Não consigo falar o que sinto, não sei falar os meus sentimentos, como se fosse um bloqueio ou inseg
19
respostas
Não consigo falar o que sinto, não sei falar os meus sentimentos, como se fosse um bloqueio ou insegurança, o que pode ser?
Oi! Pode ser muita coisa. Talvez você somente ainda não esteja acostumado a olhar para si mesmo e expressar o que vê. Talvez você não se sinta seguro para fazer isso, por ter passado por alguma experiência que te fez achar que falar dos próprios sentimentos te deixa vulnerável, que o que você falar poderá ser usado sem o respeito que seu mundo interior merece. Geralmente, mostrar o que se sente não é fácil mesmo. O que posso te dizer é que você poderia experimentar este treino que te falta num ambiente seguro, com um bom profissional psicólogo, que está treinado a escutar o que você vai expressar sem julgamentos, e que poderá te orientar. Ali, na relação com o psicólogo, esta questão certamente surgirá, e poderá ser olhada com acolhimento e sem pressões desnecessárias.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, como já foi dito, podem ser muitas coisas, como você não ter aprendido mesmo sobre os sentimentos e não saber como identificá-los, como lidar com eles. A psicoterapia pode te ajudar bastante nisso. Boa sorte e, qualquer coisa, estou à disposição.
Tanto você pode não conseguir identificar corretamente o que sente no momento,como de algum modo isso pode ter sido reprimido em sua infância e você não ter desenvolvimento a habilidade de se expressar de forma assertiva! E tudo isso pode lhe causar sofrimento como se você mesma não se entendesse.Procure psicoterapia!
Durante meus atendimentos clínicos percebo muito comumente entre meus pacientes uma dificuldade importante para dar nome aos sentimentos. Com esta dificuldade, estes pacientes têm menos percepção acerca de suas próprias emoções, e na expressão das mesmas.
Para estes pacientes, costumo oferecer uma ferramenta, que é simplesmente treinar dar nome às emoções, entre 5 opções: alegria, tristeza, medo, raiva ou afeto... experimente, e se quiser trocar mais ideias sobre isto, fique à vontade em me procurar!
Para estes pacientes, costumo oferecer uma ferramenta, que é simplesmente treinar dar nome às emoções, entre 5 opções: alegria, tristeza, medo, raiva ou afeto... experimente, e se quiser trocar mais ideias sobre isto, fique à vontade em me procurar!
Olá, muito comum não conseguirmos traduzir em palavras o que estamos sentindo ou até pensando. Mas ficou aqui a dúvida em saber para quem está tentando falar seus sentimentos. A pessoa que está para te escutar pode ser fundamental em você se abrir ou não para um assunto mais íntimo ou delicado. No ambiente terapêutico, você será capaz de abordar estas conversas e aí começar a desenvolver ferramentas novas para lidar com as situações da vida e, principalmente, lidar com si mesmo. Qualquer coisa estou à disposição. Abraços
Pode ser várias coisas e para isso, vc precisa investigar... buscar os trilhos desse conflito e entender pq isso esta acontecendo. Te oriento a buscar uma ajuda profissional (psicologo) para buscar sobre isso, pois pode ser diversas coisas que aconteceram na sua vida...
É difícil falar sobre si e sobre os sentimentos. Todavia, quando se trata de uma inibição a questão pode ser um pouco mais problemática. Digo isso pois na sua fala você diz "bloqueio" e "insegurança". Ora, a inibição pode ter uma função muito específica onde, como diz Lacan, ser aquilo que na angústia se sustenta com vergonhosa certeza. Se isso lhe faz questão, pode ser bem interessante buscar um/a psicólogo/a ou psicanalista pois caso deseje se submeter ao processo poderá quem sabe conseguir ter uma melhora disso que você se queixa.
Olá. Dentre diferentes hipóteses, pode ser que ninguém te orientou sobre o que fazer quanto a isso, tanto a perceber o que se sente quanto a diferenciar e nomear cada uma das emoções. Seja você adolescente ou mesmo adulto, é importante saber que não é algo que aprendemos "com a idade", ou seja, não basta envelhecer para que isso surja na consciência. Idealmente os pais deveriam orientar a respeito, mas muitas vezes nem eles compreendem direito a complexidade disso. Conversar a respeito já é um bom começo, de preferência com um profissional como um Psicólogo.
Olá!
Pode ser causado por vários motivos, talvez algum trauma mal resolvido, talvez você nem tenha consciência sobre ele!
Seria importante um processo de análise com psicanalista ou psicólogo para que você possa investigar mais a fundo o que está acontecendo. Esse "bloqueio" pode estar te impedindo de viver de uma forma mais saudável.
Pode ser causado por vários motivos, talvez algum trauma mal resolvido, talvez você nem tenha consciência sobre ele!
Seria importante um processo de análise com psicanalista ou psicólogo para que você possa investigar mais a fundo o que está acontecendo. Esse "bloqueio" pode estar te impedindo de viver de uma forma mais saudável.
Olá, como os colegas colocaram muito bem, a dificuldade de expressão emocional pode estar relacionada com diferentes coisas, como por exemplo, sua história de vida, e como você aprendeu a identificar suas emoções. Veja, saber identificar o que sente, e saber expressar, são coisas diferentes, mas ambas causam sofrimento quando impedem que possamos ter relações mais profundas com o outro, e com nós mesmos, a psicoterapia poderia te ajudar bastante a explorar essas nuances mais a fundo, qualquer coisa fico a disposição, abraço!!
Olá!! É muito comum não sabermos lidar com os sentimentos e emoções, principalmente quando algo de ordem importante acontece em nossas vidas. Aprendemos que não é algo importante e por isso deixamos pra lá. Me parece que é algo vem vem lhe causando angustia e desconforto. Sugiro buscar a terapia, é um espaço de acolhimento e escuta sem julgamentos. No processo terapêutico será possível identificar as causas dessa dificuldade de entrar em contato e lidar com seus sentimentos e emoções.
Olá! Já ouviu falar em Habilidades Sociais? Expressar sentimentos é uma delas. A grande maioria das pessoas não foram estimuladas por seus pais ou cuidadores na infância a fazer isso: falar como se sente. Isso é bastante comum. Procure um psicólogo que trabalhe com o Treinamento de Habilidades Sociais. Além de identificar mais causas referente sua dificuldade de expressar sentimentos, poderá te ajudar efetivamente a conseguir melhorar esta característica (ou "déficit"). A falta de algumas habilidades sociais poderá afetar o desempenho acadêmico, favorecer o consumo e abuso de substâncias ou criar problemas nas relações interpessoais.
Gostei de todas as explicações acima dos especialistas. Concordo com todos. Na verdade isso pode ocorrer também porque você foi criado desta maneira. O que você sente, o que você sofre, guarde para você. Os outros não precisam saber. Assim, com esse impedimento de poder falar e ser aceito, a pessoa guarda tudo para si, e expressa muitas vezes um falso sorriso de felicidade, ou uma cara simplesmente emburrada. Mas ninguém consegue ter acesso ao seu verdadeiro eu.
Na verdade isso não passa de uma aprendizagem. Mas, como você sabe, tudo o que foi aprendido pode ser desaprendido. Então, com a ajuda de um psicólogo, você conseguirá aprender a falar sobre si e desamarrar tantos sentimentos reprimidos.
Na verdade isso não passa de uma aprendizagem. Mas, como você sabe, tudo o que foi aprendido pode ser desaprendido. Então, com a ajuda de um psicólogo, você conseguirá aprender a falar sobre si e desamarrar tantos sentimentos reprimidos.
Olá. Não é apenas sobre sentimentos que se fala em terapia. Você pode falar da sua vida, de eventos que acha importante, do que você pode ter medo, do que você gosta, dos seus sonhos (tanto objetivos de vida, quanto sonhos que você tem ao dormir)... Enfim, assunto sempre há e, no meio disso, afeto. A gente se conecta com aquilo que engaja com nosso desejo. Você pode não falar com todas as letras que é de um sentimento que se trata, mas, ao narrar sua história, os seus afetos vão aparecer aqui ou ali e cabe ao terapeuta estar atento, ajudá-lo a explorar mais alguma coisa, a refletir mais sobre outra. Uma coisa que me chamou a atenção na sua pergunta foi uma certa urgência em falar logo sobre os sentimentos. De onde vem essa pressão? Por que é tão importante para você? Espero ter ajudado a refletir um pouco. Abraço!
Olá, é difícil falar sobre sentimentos, muitos de nós não aprendemos a validá-los, mas além disso é importante reconhecê-los! O autoconhecimento ajuda a se conhecer, reconhecer e saber lidar com suas emoções.
A psicoterapia vai ajudar nesse processo de autoconhecimento, lidar melhor com as adversidades do dia a dia. Qualquer coisa estou a disposição.
A psicoterapia vai ajudar nesse processo de autoconhecimento, lidar melhor com as adversidades do dia a dia. Qualquer coisa estou a disposição.
Pode ser falta de autoconhecimento. Aprendemos a perguntar como as pessoas estão e a se interessar por elas, mas não aprendemos a olhar para dentro e lidar com nosso mundo interno. Quando você comenta que não sabe falar o que sente, o primeiro passo é aprender mais sobre as emoções e começar a dar nome a elas, então se pergunte: ''o que será que eu estou sentindo? será que é medo? ansiedade? raiva? tristeza?'' enfim, vá tentando colocar nome no que você sente, esse é um excelente treino para que mais para frente você verbalize para outras pessoas o que você sente e pensa.
Medo de ser avaliado? Procure um psicólogo para obter a ajuda necessária para exprimir Deus sentimentos
Olá! Não fomos educados para falar ou mesmo entender nossos próprios sentimentos e assim não fomos habilitados a nos conhecermos. Seria interessante pensar em procurar um psicólogo para te ajudar a se conhecer e entender o que acontece contigo. Cuide-se. Abraço.
Olá! Sabe que nem sempre a resposta é curta... Ou simples... Sendo assim, dificilmente encontraremos uma receita rápida para sair da situação. De todo jeito, costuma ter relação com o que se aprendeu na vida, talvez em família. Era algo do tipo "engole esse choro", "cala a boca que quem manda aqui sou eu"? Essas falas nos ensinam a calar, a engolir o que se pensa e os sentimentos junto... É preciso encarar uma forma oposta... Topa tentar? Conta comigo. Até mais!
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.