :)
Em primeiro lugar, converse com o seu psiquiatra para verificar se há outras possibilidades ou combinações de medicações que possam otimizar o seu quadro.

Importante considerar que os tratamentos de transtornos mentais devem ser acompanhados à psicoterapia. Enquanto a terapia medicamentosa promove alterações significativas, em grande parte dos casos, não trata as causas do transtorno. Um quadro psicológico compõe aspectos relacionados à cognição (crenças e estruturas de pensamentos que influenciam a percepção), emoções, sensações fisiológicas e repertórios comportamentais que retroalimentam um ciclo que desenvolve e mantem o individuo no quadro depressivo. A psicoterapia trabalha com técnicas que abrangem todas estas estruturas e promovem mudanças nos repertórios que prejudicam seu bem estar fazendo uma parceria complementar ao trabalho psiquiátrico.
Seguem duas orientações:

Recomendo abordar este assunto com seu psiquiatra e ginecologista, talvez hajam medicações que possam ser administradas durante a gravidez.

Recomendo você realizar psicoterapia cognitivo comportamental, pois esta abordagem ensinará ao paciente técnicas para autoadministrar a ansiedade, dentre outras orientações gerais de saúde que se relacionam com ansiedade (sono, qualidade de vida no trabalho, atividade física).