não consigo conversar com a minha mulher, parece que não tenho assunto, e quando ela fala eu estou n

92 respostas
não consigo conversar com a minha mulher, parece que não tenho assunto, e quando ela fala eu estou no mundo da lua e sempre falo algo que não tem nada a ver com oque que ele falou ou mudo de assunto ou fico desligado do mundo. que posso fazer?
Problemas de comunicação em relacionamentos podem ter diversas origens.

No caso que você descreve seriam necessárias mais algumas informações para que fosse possível orientar melhor.

Entretanto, existem algumas perguntas que Podem ajudar a delimitar um pouco melhor a situação para você mesmo.

1. Você tem esse tipo de dificuldade com alguma outra pessoa ou alguma outra situação?

2. A sua mulher percebe a situação da mesma forma?

3. Essa situação no relacionamento ocorreu após algum evento específico ou foi algo que foi se agravando ao longo do tempo sem nenhum evento desencadeador?

4. Você já expôs para sua mulher a sua percepção? Fazer isso pode ser um pouco desafiador para algumas pessoas, mas costuma ser um excelente primeiro passo.

Uma entrevista com um psicólogo seria indicado para que ele possa levantar junto com você as possíveis razões desse quadro e orientá-lo adequadamente no caminho a seguir.

Muitos psicologos não cobram a primeira entrevista por entender que nem sempre existe uma questão a ser tratada

Talvez essa seja uma alternativa que ajude a orientar você no seu desejo de melhorar seu relacionamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sua demanda, em princípio, sugere a necessidade de terapia de casal, como um modo de melhorar os padrões de comunicação entre vocês. Converse a respeito com sua esposa e sugira essa possibilidade, em nome da harmonia da relação. Outra possibilidade, caso seja difícil convencê-la da ideia, seria iniciar uma análise individual, a fim de autoavaliar o papel que você vem desempenhando no casamento. Procure um psicólogo de sua confiança, ele certamente poderá ajudar.
Faça terapia de casal para trabalhar os padrões de comunicação envolvidos na relação de vocês e o cada um traz de sua família de origem.
Acho uma boa sugestão a terapia de. casal para ambos. Já que considero o diálogo fundamental. num relacionamento envolvendo duas pessoas. Compreender o porquê de seu desinteresse no que sua conjugue tenta expressar. Busque um psicólogo para melhor avaliação. Abcs
É importante entender os motivos pelos quais a relação está com dificuldades de comunicação. Entender se essa percepção é apenas sua ou de ambos pode ser um início. Dependendo, vocês podem pensar numa ajuda profissional para o casal ou individualmente.
A busca de compreensão sobre nossos relacionamentos e sobre nossa postura frente á algumas situações da vida pode auxiliar-nos em diversos aspectos. Fico à disposição.
Acredito que você precisa buscar uma psicoterapia para entender quais são as questões que levam você a esse ‘ mundo da lua’ ou desinteresse pela fala da sua mulher. É preciso se aprofundar nessa questão para entender de fato o que está acontecendo.
A terapia de casal tende a ser uma boa opação para através de uma peassoa neutra o casal encontre pontos de chegada.
Att.
Eduardo
Você está assim neste momento, pois está com a atenção interna. O que te preocupa?
Recomendo que você inicie um processo de Psicoterapia para revisitar essas suas questões emocionais, e assim voltar- se para a comunicação efetiva com sua esposa. Leia o livro as 5 linguagens do amor.
Dificuldade na comunicação é uma dificuldade das relações humanas. Você diz que não consegue conversar e fica alheio à fala dela, é preciso saber quando isso se iniciou ou se foi sempre assim. É algo exclusivo dessa relação ou aparece tal dificuldade com outras pessoas? Se é algo dessa relação é preciso compreender mais profundamente como está a vida a dois, suas expectativas e frustrações. Talvez deva considerar o apoio de um psicólogo no mapeamento dessa relação e seu sentimento sobre isso. Será uma oportunidade de compreender melhor o que está acontecendo.
Sugiro que você inicie terapia individual, para expor suas duvidas e poder refletir qual melhor atitude tomar, se você se identificar com esse método de cura, terá a possibilidade de convidar sua esposa para juntos superarem suas dificuldades relacionais.
Boa sorte
A sua preocupação já mostra que você tem toda condição de se reaproximar da sua esposa. A vida agitada afasta os casais e também aprisiona cada um em seu espaço mental o que dificulta o encontro. Mas pelo que você descreve existe esta vontade em retomar o diálogo e os interesses em comum. Seria importante conversar com ela sobre esta sua percepção, sem cobranças nem acusações, manifestando o desejo de ouvir mais e se aproximar mais dela. Retomar assuntos e projetos pode ser também uma forma de sintonizar novamente vocês dois. Caso você sinta dificuldade em conversar com ela sobre esta dificuldade em comum, um psicólogo pode sim ser de grande ajuda.
Olá, boa tarde. Quando estamos desatentos ou no "mundo da lua" ou tendo dificuldades na comunicação (que podem ser variadas), sempre existem dinâmicas psicológicas que estão causando isso.
Em um processo de psicoterapia com um psicólogo, é possível descobrir quais dinâmicas são essas e transformá-las, para que isso mude se você desejar. Fico a disposição se quiser conversar mais sobre o assunto. Abs.
Procure uma psicoterapia, o profissional irá te ajudar a perceber os motivos que te levam a essa perda de interesse sobre o que sua esposa diz.
No processo terapêutico é possível buscar respostas para esta e outras questões. Ter consciência dessa dificuldade e também seu desejo de encontrar soluções para ela, é muito positivo.
Boa sorte
Boa noite!
Muito embora você tenha apresentado um exemplo do momento/situação vivenciada, não é possível oferecer o retorno esperado em forma de solução rápida (o que fazer para resolver), apenas fundamentada nessas informações. Cada casal possui dinâmicas particulares de funcionamento, que leva em conta diversos fatores a serem considerados (individuais e da dupla).
É importante que pondere sobre iniciar uma análise pessoal com uma psicóloga (o) de sua escolha, para auxílio na compreensão do momento vivenciado e possibilidades à respeito de seu relacionamento.
Espero ter contribuído.
À disposição.
Parece que isso te incomoda bastante e pode ser um sintoma ligado à dispersão da atençao ou pouca motivação para o dialogo com ela.Por isso é importante buscar um psicologo(a) para te ajudar a esclarecer melhor e voce entender o que se passa para poder fazer mudanças necessárias que podem proporcionar uma vida mais plena.
Olá, sugiro uma terapia de casal realizada por psicólogo. Esta poderá ajudar a entender quais os problemas que os dois enfrentam, principalmente de comunicação. A terapia fará ajustes e promoverá entendimento entre os dois! Procurem uma terapia de casal sim!
Faca TERAPIA DE CASAL. Ache um profissional em psicotrrapia competente. O mal estar que voce esta vivendo e que gera excesso de stress e ansiedade tem cura.
Boa tarde! Busque por ajuda psicólogica, acredito que tenha questões que precisam serem olhadas.
Olá, acho que seria muito interessante entender o que está te deixando no mundo da lua. Se sente assim em outras situações ou apenas com sua esposa? Um psicólogo pode te ajudar a entender se você está vivendo questões que permeiam várias áreas da vida ou se existe uma questão restrita a sua relação. De qualquer maneira é possível aumentar sua compreensão acerca do que está te "desligando" e trabalhar seus sentimentos e recursos a respeito disso. Fico a disposição
O primeiro ponto que pode ser feito é entender se esses sintomas que você relatou (estar no mundo da lua/ não ter assunto) ocorrem somente com a sua esposa ou também com outras pessoas? Será que você citou sua esposa porque essa situação te incomoda com frequência? É importante perceber quando se deu iniciou a essa queixa?
Se a questão realmente for algo exclusivo do relacionamento é necessário e importante entender se a sua esposa também tem a mesma visão que a sua em relação a situação, e também em relação aos planos, expectativas, realizações, frustrações, perdas e etc. É importante observar qual a forma de comunicação que vocês estabeleceram desde o início e onde a comunicação pode ter se perdido (caso tenha se perdido).
A psicoterapia individual irá colaborar no entendimento do que está levando você a agir dessa maneira, a estar se sentindo dessa forma, a estar emitindo esse comportamento, para que assim, você possa ter a oportunidade de compreender melhor o que realmente pode estar acontecendo, elaborar e avaliar a necessidade de possíveis ajustes ou mudanças. O processo terapêutico te auxilia a encontrar essas e outras respostas para suas questões e buscar ajuda é o primeiro passo para solucionar!
Estou à disposição!
Psicóloga Camila Batista Lima
Olá! Minha sugestão para você é buscar a Psicoterapia para compreender a origem deste comportamento de não comunicação no relacionamento com a esposa e se de alguma maneira, este acontece na sua relação com outras pessoas ou em outras situações do cotidiano.
Com o auxílio do psicólogo na terapia será possível: analisar e compreender seus sentimentos, sensações e outras questões sobre este comportamento e outros que lhe ocorram, possibilitando-lhe criar um novo repertório sobre como se comunicar, expressando seus sentimentos e ideias sempre que quiser.
O primeiro passo já foi dado: buscar auxílio profissional, agora é focar em seu desenvolvimento e ser feliz!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia adulto - R$ 1
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá. Inicialmente recomendaria a psicoterapia individual, somente após esse processo será possível analisar a possibilidade em realizar a terapia de casal. Em alguns casos atendidos por mim, o processo individual possibilitou uma compreensão mais profunda do que ocorre. Sendo assim, consequentemente, a relação do casal é beneficiada.
O importante é buscar ajuda de um bom profissional para ajudar nesse momento difícil.
Abraços!
Talvez você tenha muitas dúvidas, perguntas a se fazer e precisa se entender, e também compreender o que esse momento está te trazendo através do que está sentindo. O processo de autoconhecimento através da psicoterapia pode te beneficiar nesse compreensão de si mesmo. Abraço.
Olá, isso esta acontecendo só com sua mulher ou com outras pessoas de seu convívio? Infelizmente não há uma receita pronta para um relacionamento! Pense na possibilidade de fazer psicoterapia se isso esta incomodando e afetando seu casamento. Espero ter ajudado.
Você sabia que a maior parte das razões do sofrimento humano está associada ao convívio com outras pessoas? Isso significa que é bastante importante aprender e melhorar a nossa capacidade de viver bem com o outro: seja amigos, pai, mãe, namorada(o), professores, colegas de trabalho, chefe...
Procure ajuda com uma psicóloga para aprender muitas coisas legais sobre o seu comportamento e o comportamento da sua esposa. A relação pode ficar mais harmoniosa e melhorar a sua vida como um todo.
Esse movimento acontece também com outras pessoas ou é algo relacionado com sua esposa? É possível que esse comportamento esteja relacionado a uma aversão a essa pessoa. O autoconhecimento lhe ajudará a entender sobre esse e demais relacionamentos de sua vida através da psicoterapia.
E onde é esse "mundo da lua" que sua cabeça está? Em que seu pensamento está vagando? Acho que pode ser uma reflexão importante pra você fazer. De resto, recomendaria uma terapia de casal, pois parece que há problemas entre vocês. Ou ainda uma terapia individual para você, caso seja mais fácil.
O diálogo é fundamental para que vocês percebam o que está acontecendo de fato, buscarem ajuda profissional, seria um passo importante na vida de ambos, seja terapia individual ou de casal.
Procure uma psicóloga. Isso que está te incomodando pode encontrar outros destinos.
No "mundo da lua"está a resposta para suas dificuldades .O inconsciente está indicando onde deve buscar compreensão para este problemas de comunicação com sua esposa e para onde esta indo o seu desejo: nas emoções mais profundas e escondidas do seu ser.
Procure conversar com um psicoterapeuta sobre essas dificuldades para descobrir o que está acontecendo .
Boa sorte.
Sua dificuldade pode estar ligada a uma série de fatores. Pode ser algo relacionado ao relacionamento ou até algo particular. A psicoterapia pode te auxiliar a desvelar estas questões.
Boa sorte e fico a disposição.
Olá! Sugiro a possibilidade de terapia de casal para trabalhar os padrões de comunicação envolvidos na relação de vocês. Pois, o diálogo é fundamental em um relacionamento envolvendo duas pessoas. Compreender o porquê de seu desinteresse no que sua conjugue tenta expressar. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá. Muitas vezes a dificuldade em ouvir o outro, em estar presente de corpo e alma com o outro, pode etar relacionada com a dificuldade de sair de seu proprio mundo, de sua zona de conforto, por assim dizer. Um psicoterapia individual o ajudaria a analisar sua vida e entender melhor esse mecanismo que você desenvolveu para se relacionar com o outro.
Olá! Como vai?
Seria legal fazer um psicoterapia individual para compreender a questão, isso implicará no problema de comunicação do casal abrindo margem para novas formas de interação mais autênticas e francas.

At.te
Importante avaliar esta relação entender os porquês deste processo. Um processo terapêutico te ajudaria.
Olá! Procure apoio de um Psicólogo. A terapia individual pode te ajudar. Ou a Terapia de casal. Sabemos que relacionamentos não são fáceis. Por isso, para muitos, a terapia de casal é uma chance de melhorar a relação e deixá-la mais leve. A terapia pode ajudar os dois a descobrir quais são os comportamentos problemáticos do casal e as consequências que eles costumam trazer. Além disso, pode ajudar ainda o casal na comunicação e a descobrir que atitudes diferentes quebram os ciclos viciosos do relacionamento. É uma excelente ferramenta para te ajudar nesse processo. Será um prazer te ajudar. Fica posto meu convite. Abraço!
Olá!

Sugiro buscar ajuda especializada, em acompanhamento contínuo para levantamento de hipóteses. Dificuldade de comunicação ou interação social, pode ser sintoma de algo que nesse momento ainda te escapa a nomeação, por esse motivo, um profissional psicólogo ou psicanalista seriam minhas indicações iniciais, havendo necessidade outros encaminhamentos certamente serão feitos.

Posto assim, estou a disposição para maiores esclarecimentos.
Seria interessante que você ou até mesmo os dois entrassem em um processo de psicoterapia. A terapia de casal é uma possibilidade interessante caso ela queira. A psicoterapia individual ou análise também é uma boa opção, pois seria possível um maior entendimento sobre o que você relatou e ainda um aprofundamento sobre outras questões.
Olá! Dificuldades nos relacionamentos e de expressão emocional são comuns em diversas relações. Buscar uma/um psicóloga(o) para te ajudar a compreender o que acontece é fundamental, pois é necessário considerar aspectos internos (seus) e do ambiente (lugares e pessoas).
Olá! Seria interessante entender de onde vem esse desinteresse pela vida, rotina e acontecimentos da vida de sua mulher e melhorar a comunicação de vocês como casal. É normal que em determinadas épocas,ao longo de um relacionamento, nos sintamos mais conectados ou mais distantes de nosso(a) companheiro(a), mas vejo pelo seu relato que o distanciamento que se instaurou entre vocês lhe incomoda e preocupa. Uma terapia de casal seria positiva para alinhar essa comunicação e conexão entre vocês, mas a terapia individual é essencial para que você, junto do terapeuta, analise e descubra o porque desse desinteresse e dificuldade de reconexão com sua parceira.
Atualmente há milhares de pessoas nas mais diversas condições de dificuldades psicológicas sem qualquer tipo de orientação.
Eu me pergunto por quanto tempo ainda você vai permanecer sem solucionar o seu caso.
Enquanto fica no aprisionamento de dúvidas, incertezas, sintomas a vida vai se escoando entre os dedos por falta de decisão de mudar o estado de coisas pelas quais está passando.
São diversas as formas e modos de tratar do seu caso e com isso alcançar a liberdade que merece, pode e consegue.
Agora é o momento de agir e resolver.

Olá. Parece que vocês estão com dificuldades de se conectarem um com o outro. Poderia ser interessante que buscassem uma terapia de casal, para trabalhar suas dificuldades e melhorarem o relacionamento.
São tantas hipóteses que podem ser levantadas com seu relato. Quanto tempo vem se sentindo no "mundo da lua" ou "desligado do mundo"? Isso está influenciando fora do relacionamento? Como eram os assuntos quando havia assunto? Havia assunto? Recomendo a busca por psicoterapia, assim o profissional pode te ajudar a entender sua situação e lidar. Cuidado com diagnósticos sem acompanhamento devido.
Espero ter ajudado. Um abraço!
Olá. Para saber o que fazer, precisamos entender mais sobre esses aspectos citados. Dificuldades de comunicação podem ser trabalhadas em terapia, recomendo a busca por um profissional qualificado para entender melhor todo o cenário e lhe ajudar com estratégias eficientes para melhorar essa situação.
Olá, tentar entender o porque isso acontece dessa forma é um bom começo e um terapeuta poderá ajudá-lo. Abçs!
Olá o ideal seria você iniciar um processo psicoterapêutico individual, entender como esses comportamentos funcionam, trabalhar recursos para lidar melhor com essas demandas, talvez depois fazer uma terapia de Casal.
Oi oi

Primeiro, é importante entender os motivos pelos quais a relação está com dificuldades de comunicação.
Entender se essa percepção é apenas sua ou de ambos.
Dependendo, vocês podem pensar numa ajuda profissional para o casal ou individualmente.
Abraço e se cuide.
Olá. Acredito que vocês poderiam buscar assuntos ou programas que sejam compatíveis para ambos e assim tentar fortalecer a conexão entre o casal. Me parece que há um desinteresse de ambas as partes. Seria interessante tentarem fazer algum tipo de terapia de casal. Acredito que possa ajudar. Abraço.
Oi! Sugiro que busque uma Avaliação Neuropsicológica juntamente às Psicoterapias para entender quais são as questões que levam você a esse "mundo da lua". Como psicóloga e neuropsicóloga, me coloco à disposição. Abraço!
ola seria bacana marcar uma consulta com um psicoterapeuta para fazer uma avaliação mais de perto... fico a disposição!
Olá, boa noite! Certos momentos de falta de assunto com a parceira são comuns quando nos relacionamos com o outro. Isso acaba interferindo no modo que vocês estão acostumados a conversarem e se expressarem. Entretanto, se isso tem incomodo, te fazendo sofrer com certa constância, seria interessante procurar um psicanalista ou psicólogo para poder falar sobre isso. Me coloco à disposição, abraço!
Olá, procure por psicoterapia, nela você conhecerá os motivos desta desconexão e assim, poderá trabalhar para melhorar seu relacionamento com sua esposa e com outras pessoas,
Tentar conversar, você já tentou? Façam terapia individual e de casal.
Olha, lendo seu relato eu penso que os colegas que sugeriram a terapia de casal estão corretos, que há benefícios evidentes tanto para você quanto para sua esposa.
Porém, o que mais me chama atenção é você já estar consciente de que há uma dificuldade desproporcional em se manter atento, em responder com coerência ou mesmo em estabelecer interesse nos assuntos dela. Esses pontos podem falar muito mais de você do que do casal em si. Desta forma, te convido a observar como você se relaciona com seus amigos, quanto você consegue escutar os assuntos de outras pessoas, observar se você sente preguiça ou cansaço de estar na posição de ouvinte ou mesmo se as pessoas no geral não sentem dificuldade em conversar com você.
Essas observações são importantes para que possamos afunilar nossas possibilidades, saber se a sua relação com sua esposa não está sofrendo com algo além da relação que vocês construíram, mas questões suas que necessitam de atenção.
Sugiro fortemente que você busque um acompanhamento psicológico, pois se tratando que questões psicológicas, é sempre imprudente te dar aconselhamentos de forma vaga e genérica.
olá,
Podemos identificar como um sintoma de um relacionamento está em crise quando o casal demonstra uma falta de vontade de realizar coisas juntas, coisas costumeiras conversar. O que não é conversado , não é resolvido.
Busque um psicólogo para uma terapia de casal mas a necessidade pode ser de crescimento individual. Invista.
Procure um profissional para entender o que te leva a viver tão distraído e desinteressado no que ela tem a dizer. Talvez você tenha seus próprios motivos e nem saiba. Não necessariamente isto é um problema mas é preciso procurar ajuda para entender.
Primeiro, é importante entender que a comunicação é uma habilidade que pode ser aprendida e desenvolvida. É importante que você e sua esposa se esforcem para melhorar a comunicação entre vocês.

Uma boa maneira de começar é se comprometer a se comunicar de forma mais clara e aberta. Vocês podem começar por se comprometer a ouvir um ao outro com atenção e a se expressar de forma clara e direta.

Além disso, vocês podem tentar encontrar assuntos que os interessam e que os ajudem a se conectar. Vocês também podem tentar fazer atividades juntos, como jogar jogos, assistir a filmes ou fazer passeios. Isso pode ajudar a criar um ambiente mais relaxado e divertido para conversar.

Final mente, é importante que vocês se esforcem para resolver os problemas de forma construtiva. Se vocês não conseguirem chegar a um acordo, é importante que vocês se comprometam a respeitar as opiniões e sentimentos um do outro.
Olá! Acredito que um acompanhamento psicoterapêutico é muito importante neste caso. Estes comportamentos mencionados são característicos de esquiva... a terapia vai ajudá-lo a investigar os motivos de "não estar presente" na relação. Espero ter ajudado e me coloco à disposição.
Entender porque isso está acontecendo e decidir o que quer fazer diante disso.
Olá, busque terapia. pois não da para saber se isso acontece somente com sua companheira ou com outras pessoas. pois nesse caso pode ser questões no relacionamento ou algum tipo de TDAH. Espero ter lhe ajudado, qualquer coisa estou a disposição.
Claro, entendo o que você está passando. Se você está tendo dificuldades em se comunicar com sua esposa e sente que não tem assunto para conversar, é importante buscar maneiras de melhorar essa situação. Aqui estão algumas sugestões:

Esteja presente: Quando estiver conversando com sua esposa, tente se concentrar totalmente na conversa. Evite distrações e faça um esforço consciente para ouvir atentamente o que ela está dizendo.

Mostre interesse genuíno: Faça perguntas abertas para demonstrar interesse pelo que ela está dizendo. Isso pode ajudar a incentivar a continuidade da conversa e mostrar que você se importa com o que ela tem a dizer.

Pratique a empatia: Tente se colocar no lugar dela e compreender suas perspectivas e sentimentos. Isso pode ajudar a criar um ambiente de compreensão mútua e fortalecer o vínculo entre vocês.

Seja claro e direto: Ao expressar seus pensamentos e sentimentos, procure ser claro e direto. Evite usar linguagem ambígua ou deixar as coisas subentendidas para evitar mal-entendidos.

Busque ajuda profissional, se necessário: Se as dificuldades de comunicação persistirem ou se tornarem mais graves, considerar a busca de ajuda profissional pode ser uma opção. Um terapeuta ou conselheiro matrimonial pode auxiliar você e sua esposa a desenvolverem habilidades de comunicação mais eficazes.

Lembre-se de que cada situação é única, portanto, é importante adaptar essas sugestões às suas necessidades e circunstâncias específicas.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 310
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, sinto muito que esteja passando por isso. Segue algumas dicas para melhorar sua comunicação:
Esteja presente: Faça um esforço consciente para se envolver totalmente na conversa. Evite distrações, como telefones celulares ou televisão, e concentre-se no que sua esposa está dizendo.
Ouça ativamente: Pratique a escuta ativa.
Demonstre empatia: Tente se colocar no lugar dela e entender as emoções e as pessoas
Seja claro
Pratique a comunicação não verbal: Além das palavras, a comunicação não verbal também desempenha um papel importante. Mantenha contato visual.
Busque interesses em comum: Procure encontrar pedidos ou atividades que ambos possam considerar.
Lembre-se de que melhorar a comunicação é um processo
Olá! Acreditam que vocês possam procurar uma terapia de casal, para que vocês consigam melhorar a comunicação entre vocês, resolverem eventuais conflitos e perceberam as melhores alternativas o mais cedo possível.
Olá! Seria interessante iniciar uma psicoterapia individual, para verificar os motivos que você não está com tanta atenção, e sentimentos por sua esposa, isso pode fazer com que te ajude a se redescobrir e ajudar com este assunto. Também se necessário e sua esposa concordar fazer uma terapia de casal, para ver onde se perderam e melhorar a comunicação.
Olá! Talvez seja importante melhorar a comunicação entre vocês nesse relacionamento. Mulheres sentem necessidade de falar sobre o seu dia e sobre os seus sentimentos, e homens geralmente não falam ou acabam não escutando, porque também precisa fazer isso. Então fale mais sobre o que você sente, evite guardar sentimentos. Além disso, é importante em um Relacionamento aprender a escutar e falar. Ter uma comunicação assertiva na relação pode contribuir muito para um casamento duradouro. A comunicação passiva que você acaba tendo pela sua descrição é quando você não fala sobre o que sente e não consegue se comunicar e a comunicação agressiva também está ligada a dificuldade de escutar o outro. Geralmente, as mulheres que atendo sofrem por não serem escutadas no relacionamento afetivo e acabam tendo que repetir diversas vezes as mesmas coisas para que o companheiro mude o seu comportamento, mas isso não acontece e ele se sente cobrado e acaba se afastando ainda mais. Então é importante vocês melhorarem a comunicação, e isso se aprende na terapia individual ou terapia de casal.
Te convidamos para uma consulta: Terapia de casal online - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá tudo bem
Primeiro sugiro a você prestar atenção aos pensamentos dominante e identifica -los , segundo é só com sua esposa ou com todo mundo que vc age assim, por que as vezes o que esta faltando é um dialogo entre vcs, talvez você esteja fugindo de algum assunto que lhe incomoda, e as vezes é somente o excesso de informações que faz com a gente não se concentre no aqui e agora, fazer terapia seria muito bom para lhe ajudar.

um abraço
Você sabia que 80% dos problemas corporativo surgem por conta da COMUNICAÇÃO?
E não é diferente na relação.
Na verdade, no trabalho ainda usamos ferramentas e profissionais para intermediar.
E na relação, pouquíssimas pessoas buscam conhecimento para aprimorar o diálogo.
Força de vontade não basta.
É preciso estratégica para se fazer ser entendido.
Muitas vezes a compatibilidade de um casal fica escondida atrás de uma cortina de falha de comunicação.
Não deixe que isso acabe com a relação de vocês.
Busquem orientação profissional. Façam terapia.
Para melhorar a comunicação com sua esposa, você pode começar com passos simples, como:

Esteja presente: Faça um esforço consciente para estar no momento e focar na conversa.
Ouça atentamente: Preste atenção ao que ela está falando e demonstre interesse genuíno em seus pensamentos e sentimentos.
Faça perguntas abertas: Isso pode encorajar conversas mais profundas e significativas.
Comunique-se: Se você estiver distraído, explique de maneira gentil que você gostaria de se concentrar na conversa.
Respeite os sentimentos dela: Valide as emoções dela, mesmo se você não entender completamente.
Busque interesses comuns: Encontrar atividades ou tópicos que ambos gostem pode fortalecer a conexão.
Se os desafios persistirem, considere uma terapia de casal para obter orientação profissional sobre como melhorar a comunicação e fortalecer o relacionamento.
Acho que cabe investigar a função dessa relação na vida de vocês hoje, entender a dinâmica que se estabeleceu entre vocês desde o namoro, o projeto do casamento, os sonhos que tinham, e como chegaram à situação de hoje. É crucial entender ao que serve a manutenção dessa relação, o que ela supre, onde ela falha, se ainda há vínculo, se você se sente solitário, isolado, e o que ainda os mantém juntos.
Ola boa noite. Muito importante mais informações e avaliar se sua dificuldade é apenas no seu relacionamento, ou em outras situação da vida e com outros relacionamentos.
Se for afirmativo, sugiro que inicie um acompanhamento psicologico para investigação e para te ajudar nestes aspectos.
Se for apenas com sua esposa, é importante entender o contexto familiar, o contexto conjugal e a funcionalidade, estabelecer e potencializar a habilidade de comunicação. Além de desenvolver estratégias para estar mais presente, saber expressar, ouvir, ter momentos de qualidades juntos.
Para ambas situações percebo que a terapia seria essencial. Comece por você, se percebe o problema é que não deseja que o mesmo piore ou persista. Cuide de você, para que possa cuidar de seu relacionamento.
Fico a disposição para que possa conhecer meu trabalho, Um abraço @psiluanamarys
Olá, . A comunicação é um fator primordial dentro do relacionamento. Você diz que esta no mundo da lua quando ela fala, isso acontece apenas com ela? Já parou para tentar dialogar e entender onde esta a resistência em ouvi-la? Assuntos que não são resolvidos vão se construindo os nós, e cada vez mais nós. E os nós na relação do casal tem origens fortes na família de origem. O silencio também é uma maneira de dizer algo, apesar de parecer que ele não esta se comunicando, ele está! A terapia de casal vai ajudar ambos a entenderem a dinâmica desde a sua origem, ou seja a perceber o que da história estão trazendo que esta afetando o seu hoje. A psicoterapia é um processo importante que pode te ajudar a entender essas questões e a lidar com elas. As vezes carregamos feridas, marcas de nossa infância que vão se repetindo ao longo do nosso caminho gerando um padrão de funcionamento disfuncional, até que se decida parar e olhar para este passado e assim poder prosseguir mais leve, caso contrario ficaremos paralisados na vida. Sugiro que busque ajuda para entender as questões, sejam elas do casal ou individual. Espero ter ajudado!!! Abço
A dificuldade na comunicação em um relacionamento pode ser desafiadora, mas é importante abordar esse problema com empatia e compreensão. Às vezes, a falta de conexão nas conversas pode ser causada por distrações, estresse ou preocupações pessoais. Portanto, é útil criar um ambiente propício para o diálogo, reservando um tempo de qualidade para conversar e garantindo que ambos estejam relaxados e livres de distrações.

A escuta ativa desempenha um papel fundamental na melhoria da comunicação. Isso significa prestar atenção genuína ao que o outro está dizendo, fazer perguntas para esclarecer quando necessário e demonstrar interesse em seus sentimentos e pensamentos. Além disso, compartilhar abertamente como você se sente em relação a essa dificuldade na comunicação pode ajudar a criar um espaço seguro para discutir o problema e buscar soluções juntos. Se a comunicação continua sendo um desafio persistente, considerar a ajuda de um terapeuta de casal pode ser uma opção valiosa, pois eles podem fornecer orientação e estratégias específicas para melhorar a comunicação e fortalecer o relacionamento. O mais importante é estar disposto a trabalhar juntos para resolver esse problema e fortalecer o vínculo entre vocês.
Com base na sua descrição, parece que a comunicação entre você e sua esposa está enfrentando desafios, e isso pode ser uma área importante para trabalhar e melhorar. A psicoterapia pode ser uma excelente opção para ajudá-lo a desenvolver habilidades de comunicação mais eficazes, melhorar o entendimento mútuo e fortalecer o relacionamento. Um terapeuta pode ajudar a desenvolver habilidades de comunicação mais eficazes, compreender melhor os padrões de interação e encontrar maneiras de se conectar de forma mais significativa. A terapia pode contribuir para o fortalecimento da relação e a criação de um ambiente de comunicação mais saudável e construtivo. É uma ferramenta valiosa para melhorar o relacionamento, mas é importante que ambos estejam dispostos a participar e a trabalhar juntos para alcançar uma comunicação mais eficaz e satisfatória.
Te convidamos para uma consulta: Terapia de casal - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Se a comunicação com sua esposa está desafiadora, algumas estratégias podem ajudar. Esteja presente durante as conversas, demonstre interesse real, elogie quando ela compartilhar algo importante e reflita sobre por que você se sente desconectado. Pratique a comunicação clara, seja aberto sobre seus sentimentos e, se necessário, busquem a orientação de um profissional. Mudanças levam tempo, então seja paciente enquanto trabalham juntos para fortalecer a conexão emocional.
Eu entendo bem o quanto pode estar sofrido para você sentir um momento genuíno de relação com sua esposa. É muito comum pela educação cultural masculina a dificuldade de comunicação, e principalmente a dificuldade de expressar de forma assertiva o que sente, e isso ajuda a alimentar essa sensação de mundo da lua, ou trocar de assunto, pois descreve uma dificuldade de lidar com determinados assuntos ou em uma situação que não te dê a sensação de ser o momento para conversar. Primeiro é importante entender o que você valoriza na relação com sua esposa, depois entender como que ela expressa afeto e carinho com o tempo que vocês tem, e quais são suas necessidades na relação. Esses são passos que facilitarão a entender o que significa "puxar assunto" na relação de vocês dois. Uma terapia de casal, ou mesmo uma psicoterapia individual pode ajudar vocês a aprimorarem a qualidade da relação.
Olá,

Entendo que enfrentar dificuldades na comunicação com a sua esposa pode ser desafiador. É importante avaliar o que pode estar acontecendo internamente para essa alteração na sua atenção e motivação para a conversa e também é importante perceber se essa dificuldade ocorre em outros contextos ou se é mais específica no relacionamento conjugal.

Recomendo considerar a busca por ajuda profissional. Um profissional de saúde mental pode ajudar a explorar essas questões, oferecer estratégias para melhorar a comunicação e compreender as dinâmicas envolvidas. Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais informações, estou à disposição.
Ola, espero que esteja bem e que fique bem.
Como está enfrentando dificuldades na comunicação com sua esposa e em se manter focado durante as conversas, aqui estão algumas sugestões para melhorar. Concentre-se totalmente em sua esposa, faça contato visual e demonstre interesse em suas palavras.
Converse em um ambiente tranquilo, livre de distrações como TV ou celular.
Mostre que se importa com os sentimentos dela e compreende suas preocupações.
Se estiver com dificuldades de concentração, explique isso para sua esposa.
Dedique alguns minutos diários à meditação para se manter presente e controlar pensamentos distrativos.
Busque ajuda profissional se sentir que suas dificuldades afetam sua vida pessoal e relacionamentos.
Espero ter ajudado e caso precise falar desse e de outros assuntos fico à disposição.
Abraços
Olá, bom dia. Se é algo que lhe incomode é importante procurar terapia para que a psicóloga possa lhe ajudar nas suas dificuldades.
Olá!
Para melhorar a comunicação com sua esposa, como psicóloga, recomendo algumas estratégias:

1.Escolha Momentos Tranquilos para Conversar: Ambientes sem distrações ajudam a manter o foco.
2. Pratique a Escuta Ativa: Mantenha contato visual, dê sinais de que está ouvindo e repita o que sua esposa diz para demonstrar atenção.
3.Reduza Distrações: Desligue dispositivos que desviam seu foco.
4.Encontre Interesses Comuns: Explore hobbies ou atividades que ambos apreciem.
5.Seja Honesto sobre Suas Dificuldades: Se tiver dificuldade para se concentrar, compartilhe com sua esposa para trabalharem juntos.
Se a dificuldade persistir, considere buscar terapia de casal para melhorar a comunicação. A chave é estar presente e aberto ao diálogo para fortalecer a conexão no relacionamento.
Para o autoconhecimento e da dinamica do casal seria interessante fazer terapia individual e de casal. As vezes o problema pode estar relacionado a habilidade social, ou seja, comunicação passiva ou agressiva. Tem pessoas que costumam dizer o que sentem colocando culpa no outro e isso cria uma resistencia, a pessoa já nao quer entender e sim ganhar a discussão, Então na Terapia Cognitivo Comportamental trabalhamos uma comunicação mais assertiva e não violenta. Espero ter ajudado, estou a disposição!
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Entendo como essa situação pode ser frustrante para você. A Terapia Cognitivo-Comportamental e a neurologia, minhas abordagens de trabalho, oferecem estratégias úteis para melhorar a comunicação. Primeiramente, a TCC sugere que explore os pensamentos que surgem durante as conversas com sua esposa. Sentimentos de ansiedade ou distração podem estar ligados a crenças automáticas sobre não ser interessante ou não saber o que dizer. A prática da atenção plena (mindfulness) pode ajudar, pois envolve estar presente e focado no momento atual, o que pode reduzir a propensão a se distrair. Além disso, a escuta ativa é uma habilidade valiosa. Tente realmente ouvir sua esposa, fazendo contato visual e respondendo de forma que demonstre seu engajamento. Parafrasear o que ela disse pode mostrar que você está prestando atenção e garantir que você entendeu corretamente. Estabelecer momentos específicos para conversar, livres de distrações, também pode fortalecer a conexão. Se necessário, buscar a ajuda de uma psicóloga qualificada pode proporcionar suporte adicional para desenvolver essas habilidades e explorar questões subjacentes que possam estar dificultando a comunicação.
Te convidamos para uma consulta: Terapia de casal online - R$ 450
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Essa sensação de desconexão nas conversas com sua esposa pode ser um ponto importante para explorar na terapia. Na abordagem fenomenológica existencial, ao invés de focar em dicas rápidas ou soluções prontas, o terapeuta ajuda você a investigar mais profundamente o que está acontecendo no seu modo de se relacionar.

Talvez você possa refletir sobre como é para você estar presente durante as conversas com sua esposa. O que surge dentro de você quando ela fala? Há algo que distraia seus pensamentos, algo que você teme ou evita? O que essas experiências de "estar no mundo da lua" ou mudar de assunto podem estar revelando sobre o seu modo de estar no relacionamento?

Na fenomenologia, damos atenção à experiência como ela é vivida no momento presente. Então, um caminho pode ser perceber o que acontece com você, emocionalmente e mentalmente, quando está com sua esposa. Como você se sente em relação a essa falta de assunto ou à sensação de não estar conectado? Há uma fuga ou uma barreira que impede uma presença plena nesse momento?

O trabalho terapêutico aqui seria sobre ampliar essa percepção e, aos poucos, entender o que está em jogo nesse modo de estar "desligado" ou desconectado. Isso envolve um olhar mais cuidadoso para as suas emoções, pensamentos e expectativas em relação à relação, e não necessariamente buscar "soluções" práticas imediatas.

À medida que essas questões vão sendo desveladas, é possível que você comece a se perceber mais presente e conectado não apenas com sua esposa, mas com você mesmo dentro desse relacionamento. Isso pode abrir novas formas de diálogo e presença que não são impostas, mas surgem de uma compreensão mais profunda do que está acontecendo dentro de você.
Olá, me parece que não anda muito interessado no que ela fala, seria importante compreender o que está acontecendo entre vocês.
Busque uma ajuda psicológica.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 180
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Ola, o que entendo é que voce quer compreender o que gera seu desinteresse e essa questao da comunicação falha. Sugiro que você venha ate mim para uma avaliação e iremos identificar o fator gerador dessa causa e fazer com que você se torne mais consciente para poder se comunicar de uma maneira assertiva
Olá! Poderá ser um ponto de partida a interrogar se isto se faz presente nas demais relações, frente a que temas, dentre outros pontos a se ouvir sobre entorno de que o que se repete aparece. É importante olhar para além do momento presente. O espaço destinado a construção de saber sobre o que lhe ocorre e seus destinos possíveis, se destinará ao trabalho em (psic)análise/psicoterapia. Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
A sua desconexão com sua esposa pode ser indicativo de um relacionamento desinteressante e do qual você tem se tornado indiferente. Mas sua desconexão pode não ser apenas com ela. Talvez devesse buscar ajuda para descobrir o que te acontece, se você está vivo e aberto para a vida, o quiçá deprimido e sendo vivido pela vida, sem poder evita-la.
É possível depreender que "ficar no mundo da lua" é algo que lhe deixa angustiado em via dupla: quando você "vai pra lua", mas também quando você "fica na vida terrena", ou seja, quando está próximo a sua parceira. A psicoterapia pode lhe auxiliar a constituir recursos para que você possa se implicar melhor em tais queixas. Partindo do pressuposto de que a queixa é sua (e não do casal), uma psicoterapia individual lhe auxiliaria a lidar melhor com tais conflitos e a constituir resoluções mais adequadas a você em suas relações interpessoais.
Dificuldades de comunicação com a parceira, como a sensação de não ter assunto ou de se sentir "desligado" durante as conversas, são questões comuns que podem afetar o relacionamento. Baseando-se em estudos de psicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), isso pode acontecer por diversos motivos, incluindo níveis elevados de estresse, dificuldades de atenção, ou até padrões de comunicação que se desenvolveram ao longo do tempo no relacionamento.

A TCC, que é amplamente utilizada em terapia de casal, oferece estratégias eficazes para melhorar a comunicação e a conexão emocional. Algumas abordagens recomendadas são:

1. **Prática da Atenção Plena (Mindfulness)**: Estudos mostram que a atenção plena ajuda a desenvolver maior presença e engajamento nas interações, reduzindo a “desconexão” e melhorando a escuta ativa. Tente praticar estar 100% presente quando ela fala, concentrando-se em suas palavras e nas emoções que ela transmite, sem tentar resolver nada de imediato. Mesmo alguns minutos de prática de mindfulness diária podem contribuir para essa presença.

2. **Treinamento de Escuta Ativa**: Essa técnica consiste em ouvir com intenção e responder com pequenos resumos ou perguntas relacionadas ao que ela disse. Isso não apenas demonstra interesse, mas também reduz a tendência de mudar de assunto sem perceber. A escuta ativa é uma habilidade essencial e comprovada para promover a empatia e o entendimento mútuo.

3. **Reconhecimento de Padrões de Pensamento**: Na TCC, a identificação de pensamentos automáticos ou distrações é crucial. Muitas vezes, nossa mente vagueia porque estamos preocupados ou sobrecarregados com outras questões. Observar esses pensamentos e trazê-los de volta ao momento presente pode melhorar sua atenção e ajudar a identificar se há algo específico que está dificultando o foco nas conversas.

4. **Prática de Comunicação Programada**: Muitos casais acham útil reservar um tempo específico para conversas focadas, onde ambos possam se conectar sem interrupções. Escolha um momento em que ambos estejam tranquilos e tentem conversar sobre assuntos leves, interesses ou experiências do dia. Esse hábito pode fortalecer a conexão e ajudar a criar uma rotina de diálogo.

5. **Compartilhamento de Interesses e Atividades Conjuntas**: Às vezes, realizar atividades juntos, como assistir a um filme ou praticar um hobby, pode gerar temas de conversa e fortalecer o vínculo de forma natural.

Se a dificuldade de concentração e a desconexão persistirem, buscar a ajuda de um psicólogo pode ajudar você a trabalhar esses aspectos e também proporcionar à relação um espaço seguro para explorar e melhorar a comunicação.
É compreensível que essa sensação de desconexão o esteja deixando frustrado, especialmente em um relacionamento. Muitas vezes, esse tipo de comportamento pode estar relacionado a questões emocionais, como ansiedade ou estresse, que dificultam a atenção e a interação plena. A psicoterapia pode ser uma boa ferramenta para entender as causas subjacentes dessa dificuldade de se conectar. Com o apoio de um psicólogo, você pode explorar essas questões e aprender novas formas de comunicação e de estar mais presente nas relações, o que pode ajudar a melhorar o vínculo e a clareza nas conversas com sua esposa.
Isso pode acontecer por muitos fatores diversos. O importante é identificar o que pode estar causando isso. Tendemos a não nos concentrar muito naquilo que temos pouco interesse, ou também pela agitação e cansaço do dia a dia, podemos ficar mais desatentos para demandas cotidianas. Em uma psicoterapia tudo isso pode ser trabalhado e esses fatores identificados para melhorar tanto para você, como seu relacionamento.
Olá! Parece que essa dificuldade em manter o diálogo com sua parceira está causando desconforto e talvez até uma sensação de distanciamento. Esse tipo de situação pode ocorrer por várias razões, incluindo distrações internas ou preocupações que desviam sua atenção.
Na psicanálise, explora-se o que pode estar por trás dessas desconexões, que muitas vezes revelam questões internas não resolvidas ou necessidades emocionais que nem sempre estão claras para nós mesmos. Esse processo pode ajudar a entender o que está interferindo na comunicação e como esses bloqueios se refletem em outras áreas da sua vida.
Se sentir que seria útil, estou à disposição para te acompanhar nesse processo de descoberta e melhoria das relações interpessoais, ajudando a trazer mais presença e conexão para suas conversas.

Parece que você está passando por um momento de desconexão emocional. Esse tipo de dificuldade em manter uma conversa ou se conectar emocionalmente pode estar relacionado a uma série de fatores, como estresse, cansaço mental, ou até questões mais profundas de insatisfação ou desconforto em sua vida emocional ou no relacionamento.

O primeiro passo seria tentar se observar com mais atenção e perguntar o que está por trás dessa desconexão. Como você se sente no relacionamento? Há algo não resolvido que esteja te incomodando? Está tudo bem no seu dia a dia, no seu trabalho, ou em outras áreas da sua vida? Às vezes, problemas em outras áreas podem afetar a capacidade de se concentrar e se conectar com o parceiro.

Seria útil também explorar a forma como você se comunica com sua esposa. Pode ser que a maneira como ela fala, ou o conteúdo das conversas, esteja te levando a uma sensação de distanciamento, seja por você não se sentir emocionalmente disponível, seja por você não se identificar com o que está sendo dito. Pode haver uma falta de sintonia emocional entre os dois nesse momento.

Uma boa prática seria tentar, gradualmente, voltar a focar nas conversas, com mais atenção, e tentar entender o que ela está realmente dizendo, buscando maior conexão emocional. Também é importante que você possa compartilhar com ela o que está sentindo. Um diálogo aberto sobre essa dificuldade pode ser um caminho para reencontrar a comunicação e a intimidade no relacionamento. Se perceber que esses comportamentos persistem e são difíceis de lidar sozinho, a terapia individual ou de casal pode ser uma boa alternativa para investigar as causas desse afastamento..

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Letícia Pedroso Anelo

Letícia Pedroso Anelo

Psicólogo

São Bernardo do Campo

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 124 perguntas sobre Dificuldades no relacionamento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.